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Mapeamento para impressão de miniatura

Por: Kl3b3r  

Em: 27/01/2014 11:28

Bom dia, acompanho o site 3D1 faz um tempinho, e aprendi muita coisa aqui com vocês.
Gostaria de pedir uma ajuda sobre uma coisa que não estou conseguindo fazer direito.

Quero fazer uma miniatura de balões (Fig.01) coloridos e desenhados e gostaria de saber se existe algum jeito de criar o mapa do objeto (Fig.02 e 03) em um formato determinado (No caso no formato da imagem colorida ao lado direito do objeto) e se teria como explodir esse objeto para ficar igual a figura (Fig.04 e 05).

Obs: (Fig.04 e 05) não consegui fazer ficarem assim, é só um exemplo de como eu gostaria que ficasse.

Muito obrigado desde já. ^^
planificação é um assunto muito complicado hein... uma vez eu consegui fazer uma planificação de uma espada de kungfu para um trabalho artesanal de ouriversaria , mas acabei utilizando um programa técnico, no caso o Revit, para gerar as planificações a partir do 3D digitalizado dentro do 3ds Max. Como eu tinha pressa, não perdi muito tempo tentando. Modelei todo no 3dmax e mandei o 3D pra começar a planificar as faces. A sorte que o modelo era todo facetado e bem geométrico.

Fiz as medições e fui gerando o mapa de planificação, pois precisava gerar os recortes das chapas metálicas, e mostrar isso tudo com dimensões por extenso. Fazer cotas no 3dsmax acho meio complicado. Poderia até ter feito todas planificações no max. Mas com certeza exportaria os shapes em 2D pra cotar em um programa tipo AutoCAD ou Revit.

Assim que preparar melhor o material, eu publico pra você dar uma conferida. Mas se tem pressa, o caminho é parecido com isso que está fazendo. Terá que fazer o modelo, colocar a estampa, depois dar um jeito de digitalizar isso em 2D, com a malha \"real\" aberta, e não a malha simulada do Unwrap Uvw. Minha dificuldade na época foi essa, pois achei que ia conseguir resolver bem, exportando a partir do Unwrap UVW e só colocando as medidas direto no Photoshop. Mas estava impreciso e precisava fazer ajustes de espessura de corte.
Complicadinho a coisa ae, pensei que o Pelt do Unwrap UVW resolvesse mas nao é tao simples assim.
Se conseguir resolver posta o resultado pra gente ver como ficou.
O pelt mapping é bom para facilitar a abertura da malha, mas como eu falei, lá no Unwrap ele vai ter tanto trabalho pra talvez manter a escala do objeto, que ao juntar tudo, sempre vai ter uma parte que pode ficar fora. Assim quando ele for abrir, ele conseguirá uma proporção artística, mas com precisão de projeto, não sei se seria fácil. Talvez alguém saiba como utilizar o Unwrap e juntamente com o pelt mapping conseguir isso de maneira mais direta.

Eu não tentei quando precisei por falta de tempo, mas pode ser uma saída mais rápida. Depois eu tento nesse experimento que tenho só pra ver o que posso falar.

planificação sempre subentende-se que é para fabricar algo, seja de papel no estilo maquete ou protótipo em uma diversidade de materiais.
De imediato achei que o Pelt atravez de IDs pudesse ser uma solucao, mas to vendo pela sua explicacao que é bem mais complexo e entendi a questao do acerto das partes, é complicadinho mesmo.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

Kl3b3r: oi Kl3b3r!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE E QUE GOSTE MUITO!! Os nossos amigos e colaboradores \"alysson\" e \"JoaoFreitas\" já te deram ótimas dicas para você resolver o seu pequeno problema.

Só gostaria de acrescentar algumas coisas a mais. Essa modelagem desse balão é super simples.

Com a ferramenta de \"revolve surface\" do Autocad, ou então com o modificador \"Lathe\" do 3ds Max, você modela tranquilamente esse balãozinho, ou usando a ótima ferramenta de \"Revolve\" do Maya, você praticamente modela esse balão de olhos fechados. =]

Realmente o seu grande desafio mesmo é planificar esta malha 3d desse balão, para que depois você possa pintá-lo em algum software de edição/ composição de imagens.

O problema da sua pintura, \"Kl3b3r\", é porque ela ( pintura do balão ) é geométrica, e você vai precisar desenhar os shapes da sua geometria em escala correta, como bem indagou o nosso amigo e colaborador \"alysson\". ^^

Posso te dar uma dica, \"Kl3b3r\". Por que você não pinta esses shapes 2d usando o Autocad, ou mesmo o Revit Architecture?? Porque usando as ótimas ferramentas do Autocad, você conseguiria trabquilamente modelar em \"2D\" todos os shapes coloridos que você postou na sua 1a. mensagem.

Uma ótima saída para você gerar a sua malha 3d, seria usar as ferramentas de \"unwrapp\" mesmo do 3ds Max, só que pra isso você terá que cortar a malha do balãozinho com a ferramenta \"cut\", para só depois usar o planificar a malha 3d com o \"unwrapp\".

Eu prefiro muito mais usar o ótimo plugin chamado \"Unwrella\" vs. 2.0 pro 3ds Max 2013, pois este maravilhoso plugin, já abre a malha perfeitinha para você com apenar um clique no botão \"Unwrella\". ^^

** Olha aqui a malha do balãozinho aberta com o uso da ótima ferramenta do \"Unwrella\".

https://imageshack.com/i/nfn1yhj

Ou então você poderia usar o fabuloso \"Z-Brush\" ou \"Mudbox\" e abrir a malha do seu balão 3d usando a ferramenta de UV master do Z-Brush, tudo bem??

Olha este vídeo aqui, por gentileza:

http://www.youtube.com/watch?v=bpiDHCnzdes ( UV Master - Unwrap with Polygroups [2 of 5]. )

Neste caso pra pintar esses shapes 2D, você pode usar ou o Autocad, usando as ferramentas de image raster para importar imagens .jpg para dentro do Autocad, pode usar as ferramentas do Revit Architecture pra desenhar também esses shapes \"2D\".

Porém um ótimo software bem robusto para você desenhar essas shapes 2D coloridas e depois exportar pra .jpg para dentro do Photoshop, é o Adobe Illustrator CS 6.0 ou o CC ( creative cloud- versão mais nova. ), usando a ferramenta \"Shape Builder Tool.\"

Olha estes vídeos aqui, por gentileza ( Adobe Illustrator ):

http://tv.adobe.com/watch/learn-illustrator-cs5/creating-complex-art-with-the-shape-builder-tool-/

http://www.youtube.com/watch?v=J551Tz0pJwE ( Illustrator CC tutorial: Working with the Shape Builder tool | )

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Se você quiser, Kl3b3r:, pode me mandar pro meu e-mail, o seu arquivo 3d original e eu abro a malha 3d do seu balão e te mando só a malha 3d dele planificada com o formato .tga e .tiff, tudo bem??

Espero que dê tudo certo.

Boa sorte.

Forte abraço e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...






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