Diferença de cor windowns / 3d studio max

Por: fabioteofe  

Em: 07/10/2013 19:13

Olá... percebi que a cor que visualizo no 3d studio é diferente do visualizador do windows, alguém mais tem esse problema? saberiam me indicar como corrigir?

desde já obrigado e até mais.
www.estudiof2.com.br
Isso é a \'correção de Gamma\'... Por exemplo.. já teve aquela briza de pensar \"será que o verde que eu to vendo o outro cara vai ver \'verde\' também, ou será q pra ele é \'laranja\' o \'verde\' que eu vejo?\".. Então.. pra não existir essa disparidade tem coisas como o Gamma..

(PARÊNTESE)
Um \'campo dinâmico\' é o espaço lógico que determina os valores possiveis de uma variavel.. O quão maior é o campo dinâmico (poderia também dizer \'O quão maior é a dinamica\') maior é o \'minimo\' e \'maximo\' do valor. A riqueza da dinâmica está diretamente relacionada com a grandeza da mesma.. Por exemplo, um som gravado num Vinil tem a dinâmica muito maior do que a dinâmica possivel num CD.. A \'banda larga\' tem uma capacidade de exprimir valores muito maiores que uma \'banda curta\', uma vez que tem o campo dinâmico aumentado..
(FIM DO PARÊNTESE (XD))

(\'parentese\' - ex: Para o som, o \'campo dinâmico\' é a diferença entre o som mais alto e o som mais baixo)

Um campo dinamico pode ser comprimido ou expandido, isso é bem comum com produção musical (ou era até a decada de 70).. Pra se gravar, vc comprime a dinâmica (usa um compressor), e pra tocar, vc usa um expander... Como o expander vai expandir a dinâmica, a diferença entre o som mais alto e o mais baixo vai aumentar.. ou seja (resumidamente), o que é mais baixo vai ficar mais baixo e o que é mais alto vai ficar mais alto.. Isso melhora absurdamente o som, uma vez que o \'ruido\' (que é natural e característica de equipamentos de gravação) vai ficar muito mais baixo, e a midia audivel vai ficar muito mais presente.. Um compressor, nas dinamicas do som é também usado como limitador (\'limiter\').. que simplesmente comprime violentamente o audio apenas acima de um limite.. Isso serve pro som não \'estourar\'..

Bom.. na verdade o ideal, pra gravar é se usar um expander, e depois do expander um compressor, q aí o compressor vai \'cortar fora\' a base da dinâmica, que são os sons mais baixos (que, depois do expander, vão ser apenas o ruído).. E então a gravação fica sem ruído nenhum... Muito classica essa tecnica, e não funciona na midia digital..

Enfim né... =D.. Mas é o seguinte.. A \'cor\' que a gente vê na tela não é exatamente a cor que está no arquivo... O computador pensa assim \"ih, pra esse cara ver essa cor mesmo.. vou ter q corrigir a dinâmica dela\".. E isso é a correção do Gamma.. O computador cria uma curva nos valores da dinâmica da cor (*luz), expandindo apenas o meio, o que seria basicamente o que eu falei que era feito nas gravações pre-digital.. O monitor simplesmente não é capaz de exprimir a dinâmica real da luz, então usa correção Gamma. Cada hardware de tela tem um gamma ideal.. Então, vc tem q configurar o Gamma da sua tela, ou do 3ds (ou dos 2 né.. vai saber... aí vc q vai ter a noção melhor, usando outros programas e tal..).

Ah.. enfim... Entra nas preferencias do Max, Gamma e LUT, e dá uma mudada aí pra ver se te ajuda =D..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Screamingfox!

Tem hora que tu tá mais pra filósofo e físico do que artista 3d. hehe!

Se bem que é muito importante isso no 3d assim como também a matematica o é.

Nas imagens acima não conseguir ver diferença perceptivel. Talvez a minha visão que num ajuda muito. Mas acho que o branco do Windows está, aparentemente, azulado por causa do contorno que é nessa cor. Ilusão de ótica. Mas não sei ao certo. Talvez eu esteja completamente errado.

Eu já sei de nada rs sou daltônico!
Então véio... não viu diferença por causa do Gamma também :)

Se a correção de gamma da sua tela tem valores diferentes dos da tela do colega, vc vai ver as cores e principalmente as diferenças dinamicas entre nuances de cor de maneira diferente também...

Só expliquei a questão da dinâmica de uma maneira bem simples e tal..

Tipo, agora quando o cara vir que a imagem é \'High Dynamic Range\', já vai poder ter essa noção né.. Vc q manja mais de iluminação e o uso de imagens HDRI deve ter percebido isso e tal.. No caso, as imagens HDR (e mais uns 3 outros formatos lá q eu esqueci) tem uma capacidade dinâmica muito maior, de maneira a que se pode trabalhar com elas de maneira similar ao que se faria com foto ou filme...

(Ah e um dos meus filosofos favoritos é o Mestre Bhaskara =D)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Queria agradecer sua ajuda... Na correria para entregar 70 imagens, eu desativei e ativei o gamma e não resolveu, no fim de semana vou estudar sobre isso!!! do jeito que esta não pode ficar.

Abraço.
www.estudiof2.com.br
O max 2014 já vem prontinho pra usar o LWF, se voce mecheu em alguma coisa, por exemplo abriu um arquivo antigo que tinha a saida em 1.0, pode dar problemas. Esse script pode ajuda-lo: https://dl.dropboxusercontent.com/u/16366319/gammasettings.mcr

Deixa tanto entrada quanto saida em 2.2

Flw

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710610.

Total de membros registrados: 138075

Últimos membros registrados: Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam.

Usuário(s) on-line na última hora: 659, sendo 4 membro(s) e 655 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Aahiravan026, Canithencer, claro_lima, Percivalgodfrey.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.