Escavadeira - Rig e animação do zero

Por: alysson  

Em: 18/09/2013 21:46

Então... Na questão do cabo lá.. fiz rapidinho aqui.. eu tava crente q eu ia ter q usar o reaction manager.. mas nem precisou.. XD.. Foi o IK mais simples mesmo.. =D

Vou por no youtube jaja aí edito aqui.. foi puramente IK e constrain mesmo.. as vezes pra uma coisa mais complexa aí teria q usar o reaction manager..

No caso, só faltaria aplicar um limitador pro giro em Y, por exemplo um float limit ou, se vc for controlar com Joystick, Mouse ou MIDI, limitar na potencia do controlador (o q dá no mesmo enquanto estiver fazendo motion capture com esses.).

@edit: Vai demorar um pouco o youtube (pra upar pra lá..) enquanto isso... vê o gif animado (c tem q clicar nele).. isso aqui q eu fiz no video.. nem critiquem coisas como modelagem, iluminação e materiais q eu fiz em 5 minutos mesmo só pra mostrar isso aí heim heuhueuhe...
(oh!, se pusesse outro do outro lado e mais uns azuis em vez de vermelho, só nesse esqueminha ia dar pra fazer aquelas parada de veias ou musculos né... XD)..

Baixei aquele max lá.. é bem esse esquema aí.. Eu fiz meio diferente, mas no caso é bem similar.. (talvez do jeito q eu fiz dê pra controlar mais, mas aí é questão de manuseio e tal..)

Quando tiver upado o video eu posto aqui..

Ah, mas isso aí n vai dar uma \'colisão\' em sí, vc mexendo direitinho lá, por exemplo, se na reação os cabos não se cruzarem, eles não vão se cruzar e tal, é como se tivesse, implicitamente, uma \'colisão\'.. pra vc adicionar os calculos de colisão, aí c teria q usar uns plugins tipo, acho q da NVidia uma coisa assim.. q geram calculos de colisão com os objetos da cena..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Eu to achando que pra chegar no resultado de uma simulação de dynamics nesses cabos, utilizar flex com spring pode ser uma solução, parecida com a que foi utilizada na tromba desse elefante, só que com menos intensidade.

http://www.youtube.com/watch?v=Rv4yI0GrQv0

Quando chegar na hora certa vou testar essas reações.
Cara, é isso aí mesmo, muito bom seu teste, parece que até tem um pouco de spring no cabo né... deu a impressão que está tremendo... os primeiros estudos eu vou mexer só com volumes e testar os efeitos... nada de modelagem bem feita ou luzes com render final... a intenção é estudar a melhor forma e a mas fácil de conseguir os efeitos de rig e animação.

Muito obrigado pela contribuição em gif, pra mim está ótimo e sem inconvenientes de hospedagem.

o que pretendo é chegar naquele efeito que vi no vídeo do Maya Escavator, onde a movimentação dos braços geram um certo efeito de reação nos cabos, de modo que na ponta deles, não há interpenetração, pois teoricamente eles estão presos nessa conexão que mostra lá.

Eu imagino se isso for bastante complicado de conseguir apenas com bones, reaction e dynamics (nem sei se é possível usar assim), vou tentar algo intermediário como fazer uma spline fixa na ponta e bem mais adiante do desenho, liberar ela no ponto de início dos bones. Pode ser uma saída intermediária pra ela movimentar apenas o meio dela.

Quero ver se consigo fazer isso de qualquer jeito, custe o tempo que for...por isso não tenho pressa [:)]

Em último caso vou apelar pra script. Pois vendo um tutorial de uma ferrari Enzo, aonde o autor mostra a forma que as rodas e suspensão reconhece o solo irregular, lembro de bastante texto em um script que ele fez pra montar os botões. Era uma coisa muita bem feita. Acredito que pode ser esse o caminho pra fazer um IK simples como você fez, e ao mesmo tempo ter o reconhecimento da colisão de superfícies via script. Mas como isso é coisa pra gente grande, deixa eu engatinhar primeiro.

Vou tentar evoluir mais um pouco pra postar novamente arquivos com o progresso.

A propósito, tem algum segredo no tamanho em pixels das imagens??? postei a do tutorial meio comprida, e tive que cortar em pedaços. Na imagem que mostro o Spline IK Control logo em seguida, não consegui postar pelo site. O botão de vídeo também não peguei a manha se é pra colocar só o link seco do 4shared, ou se coloco o link de fórum com [URL]....

