Cara, é isso aí mesmo, muito bom seu teste, parece que até tem um pouco de spring no cabo né... deu a impressão que está tremendo... os primeiros estudos eu vou mexer só com volumes e testar os efeitos... nada de modelagem bem feita ou luzes com render final... a intenção é estudar a melhor forma e a mas fácil de conseguir os efeitos de rig e animação.
Muito obrigado pela contribuição em gif, pra mim está ótimo e sem inconvenientes de hospedagem.
o que pretendo é chegar naquele efeito que vi no vídeo do Maya Escavator, onde a movimentação dos braços geram um certo efeito de reação nos cabos, de modo que na ponta deles, não há interpenetração, pois teoricamente eles estão presos nessa conexão que mostra lá.
Eu imagino se isso for bastante complicado de conseguir apenas com bones, reaction e dynamics (nem sei se é possível usar assim), vou tentar algo intermediário como fazer uma spline fixa na ponta e bem mais adiante do desenho, liberar ela no ponto de início dos bones. Pode ser uma saída intermediária pra ela movimentar apenas o meio dela.
Quero ver se consigo fazer isso de qualquer jeito, custe o tempo que for...por isso não tenho pressa [:)]
Em último caso vou apelar pra script. Pois vendo um tutorial de uma ferrari Enzo, aonde o autor mostra a forma que as rodas e suspensão reconhece o solo irregular, lembro de bastante texto em um script que ele fez pra montar os botões. Era uma coisa muita bem feita. Acredito que pode ser esse o caminho pra fazer um IK simples como você fez, e ao mesmo tempo ter o reconhecimento da colisão de superfícies via script. Mas como isso é coisa pra gente grande, deixa eu engatinhar primeiro.
Vou tentar evoluir mais um pouco pra postar novamente arquivos com o progresso.
A propósito, tem algum segredo no tamanho em pixels das imagens??? postei a do tutorial meio comprida, e tive que cortar em pedaços. Na imagem que mostro o Spline IK Control logo em seguida, não consegui postar pelo site. O botão de vídeo também não peguei a manha se é pra colocar só o link seco do 4shared, ou se coloco o link de fórum com [URL]....
Por enquanto estou tentando lembrar de tudo que já vi e tenho guardado que pode servir de referência pra criar o efeito, especulando todas possibilidades antes de fazer a versão oficial.