Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

J.F.Verissimo   Recife - AC
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Palacio   São Paulo - SP
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

dnmorato   Brasília - DF
pauloreis2000   Goiânia - GO
cobaia   são paulo - SP
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP

Rig de braço robótico avançado

Por: adestudio  

Em: 15/09/2013 20:31

Olá a todos.

Senhores, estou trabalhando num projeto para uma empresa de automação robótica.

estou animando um modelo de braço robótico que realiza trabalhos em um ambiente prórpio.

Estou fazendo animação na mão por não ter conseguido realizar um rigi semelhante a este do link http://www.youtube.com/watch?v=KeQkQR6TpQE. A grande sacada é o dummie na ponda do robô que limita todo a rig aos movimentos deste helper. o braço se move e se ajusta de acordo com os movimentos do helper. Por favor se alguém da comunidade tem idéia de como isso é feito e puder me ajudar, fico extremamente grato. Desde já obrigado.
O prazer do trabalho aperfeiçoa a obra!! Aristóteles Visite o Auto Data Studio - www.adestudio.com.br
Isto são IK\'s, Constraints e Float Reaction/Wire Float..

Não é coisa muito complexa não, se vc vir uns videos da parte de \'tutoriais\' desse site, dá pra fazer sem problemas...

Aprendí sozinho a fazer uns negócios de rig, depois até tive vontade de fazer um tutorial mas aquele \'Mezquita\' já fez uns sobre umas coisas q eu ia fazer.. Fez sobre coisas diferentes e aplicou o conceito de maneiras diferentes das q eu faço, mas o conceito é o mesmo, etc..

Uma coisa bem legal pra fazer animações desse tipo de coisa é o uso e Joysticks, mouse e controladores MIDI =DD..

@edit:
É.. mas o \'ruim\' de ter q fazer esse tipo de rig, é q c tem q saber certinho exatamente q movimentos a maquina faz e até onde.. Mas também (isso segundo o q eu ví nos sites de venda de models, etc..) um personagem tendo um rig a esse nivel (do video) ou alem vale geralmente (no minimo) 200 dolares a mais XD...

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Então, eu sei exatamente quais os movimentos que o robô, já fiz duas animações para a mesma empresa porem com animação manual frame by frame, é sofrível. quando vi este vídeo, vi que tem como tem a flange ou êmbolo da pomta do robô controlando todos os moviemntos do robô, queria ter uma noção mínima disso. puxar a ponta do robô e o braço acompanha e se ajustar mesmo girando.
O prazer do trabalho aperfeiçoa a obra!! Aristóteles Visite o Auto Data Studio - www.adestudio.com.br
Tenta por um IK entre o começo do braço e esse \'pulso\', só pra vc ver como é e tal... Daí c desenvolve mais..

É q IKs e constraints vão limitar os movimentos do personagem, de maneira a q ele só vai fazer os movimentos possiveis.. Aí então, no caso, c tem q fazer o rig dessa maneira...

No caso, pra dar essa fechadinha de garra aí, uma coisa q eu tinha feito na garra e asa de um dragão lá (no caso da garra, pras 3 garras (pontas das unhas) se fecharem se encontrando no mesmo lugar, etc..) é linkar os IKs das ponta dos dedos cada um à um (point) helper, e então, criar outro helper no lugar onde seria pras garras se encontrarem, e então, linkar os helpers \'pais\'(hierarquicos) dos IKs à esse helper no meio.. Quando c der scale nesse helper (do meio) o dedo vai fechar certinho naquele ponto (sem distorções, etc..). Aí depois c pega esses helpers e esses IKs e põe em outros layers (pra poder esconder eles)... Aí então c cria um shape bonitinho pra usar como controle desse fechamento..e então cria uma reação ou wire de parametros como sendo o scale aquele helper (do meio, q dando scale c fecha as garras nele) controlado por alguma transformação (rotate, move, um parametro de Attribute Holder) do controlador bonitinho...

Tinha um tutorial de um cara q fazia uma perna.. Pensei q tivesse na seção de tutoriais daqui desse site, mas acho q tá na parte de \'noticias\'... ele ensina a fazer o rig de uma perna... é bem interessante e acho q c ia aprender bastante com ele.. Tem uns tutoriais bons de rig tambem na parte de tutoriais, com certeza esse tipo de rig do video não chega nem perto de exaurir os conceitos abordados por ali :)..
Oi ScreamingFox, tudo bem?

Será que o tutorial que você procura é um desses http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/animacao/4.html

Atenciosamente, Elis
eita! Tinha certeza que havia postado algo neste tópico.

tá! Tudo bem! no link que a Elis postou há todos os tutoriais sobre animação do site.
@Elis: Era esse aqui q eu tava falando:

http://www.tresd1.com.br/noticia/62266

Mas esses aí servem tbm..
Oi ScreamingFox,

Que bom que você achou, as notícias e tutorias da 3d1 tem um sistema de tags e todas estão catalogadas então se você usar esse filtro as buscas são bem mais precisas e não precisa aguardar as travas de 60 segundos que tem nas buscas quando você pesquisa no site em geral.

E clicando em tutorias no menu superior também catalogamos todas as guias por assuntos e tags.

Att, Elis

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710612.

Total de membros registrados: 138078

Últimos membros registrados: ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm.

Usuário(s) on-line na última hora: 502, sendo 1 membro(s) e 501 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.