Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!
Evaldorp: oi Evaldorp!! tudo bem?? O nosso amigo e colaborador
\"ScreamingFox\" te respondeu super bem, só gostaria de
acrescentar algumas coisas, tudo bem??
É muito
importante mesmo que você modele
sempre a sua cena em alguma
escala ( de preferência no Brasil em metros ), mas use de
preferência o display ( visor que mostra as medidas de um objeto 3d ) do
Mental Ray do 3ds Max em
centímetros ( cm ), para
não zerar alguns
valores de alguns shaders do
Mental Ray.Por isso que é muito
importante que, se for uma
maquete eletrônica para
área de Arquitetura, ou Publicidade e propaganda, ou para
design de produtos, você
sempre modela a sua
cena em alguma
escala métrica. ( de preferência metros ).Os
estrangeiros ( mas especificamente os americanos ) preferem trabalhar em
escala de polegadas ( \"inches\" ) pois é o
valor padrão de unidades que eles usam há muito tempo.
Tudo
não só no
3ds Max, mas em qualquer
software 3d de outras empresas que
não sejam a
Autodesk, depende de uma
escala devida para que a
cena receba a influência correta da iluminação, de efeitos volumétricos ( partículas e efeitos especiais ) e de efeitos físicos.Até
colisões físicas e
efeitos especiais dependem de uma
escala correta para sofrerem
ação de uma forma física realista, que
não fuja dos
princípios da realidade.Portanto sempre modele suas cenas
( Arquitetura, design, Publicidade ) de
preferência em
softwares 3d como:
Rhinoceros 3d, Autocad Architecture, Autocad civil, Revit Architecture, Archicad, Solidworks, Vectorworks da Nemetscheck...etc.
O uso de
fótons do \"photon map\" do
3ds Max não seria diferente a
regra de escala que falei anteriormente, ele também depende de uma e
scala previamente métrica para que as
configurações sejam devidamente colocadas com
valores métricos.Por exemplo: em uma parede reta com
1 metro quadrado de área construída, você irá precisar
\"rechear\", \"encher\" toda essa parede com fótons para formar o famoso
\"efeito algodão\", que é a parede totalmente recheada com mapas de fótons. Lembrando que não pode haver nenhum espaço entre os
photons de luz, pois no espaço que houver, o
final gather irá encontrar
dificuldades para
suavizar os fótons de luz, e nesta parte que tem
espaço haverá
manchas no render final.** Este é um
esquema básico da
configuração de dois fótons, cada um com um
raio específico que chamei de
\"R\".O
segredo de uma boa configuração dos
mapas de fótons, é você saber
\"dosar\" e ter
\"bom senso\" para
calcular a
quantidade de fótons em detrimento do
raio deles.Por exemplo: Se você colocar
muitos fótons ( quantidade ) com um
raio pequeno de cada um para preencher uma parede grande, você irá precisar de uma
quantidade muito grande de fótons.Mas se ao invés de você colocar muitos fótons, você diminuir a
quantidade deles, mais aumentar bem mais o
raio deles, ai você terá mais fótons também para rechear todo o espaço da parede. Só que esse
aumento de número não foi porque você aumentou a
quantidade deles e sim o
raio deles, e eles preencheram todo o
volume da parede.** Este é um
esquema básico da configuração de
dois fótons, agora
fótons com raios ( R2 ) bem maiores que o
raio do fóton anterior, portanto eles serão bem maiores que os anteriores e preencherão todo o
espaço da parede da mesma forma.
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Este exemplo abaixo é um
\"photon map\" de uma parede e de um teto preenchidos com as configurações padrão do mapa de
fótons do 3ds Max.Por padrão, o
radius ( raio ) de cada
fóton de luz no Mental Ray do
3ds Max é de
2,54 cm ( se estiver usando o display do 3ds Max em cm ). E a quantidade padrão de
fótons do
3ds Max é 500.Observe que neste exemplo abaixo há
espaços pretos que
não foram preenchidos totalmente pelos
fótons de luz. Cada
bolinha dessa é um
fóton de luz.Para resolver este pequeno problema, você pode aumentar a quantidade de fótons ou então aumentar o
valor do \"radius\" ( raio ), pois assim eles preencherão melhor o
volume da parede.Para
não ficar
aumentando indefinidamente o
número de fótons, você pode aumentar o
\"radius\" deles para
não ficar
aumentando muito o
número de fótons.Olha esta imagem abaixo com o aumento do
número de fótons e aumento também do
\"radius\" ( raio ) deles para preencherem o
volume da parede, ok??
Espero ter ajudado de alguma forma,
\"Evaldorp\".Forte abraço e sucesso!!
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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...