Isso é a \'correção de Gamma\'... Por exemplo.. já teve aquela briza de pensar \"será que o verde que eu to vendo o outro cara vai ver \'verde\' também, ou será q pra ele é \'laranja\' o \'verde\' que eu vejo?\".. Então.. pra não existir essa disparidade tem coisas como o Gamma..
(PARÊNTESE)
Um \'campo dinâmico\' é o espaço lógico que determina os valores possiveis de uma variavel.. O quão maior é o campo dinâmico (poderia também dizer \'O quão maior é a dinamica\') maior é o \'minimo\' e \'maximo\' do valor. A riqueza da dinâmica está diretamente relacionada com a grandeza da mesma.. Por exemplo, um som gravado num Vinil tem a dinâmica muito maior do que a dinâmica possivel num CD.. A \'banda larga\' tem uma capacidade de exprimir valores muito maiores que uma \'banda curta\', uma vez que tem o campo dinâmico aumentado..
(FIM DO PARÊNTESE (XD))
(\'parentese\' - ex: Para o som, o \'campo dinâmico\' é a diferença entre o som mais alto e o som mais baixo)
Um campo dinamico pode ser comprimido ou expandido, isso é bem comum com produção musical (ou era até a decada de 70).. Pra se gravar, vc comprime a dinâmica (usa um compressor), e pra tocar, vc usa um expander... Como o expander vai expandir a dinâmica, a diferença entre o som mais alto e o mais baixo vai aumentar.. ou seja (resumidamente), o que é mais baixo vai ficar mais baixo e o que é mais alto vai ficar mais alto.. Isso melhora absurdamente o som, uma vez que o \'ruido\' (que é natural e característica de equipamentos de gravação) vai ficar muito mais baixo, e a midia audivel vai ficar muito mais presente.. Um compressor, nas dinamicas do som é também usado como limitador (\'limiter\').. que simplesmente comprime violentamente o audio apenas acima de um limite.. Isso serve pro som não \'estourar\'..
Bom.. na verdade o ideal, pra gravar é se usar um expander, e depois do expander um compressor, q aí o compressor vai \'cortar fora\' a base da dinâmica, que são os sons mais baixos (que, depois do expander, vão ser apenas o ruído).. E então a gravação fica sem ruído nenhum... Muito classica essa tecnica, e não funciona na midia digital..
Enfim né... =D.. Mas é o seguinte.. A \'cor\' que a gente vê na tela não é exatamente a cor que está no arquivo... O computador pensa assim \"ih, pra esse cara ver essa cor mesmo.. vou ter q corrigir a dinâmica dela\".. E isso é a correção do Gamma.. O computador cria uma curva nos valores da dinâmica da cor (*luz), expandindo apenas o meio, o que seria basicamente o que eu falei que era feito nas gravações pre-digital.. O monitor simplesmente não é capaz de exprimir a dinâmica real da luz, então usa correção Gamma. Cada hardware de tela tem um gamma ideal.. Então, vc tem q configurar o Gamma da sua tela, ou do 3ds (ou dos 2 né.. vai saber... aí vc q vai ter a noção melhor, usando outros programas e tal..).
Ah.. enfim... Entra nas preferencias do Max, Gamma e LUT, e dá uma mudada aí pra ver se te ajuda =D..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..