Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rafa Gare   São Paulo
dallest91   Porto Alegre - RS - RS
dallest91   Porto Alegre - RS - RS
mixel.amorim   João Pessoa - PB
rafael.aguiar   Arapongas - Paraná - AC

Portfólios Ver Mais

Fidelis   Salvador
MMaximuss   Sâo Bernardo do Campo - AC
juniorturino   São Paulo - SP
SONIC   Piedade-SP - PR

Inputs de controlers (3dsMax) e interfaces:

Por: ScreamingFox  

Em: 14/09/2013 23:51

Então.. Pode parecer meio \'absurdo\'.. mas.. bom... acho que seria um tanto util.. sei lá.. bom.. Eis a ideia..:

Eu tenho uns controladores do tipo MIDI/USB (mais usado pra audio, pra controlar os samplers, etc..), q tem varios faders e knobs, q podem ser direcionados pra qualquer coisa (qualquer comando MIDI) que eu configurar aquele controle, etc..

Então... Tem como o 3dsMax receber comandos de um controlador MIDI/USB (receber comandos MIDI)??? Por exemplo, controlar determinada reação ou determinado transform via comando deste tipo de controlador?

Ex1:
Wire Parameter = MIDI(075=n%) >> MeuModel(Transform.Move.ZeroEulerXYZ.Zero Y Position = n)
(então o model iria se mover pra cima e pra baixo de acordo o fader 75 do meu controlador)

Ex2:
Wire Parameter/Float Reaction = MIDI(001=n%) >> MeuModel(Modified Object.Morpher.Sombrançelha.Nervosa = n)
(então o morph pra \'sombrancelha nervosa\' iria ocorrer de acordo com o meu controle \'001\', no meu fader do controlador.. q parece um mixer, etc.. =DDDD)..

(imagine que, por exemplo, daria pra controlar o % de um morph com faders reais (e isso \"pra aquecer.. muito antes de começar\") XDDDD, entre outras muitas coisas, etc...)

Obrigado pela atenção :)

@edit: Ah, tive essa ideia quando eu ví umas propagandas que eu recebi de umas marcas aí... fazem esses tipos de controlador MIDI/USB.. (eles podem controlar tanto coisas MIDI (coisas de som, samplers, maquinas de efeito, etc, etc... MIDI significa Musical Instrument Digital Interface.. ;).. quanto outros comandos especificos a q forem configurados pra controlar), e na propaganda lá tava um cara usando um controlador evidente e claramente MIDI, pra controlar HUE e Brightness de uma imagem lá, etc..

@editII: Poults acho q dá =D.... É o \'Float Motion Capture\'.. c adiciona ele como controlador.. vou testar aqui depois edito..

( http://docs.autodesk.com/3DSMAX/15/ENU/3ds-Max-Help/index.html?url=files/GUID-89367E0E-8D43-48A5-ABC1-BD1119B25F77.htm,topicNumber=d30e224179 )

@edit3: É o Motion Capture mesmo =D, é bem facinho, pelo menos pra parte de animação.. Na aba de \'Motion\' (dos controles da direita, a aba com o icone de \'rodinha andando\') c adiciona um controle do tipo \'Float Motion Capture\' na característica do objeto q c vai querer controlar com seu controle MIDI (dá pra usar Joystick e outras coisas tbm =DDD), aí então, na aba de helpers (q tem o icone de martelinho) c clica em \'Motion Capture\' q aí vai mostrar os objetos q tem \'Float Motion Capture\' e um botão pra gravar/testar, etc... Aí pondo pra gravar ou testar c mexe no seu controlador e a reação lá ocorre =DDDDDDDDDD... Showww :))) Isso dá possibilidades muito muito legais mesmo... Imagine se eu crio um personagem e controlo ele inteiro com Joysticks e um controlador MIDI.. Por exemplo dava pra um cara controlar movimentos gerais do corpo num Joystick, e outro (ou até 2, etc..) cara controlando outros movimentos num controlador mais completo, etc.. XDDD

A unica duvida agora é de como fazer mexer as coisas/ocorrerem as transformações sem ter q estar gravando ou testando o motion capture.. (controlar normal sem ter q estar gravando ou com test apertado)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
(\"Bump\")

Aprendí a fazer esse tipo de Motion Capture, e fiz um tutorialzinho e puz no youtube, hoje de manhã.. É muito, mas muito legal e extremamente util e facilitador de rig e animação meeesmo.. =D..

Mas.. Uma coisa que iria \'finalizar\' isso mesmo seria um programa de \'sampler de MIDI\'... Sabe.. tem milhares de programinhas que sampleiam, e são controlados por MIDI, e tocam sequencias MIDI, mas pra tocar samples de som (.WAV, etc..) eu queria achar um programa bem simplezinho, mas bem simplezinho mesmo que seria o seguinte:

-Como se fosse uma lista de materiais de um Multi/Sub (\'pra falar a linguagem do 3d\' XDD)..Essa seria uma lista de arquivos .MID (relacionada ao que seriam seus \'gatilhos\').
-Então o cara poria lá, quantos \'slots\' teriam..
-Cada \'slot\' é um arquivo .MID (uma sequencia MIDI, ao invés de um arquivo de som), q vai ser \'dado play\' quando o usuario apertar uma determinada nota.
-E então a cada \'slot\' o usuario determinaria que arquivo .MID iria \'disparar\', e qual \'nota\'(botão do controlador MIDI) iria \'disparar\' o play daquele arquivo MIDI..
-Esse \'mapeamento MIDI\' poderia ser salvo (num arquivo que não daria nem 2kb, MIDI é extremamente leve..)

Isso eu acho q daria pra fazer até com \'macros\' e varios tocadores simples de MIDI abertos juntos.. Mas acho q deve ter algum programinha simples pra isso..

A vantagem de ter um \'sampler (MIDI) de sequencia MIDI\' é que, por exemplo, existem muitos programas muito simples e leves de gravação e edição de sequencias .MID (não só uma musica, mas, no nosso caso, também os movimentos dos fades/botões que eu faria pra controlar um personagem,etc.., que é o q que toca ao assunto..).. E então eu poderia gravar um Motion Capture, com o controlador MIDI, gravando essa sequencia, e depois editar ela certinho, e então depois, se eu usar essa sequencia num botão (ao invés de mexer direto no fader, etc..) ele vai \'dar play\' naquela sequencia (como se eu tivesse fazendo todos os movimentos (sobrehumanamente perfeitos, uma vez que eu os teria também corrigido editando o .MID) quando eu estiver usando o Motion Capture.. Essa seria a vantagem extrema de usar o MIDI.. =D..

Dá pra fazer isso também com sequenciadores (hardware), mas imagino que deva ter esse tipo de coisa que é simples, com software..

Abraços..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710612.

Total de membros registrados: 138078

Últimos membros registrados: ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm.

Usuário(s) on-line na última hora: 661, sendo 2 membro(s) e 659 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: qazxsw123, claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.