Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

marcelo de moraes   Osasco (SP) - AC
estebanXRK   Brasilia - DF
roob88   dourados-ms - MS
rafaelgmarotta   Belo Horizonte / MG - MG

Portfólios Ver Mais

ricardo pavani   Campo Grande - MS - MS
Pedro Henrique   Pernambuco - PE
jjacq   são paulo - AC
CLEBER BA   Salvador/BA - BA

Escavadeira - Rig e animação do zero

Por: alysson  

Em: 18/09/2013 21:46

Rapaz, eu não sabia não...pra cabos flexíveis assim não...muito bom mesmo isso aí. Eu já vi muito rig feito seco, só com links e controles, mas no máximo cilindros hidráulicos e estruturas mecânicas.

Estou vendo aqui agora. Essas reações são mais complexas do eu pensei...

Como estava tentando com bones, vou tentar fazer essa cadeia de IK chain HD q utilizou nos helpers, só q nos bones, só pra ver no que dá.

Muito legal mesmo.

Vou fazer dessa forma tb...

Esse negócio aqui tá virando um workshop do fio da mutreta do cabo.

Percebo que rig é uma situação muito livre, podendo chegar ao mesmo resultado de diversas formas. Não imaginava que era assim. Pensei que tinha uma linha muito fixa, igual comecei com spline IK.

Vou trabalhar pra refinar o início e o fim do cabo, pra deixar talvez esses points com menos peso no envelope do skin ou physique, dependendo da estrutura interna.

Valeu mesmo.
Usei só HI solver.. Não o HD.. :)..

Fiz um video de Rig completo de rabo.. Dá pra fazer essas parada tudo aí q eu falei e mais.. Se vir esse da grua tosca vai entender com certeza esse do rabo tosco.. eu até modelei um animalzzinho ou monstrinho de 5 minutos, apelidei de \'animal miseravel\', pq ele é bem feio e tosco.. Mas é bom pra demonstrar como eu faço esse rig aí..

Da maneira que eu demonstrei no video, dá pra fazer rabos, cabos semi-flexiveis, etc.. bem facil e com Motion Capture..

To upando a primeira parte.. Mas eu vou cortar a parte do Physique, que eu acho irrelevante à discussão uma vez que o Physique ou Skin é o \'toque final\' do Rig.. e esse tipo de sistema é a \'base\' do rig.. Então vai ficar 30 minutos eu acho..

Aí amanhã eu upo a segunda parte, q é sobre controles adicionais e Motion Capture.. Q é quase meia hora também..

Seria legal se o Saavedra, que em hindú signigica \"pesquisador de raios\" ou \"bruxo do clima\", comentasse sobre o video.. fiz mais pq ele falou.. xd..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Pois é... eu estou ligado nessa meta... eu quero ver o vídeo com bastante calma, vi ele inteiro, mas não acompanhando. Foi uma ótima solução. Agora consigo entender a complexidade da aplicação do Reaction Manager... nesse caso com cada helper associado à uma situação em 3 estágios por exemplo, os cabos poderão ser simulados com movimentações de gravidade e colisões. É mais trabalhoso, porém exige menos da máquina.

Estou tentando mexer todos os dias um pouquinho, pois não estou tendo é muito tempo livre...

Mas com a sua ajuda, me despertou alguns raciocínios bem interessantes pra explorar o máximo possível as possibilidades.

Testei umas possibilidades com spring ontem, e parece ter dado certo... tirei o efeito de mola, e dei um efeito de algo flexível caindo e ficando a uma distância de tolerância com o que seria o braço de uma escavadeira.

Logo eu hospedo aqui.

Agradeço muito o seu tempo dedicado pra essa força aí pra gente.

Continuando...

(OBS: O x virou z ali devido a eu ter girado sem querer os helpers vermelhos, quando fui alinhar com os IKs.. aí é só tomar esse cuidado (de não girar ele) antes de dar o Freeze Transform.. é a mesma coisa, mas confunde né..)

Rig completo de rabo. PT1 no youtube =D.

Com rig basico, reaction manager, controle secundario e motion capture..

Upando a parte 2...

Rapaz, eu não tive como assistir tudo ainda, pois no trabalho não tem como eu ver em tela cheia... assim que chegar, vou puxar e ver com calma. Mas parece estar muito bom mesmo isso aí.

É por isso que já tinha essa mutreta na manga né rapaz... esse rabo aí parece mesmo com a situação dos cabos elétricos.

Só tenho que te dar os parabéns pela técnica desenvolvida.
Rapaz, eu to testando esse esquema do reaction manager no cabo da escavadeira, e não tá mostrando Zero Rotation... Mostra Keyframe Rotation... uso o max 2010, será isso!?

Estou tentando outra técnica, e assim que terminar vou postar uma 3ª...acho que vai dar certo.

1-Cabo com controle por points + IK HI Chain
2-Cabo com controne por bones + IK HI Chain
3-Cabo com controle por Spline IK Control + Reaction Manager

Estou testando somente para estudo, mas logo pego oficialmente.
Sobre ser do max 2010 não posso te responder. Aprendi isso semana passada, com o 2011.

