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Point Cache do LightWave pro 3dsMax ...

Por: Ricardo  

Em: 10/07/2013 09:45

Point Cache do LightWave pro 3dsMax ...

Alguém sabe como passar uma malha animada do LightWave pro 3dsMax?
Podia ser por fbx, mas o skin \" weight map \" no light wave está com morph corretivo e outras coisas que não passam pelo fbx, assim como a simulação da roupa também do personagem, alguém sabe como, qual a melhor maneira de passar isto pro 3dsMax?

Abraço!
Ricmage
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

Ricmage: oi Ricmage!! tudo bem?? Para exportar uma cena 3d do robusto LightWave 3d pro 3ds Max realmente o melhor formato é o FBX, formato este que a Autodesk transformou em padrão mundial de conversões e interoperabilidades entre os arquivos 3d.

O morph corretivo que é um modificador digamos assim \"nativo\" do LightWave 3d, realmente não será exportado pro 3ds Max, porque é um recurso próprio do LightWave 3d.

A solução que estou tentando imaginar, seria achar uma forma de remover o morph corretivo do LightWave 3d sem prejudicar a sua malha 3d e tentar depois disso criar um \"morph universal\" que o 3ds Max possa aceitar tranquilamente e ai sim, depois exportar a sua malha do LightWave 3d pro 3ds Max.

Dei uma pequena pesquisada para você em um vídeo e achei algo que poderá te ajudar um pouco. Se não for o que realmente você deseja, pode ficar à vontade pra questionar ou dizer algo, tudo bem??

http://www.youtube.com/watch?v=zpFXY2vWh00

Sua dúvida é um tanto complexa porque exportar arquivos de um software de uma empresa 3d para outro software de outra empresa 3d é a complicação do seu caso.

A interoperabilidade do seu arquivo, ou seja, o quanto o 3ds Max irá conseguir \"aproveitar\" das ferramentas, controladores que o LightWave 3d criou, irá ser determinante para o funcionamento do seu trabalho.

Ou então você poderá usar o 3d object converter para converter um formato lwo ( LightWave 3d ) pro formato .max ou .3ds ( 3ds Max ).

http://3dconverter.clanteam.com/ ( 3d object converter )

Ou tente usar um plugin chamado \"LWOImpR4-R5_043\" v0.4 do site creativecrash.com, tudo bem?? O link pra fazer o download direto desse plugin é este aqui --->> http://www.creativecrash.com/3dsmax/plugin/lwoimpr4-r5_043

Para fazer o download você precisa criar um \"login\" e uma \"senha\" no site creativecrash.com e só depois é que poderá fazer o download, ok??

Na pasta do plugin tem um arquivo .txt em formato simples de texto com instruções de como utilizá-lo. =]

OBS: Você poderia usar o Autodesk MotionBuilder pra fazer esta animação. Só que teria que exportar a malha do LightWave 3d pro 3ds Max e depois exportar a malha do 3ds Max e finalizar a animação no MotionBuilder. Bem, é só uma sugestão.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Forte abraço e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...

Oi Danilo!
Muito obrigado pelos links e seu tempo em tentar encontrar uma solução,
O problema real mesmo é só o lance do point cache que o light wave trabalha com um formato e o max com outro,
estou procurando ferramentas meios que criem e abram o mesmo tipo de point cache( de malha animada xyz de cada vertice animado) do lightwave pro 3dsmax, que aí é pra dar certo .

Abraço!
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

Ricmage: oi Ricmage!! tudo bem?? O site com o plugin do LightWave 3d que eu te mandei na minha mensagem acima, pra exportar a cena com a malha 3d pro 3ds Max, houve algum progresso no uso desse plugin?? Ou não?? Manda notícias.

Para quem não sabe \"point cache\" é um formato de animação de vértices simples, que é usado com frequência no 3ds Max, e usado no Maya também. É uma forma de \"baking de animação\" para um arquivo, na forma de locais de vértices, que pode ser posteriormente transmitidos para fora da HD, que podem ajudar não só para coisas como acelerar a deformação de um \"rig\" complexo, mas também para transmitir dados de uma animação.

Enquanto a exportação FBX é muito superior ao que você deseja exportar um \"rig\", as deformações não vão necessariamente dar os mesmos resultados e apenas a deformação da malha é suportada.

Usando um \"point cache\" não editável, mas que pode exatamente suportar qualquer tipo de animação, em qualquer tipo de objeto, desde que a topologia da malha ou quantidade de vértices não mudem entre os keyframes de animação.

O formato \"point cache\" contém apenas as posições dos vértices, de modo a trazer a sua malha animada para outro aplicativo, como o 3DS Max, por exemplo, você também vai precisar exportar a própria malha em outro formato, como OBJ.

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** POSSÍVEL SOLUÇÃO:

** Para uso dessa malha no 3ds Max, importe o .OBJ para dentro do 3ds Max com a opção File-> Import, em seguida, adicione um modificador \"Point Cache\", clique em \"Load\" e abra o arquivo \"point cache\" corretivo do Lightwave 3d.

OBSERVAÇÃO.: O ideal mesmo no seu caso \"Ricmage\" seria criar um script em \"mel\" ou \"phyton\" que pudesse preservar as características do point cache corretivo do LightWave 3d e que o 3ds Max preservasse tudo durante a exportação desse arquivo de um software para outro.

No site scriptspot tem alguns scripts de point cache pro 3ds Max, mas no seu caso teria que ser um script desenvolvido creio eu, no próprio LightWave 3d, pois assim seria possível intercambiar o arquivo do 3ds Max pro LightWave 3d e que preservasse tudo do point cache.

Tente fazer o item que coloquei lá em cima, com o nome \"** POSSÍVEL SOLUÇÃO\":

Espero ter ajudado de alguma forma.

Forte abraço e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...

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