As formas logisticas de alguns shaders desse renderer devem seguir ordenações matemáticas similares às dos shaders standard (blinn, phong, strauss, etc..), então, é compativel com o material editor, mas o render em sí utiliza os valores dos shaders de uma maneira mais elaborada.. Uma vez que não funciona no render, presume-se que a logistica da aplicação final do shader é diferente..(ex: em determinado momento o renderer iria corrigir a cor num shader, e o quoeficiente dessa correção só existe naquele renderer do material, então, como o quoeficiente não existe, o programa entende como Zero e fica preto).
(ou seja, tem um grau de compatibilidade praticavel apenas a nivel de material editor)
No caso do V-ray já não aparece nem no material editor pq os shaders (é uma ordenação (logistica) matemática) são diferentes mesmo (as bases são diferentes)..
Tem um monte de mapa que se usaria com scanline que não funcionaria no Vray ou funcionaria de maneira errada.. Dependendo de como vc usar o shader Strauss, com Vray até da crash no 3ds..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..