Vai aparecer \'zero point\' quando vc tiver gerado um \'ponto zero\' (é o \'Freeze Transform\'.. com o alt da esquerda e o segundo botão do mouse.. é bom dar o freeze transform pra q vc possa mover ou girar o objeto a vontade sem ter medo de não conseguir voltar ele \'praquela\' posição inicial.. então, caso c tenha dado o freeze transform, é só ir em \'transform to zero\' e ele volta pro ponto zero.. q pode ser uma posição linkada num objeto, etc, etc..)

Ah, se vc zerar, pra qualquer transform vai ser \'float reaction\' ou \'float motion capture\' (ou \'float\' alguma coisa).. isso é pq o valor do transform já não é o \'original\' (pq eu dei Freeze Transform) e sim uma flutuação baseada num \'zero\'.. Se eu não tivesse dado freeze transform iria aparecer coisas como \'Rotation Reaction\' e \'Rotation Motion Capture\' (não necessariamente com esses termos, mas com certeza algo parecido)..

É.. Aí é a rotação.. ou outro parametro lá q c vai querer controlar e tal.. podia ser muitas outras coisas.. Pra ter certeza, quando vc mover e criar um estado ou editar um estado, vai mostrar lá os graus q vc girou (se não mostrar nada, quer dizer q c pegou o parametro errado =D).

Rig completo de Rabo, com Reaction Manager, controladores secundários (q eu só fiz 4.. se eu fosse fazer no rabo todo ia ficar mto grande o video.. mas fiz nos 2 casos possiveis) e Motion Capture, no caso, com MIDI.

O que falta aí é um constraint pra posicionar certinho os controladores... mas isso aí não tem a relevancia do controle em sí.. Enfim.. se o pessoal quiser, dá pra deixar os controladores presos bonitinhos (o q eu não fiz e também não me importei muito... mas é facil..)

(abaixar o som no final.. pq toca alto um telefone =D)

OBS: Evidente que, pra um fio, c n vai usar motion capture.. Isso aí (a questão do motion capture) é mais pra coisas como um \'rabo\' ou um \'pescoço muito longo\', ou até pra controladores pra uma coluna vertebral..
É ... parece que com spline control o reaction não funciona... fiz a tira teima aqui em 3 states: Braço fechado, Braço arqueado, e braço aberto. Parece que ele salva apenas um state e deixa o resto meio bagunçado.

To fazendo outro teste só pra ver os problemas que dá...pois os seus métodos todos funcionam.
Quando esses meus testes derem certo, vou tentar instalar o camtasia ou outro gravador de tela, pra eu postar pelo menos um tutorial bem básico com estruturas bem primárias, com esses testes lado a lado.

aí depois volto para o cabo e em seguida escavadeira, onde imagino que vai ser bem tranquilo após você ter refrescado minha memória com o reaction manager.

Essa semana fiquei apertado até sábado, mas final de semana vou rever todos os vídeos com calma.

Muito bom mesmo!!! Agradeço mais uma vez a colaboração.

Eu estou testando esse negócio do spline IK Control só pra provar nesses comparativos como que pra isso não vai prestar... eu to achando que realmente não vai dar certo, mas vou até o fim.
Acho q se vc for controlar o spline, não ia precisar do reaction manager... Talvez assim, pra um fio q c sabe q c n vai ter q animar muito e vai ficar sempre \'tensionado\' de tal maneira, é mais simples o spline ik q c tinha feito ou o \'forro\' de ik q eu tinha feito lá.. Reaction manager (e motion capture) seria pra vc usar quando for uma coisa bem mais complexa e tal.. Tipo.. se vc sabe q \'alguem\' vai puxar ou se dependurar no fio, por exemplo, aí o mais aconselhavel seria fazer desse jeito (ou de outro) q eu fiz o rabo e tal.. Mas se a maquina vai só fazer o movimento comum mesmo, não tem a necessidade né.. :)

E outra coisa... C pode usar o controlador de uma reação numa outra reação, usar uma reação como \'escrava\' da outra, por um controlador de % pra uma reação, ou \'on/off\', etc.. É um assunto muito rico mesmo..

Vou ver se eu faço um video sobre como rigar um piano com MIDI, de maneira a q quando c apertar a tecla lá num teclado MIDI (q são, tipo, 99,9999..% dos teclados existentes) a tecla no model vai ser apertada.. hehe.. Pessoal meio q mistifica esse controle aí (vi um model de piano animado com MIDI, o cara falou q teve q fazer 1000 scripts e tal.. hehehe... é... as vezes o cara nunca usou um sampler na vida (pra engatilhar um controle com MIDI no 3ds é basicamente a mesma coisa q controlar q parametro ou nota vai fazer ou tocar o q, num sampler...) XD..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710604.

Total de membros registrados: 138067

Últimos membros registrados: oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h.

Usuário(s) on-line na última hora: 969, sendo 26 membro(s) e 943 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabianomonte, emersonforentin, Geraldo Nunes, th3one, Acfabbri, tsmodelagem3d, GuiToma, Roberto Movanni, Eduardo Ramos, Starter, Duda, Leonardo, Fabio Catelleno, Rodrigo, Frederico Wagner N. R., Osvaldo Arquiteto, Le_Andro, pjcbs_19, Celso Borttoloto, Fabrício, David Rodney, Lucas Batalhoti, billypaul, gago, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.