Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! [:D]
Julio Cesar: oi Júlio!! tudo bem?? Sobre a sua pergunta, os nossos amigos e colaboradores já te responderam super bem, só gostaria de complementar com mais algumas coisas.
Tudo o que você for modelar, precisa que saiba que tipo de modelagem e que tipo de forma final, você quer dá ao seu objeto 3d, tudo bem??
Você pode modelar qualquer coisa que deseje, desde que treine muito mesmo a parte de modelagem.
Nunca se deve começar a modelar objetos muito complexos, se os artistas gráficos não dominam modelagem de objetos simples.
Na prática mesmo em escolas e centros de ensino de Computação Gráfica ( eu já fui professor de Computação Gráfica ) ensina-se primeiro aos alunos as primitivas 3d que existem em qualquer software 3d: Maya, 3ds Max, Cinema 4D, Luxology Modo, Blender, SoftImage, Topogun, Silo, Autocad 3d, 3d Coat, LightWave 3d, Wings 3d...etc.
Depois que você conhece as primitivas 3d, é que vai partir para a modelagem de objetos simples, \"primeiramente\", como um garfo, uma faca simples com um cabo normal sem nenhum detalhe, porta guardanapos simples, também sem detalhes, por exemplo...etc.
Depois que os alunos aprendem a modelar objetos simples, sem detalhes, é que você vai aumentando gradativamente a complexidade e modela objetos um pouco mais complexos.
A ideia é você ir treinando a modelagem exaustivamente mesmo e usando várias \"técnicas de modelagem\", não somente uma única técnica, ok??
Não existe a melhor técnica de modelagem e nem de nada, o que existe é a melhor técnica que você se adapta 100% a ela. Tem autores que modelagem começando pela cabeça, tem autores que modelam começando pelo corpo, tem os que começam pelas mãos e tem os que começam pelos pés.
Tem autores que começam modelando por uma esfera simplesmente, tem autores que começam modelando por um cubo ( mais usado ), tem autores que começam modelando por um cilindro ( também é muito usado )...etc.
** Cada artista gráfico tem o seu jeito próprio e único de se modelar. Você tem que criar o seu estilo próprio e o seu \"workflow\" de modelagem.
Depois que modelar muitos e muitos objetos com a forma simples, você vai modelando objetos com as formas cada vez mais complexas, até chegar a modelagem fiel de um ser humano ( dá trabalho ), ou de um tanque de guerra como é o seu objetivo.
Modelar é uma \"ARTE\", não sei quantos anos você tem de Computação Gráfica, mas com o tempo você vai entender perfeitamente porque estou falando que modelar é uma arte.
Nem todos os artistas gráficos gostam de se especializar em modelagem, alguns preferem se especializar em materiais, outros em iluminação, outros em \"rig\", outros em animação e por ai vai.
OBS.: Modelar bem não é só preciso conhecer bem as técnicas de modelagem, é muito mais do que isso. Qualquer modelador profissional de uma grande empresa de Computação Gráfica tem duas qualidades muito importantes que o tornam um grande e respeitado modelador: a 1a. qualidade é o poder de observação e 100% de concentração e atenção em tudo o que ele vê, todos os detalhes em termos de forma do objeto são perfeitamente entendíveis pelo modelador e depois a 2a. qualidade é a \"sensibilidade\" na hora de modelar o que ele precisa.
O que eu quero dizer com ter \"sensibilidade\" na hora de modelar o que ele precisa, é simplesmente que o modelador tem que seguir uma regra muitíssimo importante da modelagem, que muitos poucos modeladores normais a seguem: que é a regra do \"MENOS É MAIS\".
Esta regra do \"MENOS É MAIS\", nada mais é do que modelar qualquer objeto, seja ele simples ou complexo, mas modelá-lo com a menor quantidade de linhas possível para dar a forma exata que você precisa, tudo bem??
Quanto menos linhas ( edges ) tiver o seu modelo, melhor pra você. Quanto mais linhas tiver o seu modelo 3d, mais trabalho você terá de manipulá-lo e fazer \"unwrapp\" dele.
Certa vez fiz um curso muito bom de modelagem no qual o autor americano falava no vídeo que quanto mais \"SIMPLES\", MENOS LINHAS ( edges ) tiver o seu modelo, melhor pra você.
No Maya tem um recurso que é muito útil pra modelagem de qualquer coisa, que é colocar qualquer objeto que você esteja modelando em \"silhueta\".
Para colocar em \"silhueta\" no Maya qualquer objeto que você esteja modelando, basta teclar \"7\". Automaticamente o objeto fica todo preto e você coloca-o em uma vista lateral ( ver a silhueta dele ) para ver como está ficando o formato final dele.
Para sair da vista \"silhueta\" do Maya, basta teclar \"5\" ou \"6\", que automaticamente o seu modelo 3d sai da forma de \"silhueta\".
No 3ds Max para você testar a forma de \"silhueta\" do seu objeto 3d, que é muito importante para sua modelagem, basta criar um material bem simples com a cor \"preto\" no diffuse.
Quando você estiver muito experiente em modelagem ( depois de vários anos exercitando muita modelagem ), mas muito experiente mesmo, você modela só olhando por fotos já, sem precisar mais de nenhum blueprint.
Modelar pode ser tecnicamente ou artisticamente, este último sem se prender muito a detalhes. Seja como for, para você exercitar ainda mais a sua capacidade artística de modelagem, prefira mais a modelagem \"artística\" do que a extremamente \"técnica\", pois a técnica deixa você muito preso a medidas exatas e inibe o seu poder de fazer algo mais solto.
No futuro você pode modelar usando softwares de escultura digital, mesmo em softwares de escultura digital, você pode modelar um tanque de guerra ou qualquer outra coisa. Mas seja como for, o mais importante de tudo é você sempre dominar o seu software 3d para suprir as suas necessidades não só de modelagem, mas de qualquer outro assunto 3d.
Eu por exemplo sou apaixonado por modelagem. É um dos assuntos da Computação Gráfica que mais gosto e tenho prazer em trabalhar. Como estudo e treino bastante modelagem exaustiva há anos e anos, hoje me adaptei de certa forma, ao workflow do Maya e considero atualmente o meu software 3d para modelagem do que eu penso/ imagino
Um ótimo exercício pra você, \"Júlio\", é tirar fotos do que imaginar e tentar modelar este objeto o mais fiel possível em 3d. Se não conseguir não tem problema, refaça a mesma modelagem com um arquivo zerado, quantas vezes você precisar.
O que importa é você \"TENTAR\" sempre e se propor a modelar o mais fiel possível o objeto 3d que você escolher, até o final.
Lembre-se: O segredo de tudo está na simplicidade das coisas. Quanto menos linhas ( edges ) tiver o seu modelo, melhor pra você.
Bem, era isso que eu tinha pra falar. Desculpe pelo texto longo...rsrs.
Boa sorte.
Forte abraço e sucesso.