Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Torquato   Florianópolis - SC
Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC
marcio barbosa   Nova Andradina -MS - MS
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
lima.designer   Feira de Santana - BA

Portfólios Ver Mais

LuizAlbertoDesigner   Rio de Janeiro - AC
JACKEI   Manaus - AM
Rogerio Coletti   Votuporanga / SP - SP
duhhhbr   Arvorezinha - RS

Pivot desapareceu da tela

Por: mikemarcondes  

Em: 22/08/2013 10:05

Ola
estou com um problema no max, o pivot de movimentos desapareceu da tela
sem ele esta complicado pra mover as peças
nao sei se isso é um tipo de bugg
se alguem puder me ajudar fico agradecido
tecle X aí para ver se resolve.
Valeu por reponder,

mas ja fiz e nada ele sumiu mesmo tentei resolver pelo menu hierarchy
e nao achei nada
será que num tá muito pequeno não?

se teclar \"-\" (menos) o GIZMO diminui de tamanho
se teclar \"+\" (mais) o GIZMO aumenta de tamanho

a tecla X é para aparecer e desaparecer com o GIZMO

aproveitando a ocasião, depois dê uma lida nesses tutoriais aqui:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-basico/interface-1-viewports-e-quad-menu
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-basico/interface-2-barra-de-icones-superior
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-basico/interface-3-paineis-laterais
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-basico/interface-4-menus-superiores

pode até não ajudar muito a resolver esse seu problema de agora, mas será muito útil para resolver outros problemas do tipo.
Então new, na verdade no max 2014 o X abre o Search Actions. Não testei mas segundo o site da Autodesk é só ativar o gizmo clicando no botão On que se encontra em Customize >> Preferences >> Gizmos > On
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
Cria um objeto qualquer novo e vê se o pivot aparece nele..

Se apareceu (e vc apertou x tbm.. mas mesmo com o x aparece um pivot \'mais fraco\'), muito provavelmente quer dizer que, na verdade, o pivot pode estar deslocado.. Isso acontece, por exemplo, se vc modela...mm.. um robô.. ou... se vc vai querer modelar bones custom, de uma só vez num editable poly, depois separar elemento por elemento pra ficar bones personalizados bem bonitinhos proprios do seu personagem... Quando vc for dar detach (..no caso, depois de dar detach em todos, etc..) se vc clicar num bone (n seria ainda um \'bone\' pq ainda n teria posto hierarquia, etc,etc..) o pivot n vai estar nele.. pode estar até meio longe.. aí no caso c tem q centralizar o pivot no objeto e deixar ele na base (posição dele - posição q o proximo vai ficar na hierarquia (em linha reta))... Mas aí, por exemplo, se eu n me ligasse disso aí eu ia pensar q o pivot tinha sumido, etc...

Por exemplo, se vc tem um objeto qualquer lá, passa ele pra edit poly por exemplo, seleciona todas as faces e move pra longe, o objeto em sí vai ter sido deslocado mas o pivot ficou no mesmo lugar... Aí c vai na aba hierarchy e centraliza o pivot no objeto..

(Ah um jeito bem logico de provar isso (se o pivot está longe) é só selecionar ele (o objeto) apertar Z e rotacionar ele pelos parametros (q ficam \'ali embaixo\', xyz...).. se ele sumir da sua vista, quer dizer q o pivot dele está bastante deslocado =D)

Aí c vc apertou x, criou um objeto novo e nele também n apareceu o pivot, tem algo estranho mesmo :)..





Ah... é... vc também pode apertar o segundo botão do mouse, numa viewport, e achar a opção \'Unfreeze All\'.. :) Vai q c deu freeze sem querer né.. Bom, o \'freeze\' faz com q o objeto fique meio cinzento e q vc não possa clicar nele ou o selecionar.. é bom por exemplo c tem varios objetos na cena e tem um ou outro lá q c n quer ficar selecionando sem querer toda hora (por exemplo tem um personagem e os bones dele, e c n quer ter q clicar 3 ou 4 vezes toda vez q quiser selecionar um bone, q tá dentro do model...)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Então new, na verdade no max 2014 o X abre o Search Actions. Não testei mas segundo o site da Autodesk é só ativar o gizmo clicando no botão On que se encontra em Customize >> Preferences >> Gizmos > On


era o que iria leh mostrar, mas estava sem o 3ds max. Sobre o X deve que nesta ultima versão trocaram alguns atalhos, por isso não deve ter dado certo.
Obrigado a vcs que tentaram me ajudar, mas infelizmente não deu
acredito que se eu reinstalar o max resolva, não esta normal pela quantidade de opções pra resolver este problema ja teria que ter dado certo,

obrigado a todos

Na versão 2017, é Views - Show Transform Gizmo. Marca isso e seja feliz.

 

Sei que o tópico é bem antigo, mas ainda tem quem precise, no meu caso precisei disso hoje, 18/11/2020 kkkkk

Oi Bruno, tudo bem?

Se você já fez tudo que os colegas falaram e não apareceu, é porque o Gizmo está escondido.

O Gizmo só aparece quando está com uma das transformações ativadas, como Move, Rotate e Scale.

Se o Gizmo estiver desativado ele fica fino nas cores cinza e vermelho, como mostra a imagem 1 em anexo.

Entre o Max 2015 e 2020 você deve teclar Shift + CTRL + X para ativar e desativar o Gizmo, quando ativo ele fica amarelo, como mostra a imagem 2 em anexo.

OBS: Com o Gizmo ativado ou desativado você pode travar os eixos de transformação em X, Y, Z usando as teclas F5, F6 e F7 respectivamente, o F8 alterna entre XY, YZ e XZ.

Agora, se o Gizmo não aparece na tela quando está com as ferramentas de transformação, nem mesmo com o aspecto desativado, então, é porque ele está em Hide, está escondido.

Para mostrar novamente precisa teclar X na Viewport para abrir Search All Actions e digitar Gizmo, assim, vai aparecer a opção Show Transform Gizmo como mostra a imagem 3 em anexo.
Clicando no Show Transform Gizmo ele voltará a aparecer e dai vai funcionar da forma que descrivi no início.

Se não for isso, realmente é um problema muito estranho.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707625.

Total de membros registrados: 135234

Últimos membros registrados: jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc.

Usuário(s) on-line na última hora: 938, sendo 26 membro(s) e 912 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gauchu, Eng Damasceno, Edson, Junior, emersonforentin, Osvaldo Arquiteto, JMDesign, pinart, Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Antigo, Starter, Moura, cadwillem, Victor Mendonça, Reinaldo Silva, Adalberto Rocha, Geraldo Nunes, deathstars, Gabriel.C, Thiago Couto, Henrique Ribeiro, Celso Borttoloto, Vladis, Eduardo Ramos, gago.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.