Background Viewport

Por: mvbbm  

Em: 14/11/2013 16:55

Prezados, como eu configuro minhas viewports, usando background com a imagem certinha com outra referência?
vê se ajuda:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/ajuste-de-blueprint-no-max
http://tutorial-z.com/solving-all-blueprint-problems-in-3ds-max/
http://cg.tutsplus.com/tutorials/autodesk-3d-studio-max/3d_cg_vfx_max_3dsmax_maxscript_tutorial_1/
http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/blueprint-manager-create-reference-image-planes-for-modeling-in-3ds-max
http://www.3dm3.com/tutorials/noobs/setup_blueprints/index.php
Oi New, infelizmente ainda não consegui o efeito desejado.
Mesmo assim obrigado!
É só criar um plane e por a textura nele =D..

Deixe o plane com a bluprint no mesmo aspect ratio q a imagem da blueprint (se a imagem é de 2 por 10, deixe na mesma proporção)..

Aí já era.. Não tem misterio não =D..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá spanker,

Desculpe a minha pergunta, mas você leu os tutoriais dos links que o new postou? Porque me parece que você ficou com um pouco de preguiça de ler e seguir as instruções. rsrsrs. Se esse foi o caso, segue um resumo do que está descrito neles.

- Primeira coisa que você deve fazer é abrir as blueprints lado-a-lado no Photoshop (ou outro programa de edição de imagens) e verificar se as blueprints estão ALINHADAS. Verifique se o chassi veículo está alinhado nas duas blueprints, depois siga verificando o alinhamento de detalhes menores como as janelas, portas, rodas, etc. Para facilitar, use as linhas-guia do Photoshop ou então crie linhas horizontais com as ferramentas de criação de linhas.

- Segunda etapa é criar planos no 3ds Max. Crie um plano na viewport Front para receber a blueprint frontal e um plano na viewport Right (ou left, dependendo da orientação da blueprint) para receber a blueprint lateral. Agora a parte importante: os planos tem que ter A MESMA PROPORÇÃO das blueprints. Veja bem, não é o mesmo tamanho mas sim a mesma proporção. Caso contrário, quando você aplicar as blueprints nos planos, elas ficarão distorcidas. Por exemplo, digamos que sua blueprint frontal tenha uma resolução 1200 x 800. Isso não quer dizer que você tenha que criar um plano de tamanho 1200 por 800. Um plano desse tamanho pode ficar grande demais. Mas para manter a proporção, você precisa criar um plano em que a largura seja 1,5 vezes maior que a altura (pois 1200 é 1,5 vezes maior que 800). Exemplos seriam: 120 x 80, 150 x 100, 135 x 90, etc. Não use o recurso Viewport Background do 3ds Max pois você não conseguirá fazer ajustes nas blueprints caso seja necessário.

- Terceiro e último passo é criar dois materiais, um para cada plano. Em um dos materiais, defina como mapa difuso (canal Diffuse Color) a blueprint frontal. Faça o mesmo para o outro material, porém usando a blueprint lateral. Aplique os materiais correspondentes aos planos. Marque a opção Show Shaded Material in Viewport. Faça isso nos dois materiais. Se as blueprints ficarem um pouco escuras na viewport (isso costuma ocorrer em alguns drivers de placa de vídeo), acesse o material, entre no canal Diffuse Color e, no rollout Coordinates, desmarque a caixa Tile para U e para V. Faça isso nos dois materiais.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138072

Últimos membros registrados: Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom.

Usuário(s) on-line na última hora: 507, sendo 15 membro(s) e 492 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Alessandro.Marcos, Ronaldo, Eduardo Ramos, claro_lima, Hot, Gabriel.C, Max Idalgo, Duda, Danielreis, Thiago Couto, Eber.Silva, Felipe Duarte, Henrique Ribeiro, Fabrício.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.