Cara.. sem plugin nenhum né.. É meio embaçado.. mas imaginei uma coisa aqui XDD..
Tenta o seguinte.. é teórico mas imagino q venha a dar certo..
E é mais dificil e trabalhoso q com plugins e tal..
(Essa é basicamente a maneira viavel de fazer coisas desmoronando em games 3d bem antigos)
(primeiramente c duplica a casa)
-Desenha as fraturas q vc imagina q ela venha a ter, e \'corta\' a casa (a duplicata) com esses desenhos (c extrude uns desenhos de rachaduras e tal, e \'corta\' com booleanos)..
-Converte pra editable poly a casa rachada.. E dá detach em cada uma das partes (ou então, vc poderia optar por usar physique ou skin com cada uma das partes, etc..)
-Cada uma dessas partes q vc deu detach, deixe o pivot no centro do objeto.
-Crie um helper pra cada pedaço q vc deixou.. Alinhe o helper à parte respectiva com o Align, alinhe totalmente em orientação e posição.
-Linke cada trecho rasgado ao respectivo helper.
-Crie um objeto qualquer pra ser o controlador de uma \'reação\', faça uma coisa bonitinha, deixe num lugar visivel, e de Freeze Transform nele.. etc..
-Selecione todos os helpers q tem as peças da casa rasgada linkadas..
-Abra o \'reaction manager\', na aba de animação..
-Clique no + branco, e então clique no objeto bonitinho q c criou..ele vai ser o \'mestre\', aí como mestre da reação c escolte algum parametro do objeto mestre (pode ser a posição, rotação, escala.. pode ser um parametro de \'Attribute Holder\', etc..)
-E então clique no + cinza apagado (add selected (como escravo)) e selecione posição e rotação (zero position), em X Y e Z (c vai ter q adicionar 6 vezes..)
-E então, na lista abaixo, clique no primeiro \'estado\'(state) e clique em \'append selected\' (ele vai pegar todos aqueles transforms xyz e por no mesmo \'estado\')
-Então, apague os outros estados (o primeiro já tem todos eles).
-Clique em \'Create Mode\'.
-Faça 1/4 do transform do mestre (se for um fader no Attribute Holder, deixe 1/4 do fader)
-E faça 1/4 do posicionamento dos escombros, na explosão..
-E então clique em \'create state\'..
-Continue então no create mode, e deixe o transform mestre em 1/2, deixe as peças no meio da \'animação\' e clique em \'create state\'..
-Repita o mesmo pra 3/4 e 1/1.
-Saia do \'Create Mode\', e teste o transform mestre... conforme vc faz o transform mestre, ocorre a \'animação das peças\' na \'explosão\'.. Dessa maneira dá pra passar pra games antigos inclusive.. a questão de um desmoronamento e tal..
..
A animação das partes fisicas da casa desmoronando não precisa ser uma maravilha, uma vez que quase não vai se ver as peças na explosão..
A casa normal (sem os rasgos) vai ter q ter a opacidade animada (no material).. Logo que começar a explosão, ela vai \'sumir\'.
E então, vc cria alguns sistemas de particulas pra explosão.. faça sistemas pra \'fumaça\', \'vapor\', e 3 diferentes pra \'fogo\'.. Tem tutoriais disso aqui na 3d1..
Vá na casa sem rasgos, e clone (como novos objetos) algumas partes da casa, como por exemplo telhas ou tijolos ou pecinhas de madeira..
Crie sistemas de particulas pra emitir esses objetos no momento da explosão..
Aí eu acho q é mais ou menos isso daí... eu imaginei rapidinho então é meio rudimentar.. mas acho q dá aí sem plugins e tal.. O mais importante de fato imagino que sejam os efeitos de particula mesmo...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..