Técnica de modelagem para objetos complexos

Por: Julio Cesar  

Em: 22/08/2013 15:00

Olá.

Queria saber se existe alguma técnica de modelagem própria para objetos complexos, porque estou tentando modelar um tanque de guerra (Panzer Kampf Wagem III) através de referências (blueprints) e mesmo com todas as vistas ainda assim estou tendo dificuldades já que os objetos se sobrepõem e perco muitos detalhes.
Em vídeos de tutoriais vejo gente ensinando a partir de modelos 3d já prontos, mas gostaria de aprender partindo dos blueprints.

Obrigado pela atenção.
JC 3d modelling and concept art student. https://www.artstation.com/artist/juliocampos
E aí Júlio César, blz?

Cara, não sei se isso te ajuda, mas quando eu faço modelagens com referencias, tipo carros, eu vou separando a malha em alguns pontos (com o DETACH), como portas, capo, vidros, etc. e mantenho o pivô, para mais tarde junta-las novamente. As partes modeladas vou colocando em hide para não atrapalhar. Outra técnica seria vc selecionar a malha e aplicar um ALT + X, isso deixara a malha transparente. Mesmo assim, se a malha tiver muito densa, também vai atrapalhar, mas ajuda.

Não sei se esse é o melhor caminho, mas é assim que faço e sempre funciona!!

Grande abraço e sucesso!
Nunca modelei objetos tao complexos quanto o citado.
Posso dizer alguma coisa que num sentido geral da modelagem me ajuda muito em partes muito detalhadas, seleciono somente os poligonos que estou trabalhando e dou um hide no restante do objeto no botao Hide Unselected, me ajuda demais essa opcao.
Vix véio.. eu sempre vi todo mundo fazendo com blueprints XDD

C vc falou de blueprints, então c deve ter feito tipo 2 planes cada 1 com uma visão do tanque (1 de lado e 1 de frente, por exemplo).. se vc não fez isso, é basicamente assim q se usa blueprints..

Aí, por exemplo, se tem detalhes q na visão lateral se sobrepõem, vc tem q levar em consideração a referencia da outra visão e compor o detalhe..

\"A técnica própria pra modelar objetos complexos\" acho q vai ser a sua mesmo.. cada um vai desenvolvendo jeitos diferentes pra fazer coisas similares, e tem varios workflows de se obter um mesmo objeto ou algo extremamente similar no 3d.. Aí sobre a questão da tecnica, é exploração e tal.. veja tutoriais sobre como modelar coisas q aí c pega varias manhas de edit poly e outras coisas, etc.. aí agrega isso tudo q vc vai ter essa sua tecnica propria pra modelar objetos complexos..

Os nazistas tinham uma mentalidade distorcida, personalidades com resquicios fortes de fases primitivas do desenvolvimento infantil... Uma expressão estética disso são uns tanques ou armas malucas.. Q se vc pensar 2 vezes são meio impraticaveis e ridiculas.. Por exemplo tem um tanque lá que acho é de 100 mil toneladas, um negócio desse (parece q seria operado por 600 homens, uma bala dele teria o peso de uma casa etc..)... Aí se vc \'pensar uma vez só\', c pensa \'vix só um tanque desse ganha uma guerra mundial!!\' heuhueuh... um pensamento infantil mesmo (até pq, esse tanque (o q eu mencionei aqui... esqueci o nome dele mas é uma coisa como \"tanque monstro\" em alemão) é um alvo muito facil pra aviões, e é praticamente impossivel de deslocar (não passaria nenhum rio ou ponte, ou terrenos com elevação, por exemplo), mas tinham um design realmente muito bom (no sentido ludico, o q chamam de \'cooool\' ou \'EXTREEEEME\' hoje em dia hehe)... Acho q essas armas malucas eram mais pra propaganda do q pra realidade mesmo, q os conceitos e o q se imaginava delas era geralmente incongruente com a realidade XD).. É, então... aí por terem essa questão estética de serem praticamente \'concept arts do mal\' elas ganham uma \'aura\' meio sinistra quando c vê né..

Mas aí se vc pegar um pouco da tecnologia pé-no-chão-soviético e misturar, fica um tank louco e bem viavel... acho q é o caso dos tanques nazistas q foram eficazes heuhueuheuhue...

Nunca fiz um tanque vou ver se eu pego bluprint desse aí q vc falou fazer ele e por ele pra brigar com o meu dragãozinho =D
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Cara eu acho que vc pode fazer algumas texturas no Z-Brusch. Acho.
Primeiro a paciência é fundamental. Mesmo com as blue prints, tem faces que ficam ocultas então eu pesquiso fotos na intenet para ajudar a modelar o que não vejo.