Por enquanto estou tentando lembrar de tudo que já vi e tenho guardado que pode servir de referência pra criar o efeito, especulando todas possibilidades antes de fazer a versão oficial.
Ah, pra ficar \'preso na conexão\' lá, c tem q criar um helper, alinhar com o ultimo \"bone\" do cabo, e dar position constraint do IK solver com esse helper. Aí o cabo vai ficar preso tanto ao inicio da hierarquia quanto ao final (q são os 2 pontos onde o cabo fica preso né..)..

O cabo girar ali em cima (no final (cotovelo)) não era pra acontecer.. Eu vacilei q tinha um outro helper lá q eu deletei (dá pra ver no video) e ele q ia alinhar o final do cabo com o physique (aí eu esquecí disso, e acabou dando um errinho com o physique e então fiz com o skin.. mas não ficou totalmente como eu gostaria, nesse caso q eu fiz aí, o ideal seria usar o conceito do Physique mesmo..)
Engraçado, quando eu estudei sobre animação de figuras humanas pra criar uns lowpoly pra arquitetura, aprendi uma regrinha que até estava funcionando, onde se eu fizesse o rig com character studio pra usar os arquivos bip, usaria physique. Se fosse fazer o setup com bones, eu usaria o skin. Foi até alguém experiente que tinha me passado isso. Não sei se é uma regra... ainda não testei isso em uma situação aversa, como o cabo elétrico flexível. Vou ver se o skin resolve bem.

Mas essa dica aí do helper é interessante. Depois que fiz, eu pensei que ao invés desse helper estar linkado ao primeiro bone, deveria linkar tipo no segundo bone antes do bone terminator (acho que é assim que chamam). Acho que entendi sua solução. Vou tentar mais tarde e ver no que dá.
Nah, os 2 é basicamente a mesma coisa, mas a diferença é q o Physique vai rigar na distancia dos links e o Skin no comprimento relativo do \'model\' \"Bone\".. No caso do video, por exemplo, deu o errinho com o physique pq apaguei o helper amarelo (q ia deixar o final \'certinho\'..)..

É.. e também.. n sei c vc já sabia tbm.. c pode usar qualquer hierarquia como \'bone\'.. no caso do video aí usei os helpers mesmo (acho q, na verdade, originalmente eu ia usar os helpers pra controlar eles no reaction manager.. mas aí quando comecei a filmar, esqueci, heheh..)..

O video aí... é q upar no youtube demora mesmo e eu ainda sem querer fechei o laptop, xd..

bom.. Tá aí.. =D

Tem palavrão e cachorro latindo mas tá explicado bem calmo mesmo..

haeow. Bem que tu poderia enviar esses videos que tu faz para a seção de tutoriais aqui da 3d1. Isso pode ajudar a outras pessoas também.
É, acho q eu n sei por os tutoriais lá... Eu ponho e nunca aparece..

(e nesse caso também acho q nem tem relevancia o suficiente..)

(ah, e só completando o q eu tinha falado sobre o skin e o physique.. uma vez que o physique leva em conta o link em sí.. pro physique vc TEM q usar as terminações.. no caso.. o helper amarelo lá q eu apaguei ia ser a terminação q eu ia usar pro physique..)
é porque os tutoriais passam por aprovação, o que pode levar vários dias ou semannas, até ser ativo no site. Isso depende da quantidade de tutoriais que já estavam na espera para serem aprovados.
Ah tá, mas isso é um tanto trivial pra mim uma vez q sobre o assunto aí já tem tutoriais muito bons.. :)..

E eu também não faço aquela questão de meio q passar aquela impressão q o cara q ouve a minha voz imagina alguem de terno e gravata saca hhueuheuhueuh XD... Quando eu falo em ingles talvez passe mais essa impressão.. mas é pq eu fico mais tenso uma vez q não é a minha lingua nativa =D..

Eu acho divertido fazer esses videos.. Se o pessoal gostar desse aí dos ik\'s eu faço um do rig completo do rabo (do jeito q eu faço, deve ter outar 1000 maneiras e tal, etc..) usando o Reaction Manager e Motion Capture XD..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710604.

Total de membros registrados: 138067

Últimos membros registrados: oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h.

Usuário(s) on-line na última hora: 964, sendo 28 membro(s) e 936 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabianomonte, emersonforentin, Geraldo Nunes, th3one, Acfabbri, tsmodelagem3d, GuiToma, Roberto Movanni, Eduardo Ramos, Starter, Duda, Leonardo, Fabio Catelleno, Rodrigo, Frederico Wagner N. R., Osvaldo Arquiteto, Eng Damasceno, Le_Andro, pjcbs_19, Celso Borttoloto, Fabrício, David Rodney, Lucas Batalhoti, billypaul, gago, Marco Rocha, Diego Dneo, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.