Então aí q tá...
Vc tem q usar um sistema de particulas \'q tenha\' no seu engine... Ou modificar o engine, pra ter.. C entende? É como querer usar materiais do V-ray num game, e tal.. O correto é usar os materiais q tem no engine.. ou modificar o engine pra ter... (pra poder modificar o engine, c precisa ter o codigo fonte dele.. e pra ter o codigo fonte dele c tem q pagar a licensa total, q vai depender do seu uso... e dependendo do seu uso, cara, ouvi falar muito mal sobre a questão de valores de licensa com o Unity.. ouvi falar de gente q vendeu o carro pra pagar a licensa, etc..)
Mas q eu saiba dá pra fazer bastante coisa legal com as particulas do Unity sim.. Veja q as formulas dessa animação sua das bolinhas são simples, de maneira a que dá sim pra fazer com um sistema de particulas do Unity (n mexo com Unity mas já vi bastante coisa boa de particulas com ele)..
Aqui da 3d1 mesmo acho q tem um DVD q deve ensinar isso aí... Vê com os moderadores e tal..
Ah, sobre os helpers, na verdade c cria os helpers, pra te ajudar a fazer a animação, por exemplo, eu tenho um joelho lá.. se eu:
-Criar um helper, e alinhar com o bone da canela
-Criar um helper, e alinhar com o bone da coxa
-Constranger a orientação do segundo a \'olhar\' pro primeiro
-Constranger a posição do primeiro ao bone da canela..
-Ou criar um IK solver =D
(ou numa outra ordem.. n sei isso assim tão bem mas é um exemplo..)
Quando vc mover o helper lá (ou o IK solver, etc..) a \'articulação\' do joelho vai dobrar pra vc... ao invés de vc ter q rotacionar/mover/escalar bone a bone.. Então.. via de regra, se cria helpers antes de se criar as animações..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..