como aplicar ,colour map,normal map,bump,specular,mask

Por: carlão  

Em: 10/11/2013 20:03

ola de novo rsrsrsrs,
sei que to danddo mula,mas num tem jeito,site em portugues melhor que esse, não tem mesmo,
é que eu ganhei umas texturas dum colega,mas ele tambem só sabe aplicar o bump e o difuse,mas acho que pra ficar realista tem que aplicar todas,então eu queria saber se alguem ai sabe onde que se aplica essas texturas:
colourmap:
normalmap:
bumpmap:
specularmap:
mask:
e mais uma coisa,com essas texturas,é possivel texturizar sem repetir,como o substance,ou isso é outro assunto,e se for,onde eu acho um tutorial pra fazer isso com qualidade alta
bom ,é isso ,até mais
caraca, que domingo quente
O que vc quer aprender é lidar com materiais.

Quando se pode repetir assim as texturas, a gente chama de \'tileable\'. O \'tiling\' é o conjunto do \'tile\', o \'tile\' é a repetição \'ideal\' de uma textura, de maneira a que vc pode a repetir sem perder a harmonia.

Acho q tem tutoriais sobre materiais aqui na 3d1..

Vê algum tutorial sobre o basico do Material Editor. :)

@edit: Mas \'não repetir\' de fato é só com materias procedurais mesmo, aí não repete..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Colour Map possivelmente é a textura para ser aplicada no canal Diffuse (na cor do material, mas não tenho certeza).

Normal Map e Bump Map é o seguinte:

No canal do Bump do material vc aplica o mapa Normal Bump.
Nesse Normal Bump há dois canais:
Normal e Bump.

no Normal vc aplica a textura Normal Map
no Bump vc aplica a textura Bump.

A textura Specular vc aplica no canal do Glossyness. Se for no material Standard vc aplica no canal do Specular mesmo. Mas não aconselho usar este material a não se que use o Scanline como renderizador.

a textura de Mask serve para vc mesclar duas texturas fazendo um corte entre elas. Exemplo. Quando se pretende fazer um muro de tijolos com uma letras escritas. Há a textura de tijolos e textura de letras. Aí vc pode usar a textura Mask da letra para poder inserir ela no muro com textura de tijolos.
No caso da mascara (\'Mask\') tem duas maneiras bem comuns de se aplicar:

-Num material do tipo \'Blend\'
-Num mapa to tipo \'Mix\'..

Então vc tem uma textura/material, a outra, e o \'mix amount\', onde vc vai por o mapa da mascara (onde é branco aparece um e onde é preto aparece o outro, e gradientes entre os dois..).
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
ai, valeu pela dica de voces dois,ja ajudou bastante,vou fazer uns testes pra ver como fica
obrigado,
atpe mais

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138072

Últimos membros registrados: Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom.

Usuário(s) on-line na última hora: 508, sendo 13 membro(s) e 495 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Alessandro.Marcos, Eduardo Ramos, claro_lima, Hot, Gabriel.C, Max Idalgo, Duda, Danielreis, Thiago Couto, Felipe Duarte, Henrique Ribeiro, Fabrício.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.