Boa sorte, Abraço.
cara!

blueprint é mais para vc não se perder muito nas proporções do objeto que irá modelar.
Além de blueprints é essencial ter referencias de fotos e dos detalhes bem de pertinho para ver como realmente os tais detalhes são.

não se prenda muito ao blueprint, e não perca a cabeça caso as vistas delas estiverem com tamanho levemente diferentes uma das outras, pois é plenamente normal.
Obrigado Hélio, João, ScreamingFox, Antonio e New.

Já vinha utillizando hide, layers e transparência para modelagem mas como fazia muito tempo que não modelava, senti a dificudade já de início.

Como foi falado, preciso desenvolver \"meu estilo\" com a prática e não me prender totalmente aos blueprints.... o que me falta também é fotos detalhadas do objeto para não ficar perdido. Nesse caso, acho que elas serão fundamentais!

Mais uma vez, obrigado a todos.
JC 3d modelling and concept art student. https://www.artstation.com/artist/juliocampos
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! [:D]

Julio Cesar: oi Júlio!! tudo bem?? Sobre a sua pergunta, os nossos amigos e colaboradores já te responderam super bem, só gostaria de complementar com mais algumas coisas.

Tudo o que você for modelar, precisa que saiba que tipo de modelagem e que tipo de forma final, você quer dá ao seu objeto 3d, tudo bem??

Você pode modelar qualquer coisa que deseje, desde que treine muito mesmo a parte de modelagem.

Nunca se deve começar a modelar objetos muito complexos, se os artistas gráficos não dominam modelagem de objetos simples.

Na prática mesmo em escolas e centros de ensino de Computação Gráfica ( eu já fui professor de Computação Gráfica ) ensina-se primeiro aos alunos as primitivas 3d que existem em qualquer software 3d: Maya, 3ds Max, Cinema 4D, Luxology Modo, Blender, SoftImage, Topogun, Silo, Autocad 3d, 3d Coat, LightWave 3d, Wings 3d...etc.

Depois que você conhece as primitivas 3d, é que vai partir para a modelagem de objetos simples, \"primeiramente\", como um garfo, uma faca simples com um cabo normal sem nenhum detalhe, porta guardanapos simples, também sem detalhes, por exemplo...etc.

Depois que os alunos aprendem a modelar objetos simples, sem detalhes, é que você vai aumentando gradativamente a complexidade e modela objetos um pouco mais complexos.

A ideia é você ir treinando a modelagem exaustivamente mesmo e usando várias \"técnicas de modelagem\", não somente uma única técnica, ok??

Não existe a melhor técnica de modelagem e nem de nada, o que existe é a melhor técnica que você se adapta 100% a ela. Tem autores que modelagem começando pela cabeça, tem autores que modelam começando pelo corpo, tem os que começam pelas mãos e tem os que começam pelos pés.

Tem autores que começam modelando por uma esfera simplesmente, tem autores que começam modelando por um cubo ( mais usado ), tem autores que começam modelando por um cilindro ( também é muito usado )...etc.

** Cada artista gráfico tem o seu jeito próprio e único de se modelar. Você tem que criar o seu estilo próprio e o seu \"workflow\" de modelagem.

Depois que modelar muitos e muitos objetos com a forma simples, você vai modelando objetos com as formas cada vez mais complexas, até chegar a modelagem fiel de um ser humano ( dá trabalho ), ou de um tanque de guerra como é o seu objetivo.

Modelar é uma \"ARTE\", não sei quantos anos você tem de Computação Gráfica, mas com o tempo você vai entender perfeitamente porque estou falando que modelar é uma arte.

Nem todos os artistas gráficos gostam de se especializar em modelagem, alguns preferem se especializar em materiais, outros em iluminação, outros em \"rig\", outros em animação e por ai vai.

OBS.: Modelar bem não é só preciso conhecer bem as técnicas de modelagem, é muito mais do que isso. Qualquer modelador profissional de uma grande empresa de Computação Gráfica tem duas qualidades muito importantes que o tornam um grande e respeitado modelador: a 1a. qualidade é o poder de observação e 100% de concentração e atenção em tudo o que ele vê, todos os detalhes em termos de forma do objeto são perfeitamente entendíveis pelo modelador e depois a 2a. qualidade é a \"sensibilidade\" na hora de modelar o que ele precisa.

O que eu quero dizer com ter \"sensibilidade\" na hora de modelar o que ele precisa, é simplesmente que o modelador tem que seguir uma regra muitíssimo importante da modelagem, que muitos poucos modeladores normais a seguem: que é a regra do \"MENOS É MAIS\".

