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Textura real através de um mapa.

Por: Gregorio  

Em: 22/10/2013 16:13

Caros colegas,

modelei uma peça que possui um relevo gerado através de um bump map. Como sabemos, o bump gera um falso relevo, agindo na forma como a luz reage sobre o objeto. Pergunta, existe uma maneira de gerar um relevo verdadeiro, impresso na malha, através de um mapa de relevo?

Obrigado.
sim com displacement...
vc pode usar o Displacement que está no material, inserindo uma textura ou mapa no canal e configurar no renderizador que usa;

ou então usar o modificador Displace inserindo uma textura em seu canal.


com o displacement é preciso que a malha tenha uma certa quantidade de poligonos, mas nada de exagero, pois o relevo aparece somente na renderização ocorrendo também a subdivisão da malha.

o modificador displace vc aplica em uma malha que tenha uma boa quantidade de poligonos, pois o relevo é feito na malha na viewport mesmo. Como precisa de uma quantidade bem maior de poligonos na malha o peso será maior na viewport.

dê uma olhada aqui:
http://www.cggallery.com/tutorials/displacement/
Aproveitando o topico! é melhor usar o displace do material? ou o Vraydisplace (modificador)??
displace modificador acho interessante para terrenos.
o displacement do material aumenta um pouco no tempo de render, mas economiza na viewport mantendo o desempenho.

Sobre o vray displace não sei lhe falar. Nunca usei.
No caso, o mais facil seria pegar um mapa tecnico de topografia (aquele q é separado por cores em relação a altura), deixar em tons de cinza , dar um blur e usar no displace, mas se é pra ficar no model, é o displace em sí, não qualquer displace de render (quando o displace vai ocorrer apenas no momento do render..).

Você pode também usar programas como o EarthSculptor, q é bem simples e exporta \'heightmaps\' em preto e branco de maneira a que fica bem facil de usar num displace no 3ds..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
O modificador Displace funcionou perfeitamente. Obrigado pelas dicas!
Abs

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