Esta regra do \"MENOS É MAIS\", nada mais é do que modelar qualquer objeto, seja ele simples ou complexo, mas modelá-lo com a menor quantidade de linhas possível para dar a forma exata que você precisa, tudo bem??

Quanto menos linhas ( edges ) tiver o seu modelo, melhor pra você. Quanto mais linhas tiver o seu modelo 3d, mais trabalho você terá de manipulá-lo e fazer \"unwrapp\" dele.

Certa vez fiz um curso muito bom de modelagem no qual o autor americano falava no vídeo que quanto mais \"SIMPLES\", MENOS LINHAS ( edges ) tiver o seu modelo, melhor pra você.

No Maya tem um recurso que é muito útil pra modelagem de qualquer coisa, que é colocar qualquer objeto que você esteja modelando em \"silhueta\".

Para colocar em \"silhueta\" no Maya qualquer objeto que você esteja modelando, basta teclar \"7\". Automaticamente o objeto fica todo preto e você coloca-o em uma vista lateral ( ver a silhueta dele ) para ver como está ficando o formato final dele.

Para sair da vista \"silhueta\" do Maya, basta teclar \"5\" ou \"6\", que automaticamente o seu modelo 3d sai da forma de \"silhueta\".

No 3ds Max para você testar a forma de \"silhueta\" do seu objeto 3d, que é muito importante para sua modelagem, basta criar um material bem simples com a cor \"preto\" no diffuse.

Quando você estiver muito experiente em modelagem ( depois de vários anos exercitando muita modelagem ), mas muito experiente mesmo, você modela só olhando por fotos já, sem precisar mais de nenhum blueprint.

Modelar pode ser tecnicamente ou artisticamente, este último sem se prender muito a detalhes. Seja como for, para você exercitar ainda mais a sua capacidade artística de modelagem, prefira mais a modelagem \"artística\" do que a extremamente \"técnica\", pois a técnica deixa você muito preso a medidas exatas e inibe o seu poder de fazer algo mais solto.

No futuro você pode modelar usando softwares de escultura digital, mesmo em softwares de escultura digital, você pode modelar um tanque de guerra ou qualquer outra coisa. Mas seja como for, o mais importante de tudo é você sempre dominar o seu software 3d para suprir as suas necessidades não só de modelagem, mas de qualquer outro assunto 3d.

Eu por exemplo sou apaixonado por modelagem. É um dos assuntos da Computação Gráfica que mais gosto e tenho prazer em trabalhar. Como estudo e treino bastante modelagem exaustiva há anos e anos, hoje me adaptei de certa forma, ao workflow do Maya e considero atualmente o meu software 3d para modelagem do que eu penso/ imagino

Um ótimo exercício pra você, \"Júlio\", é tirar fotos do que imaginar e tentar modelar este objeto o mais fiel possível em 3d. Se não conseguir não tem problema, refaça a mesma modelagem com um arquivo zerado, quantas vezes você precisar.

O que importa é você \"TENTAR\" sempre e se propor a modelar o mais fiel possível o objeto 3d que você escolher, até o final.

Lembre-se: O segredo de tudo está na simplicidade das coisas. Quanto menos linhas ( edges ) tiver o seu modelo, melhor pra você.

Bem, era isso que eu tinha pra falar. Desculpe pelo texto longo...rsrs.

Boa sorte.

Forte abraço e sucesso.

Muitíssimo obrigado Danilo por todas as suas dicas.

Realmente preciso reaprender a modelar partindo de coisas mais simples.... o que me falta é a determinação e a disciplina para aos poucos desenvolver a modelagem..... a gente fica com pressa de ver resultados \"grandiosos\" e acaba se frustrando....

Sem dúvida tenho que aprender OBSERVAÇÃO e \"SENSIBILIDADE\" para modelar de forma \"otimizada\", sem sujar o modelo com vértices, arestas e polígonos desnecessários. Novamente, isso eu só vou conseguri com a prática dos softwares. Atualmente conheço mais o 3ds max e o ZBrush (vou tentar recriar minhas galerias aqui para que vocês possam ver o que eu já consegui fazer), mas gostaria de aprender também Maya e Blender. Haja trabalho!

....obrigado pelo seu texto, me ajudou bastante.
Júlio, não desista, veja este grampeador, eu modelei sem blue print ou foto, apenas olhando o objeto na mão e tirando alguma medidas muito necessárias, más confesso que foi fácil, o modelo é bem simples, más a observação é muito importante.

Abração

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710612.

Total de membros registrados: 138078

Últimos membros registrados: ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm.

Usuário(s) on-line na última hora: 516, sendo 1 membro(s) e 515 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.