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Substituir o VrayDirt no Mental-ray

Por: Joao  

Em: 27/01/2014 22:13

Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos.

JoaoFreitas: oi João!! tudo bem?? Essa sua pergunta é muito interessante e muito legal também, pois realmente os artistas gráficos que estão acostumados a fazer maquetes eletrônicas para as áreas de \"Arquitetura e Urbanismo\", \"Engenharia\", gostam de fazer tudo muito limpo, perfeito e sem nenhuma coisa imperfeita e quebrada. ^^

O que está certo, pois é natural que o mercado de \"Arquitetura e Urbanismo\" e \"Engenharia\" peçam maquetes limpas e perfeitas, até para alavancar as vendas do empreendimento, seja ele residencial, corporativo ou comercial.

Fazer materiais sujos depende de inúmeros fatores, e o nosso amigo e colaborador \"ScreamingFox\" já abriu a \"porta da imaginação\" e deu mais uma vez, uma maravilhosa dica. =]

Para fazer texturas sujas, existe uma série de técnicas das mais diversas e diferentes possíveis.

Pode fazer usando mapas de \"ambient occlusion\", usando \"surface shaders\" e colocando imagens de texturas sujas nos seus devidos canais.

Pode usar materiais do tipo \"blend\", fazendo um \"mix\" ( mistura ) de mapas \"diffuse\" e de \"dirty\" ( sujeira ) também.

Gostaria de deixar aqui neste tópico, alguns links bem interessantes para se fazer materiais sujos ( dirty ) com o uso de shaders do Mental Ray do 3ds Max. ^^

1.0- http://www.maxunderground.com/archives/mututorials/creating_procedural_dirt_in_3sd_max_with_mental_ray ( Creating procedural dirt in 3DS Max with Mental Ray. )

OBS.: No site do \"maxunderground\", há um shader pro Mental Ray chamado: \"dirtmap\" ( Dirtmap.dll e o Dirtmap.mi para fazerem o download ).

Falta adicionar as seguintes linhas no GUI do shader \"dirtmap\" do Mental Ray: \"link ?dirtmap.dll? mi ?dirtmap.mi\".

O shader do \"dirtmap.dll\" deve ser baixado do site, copiado e colado neste diretório do 3ds Max -->>
C:\\ProgramFiles_\\Autodesk_\\3dsMax2012_\\mentalimages_\\shaders_3rdparty_\\mentalray_\\shaders_\\Dirtmap.dll

O shader \"dirtmap.mi\" deve ser baixado do site, copiado e colado neste diretório do 3ds Max -->>
C:\\ProgramFiles_\\Autodesk_\\3dsMax2012_\\mentalimages_\\shaders_3rdparty_\\mentalray_\\include_\\Dirtmap.mi

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2.0- http://www.youtube.com/watch?v=FNLad4_ubM4 ( 3ds Max: Using Ambient Occlusion passes for dirt | lynda.com. )

3.0- http://www.youtube.com/watch?v=FOB8CbTZbiM ( Overlaying textures, decals, dirt maps, and graffiti in 3DS Max 2013. )

4.0- http://www.enrichpro.com/en/richdirt/index.html ( Plugin richdirt- 3ds Max )

**RichDirt: é uma maneira rápida e fácil de enriquecer os seus renderings, adicionando efeitos simples e avançados de sujeira e dar-lhes uma aparência dramaticamente real.

Agora você pode envelhecer suas superfícies 3D e dar-lhes um olhar real de superfícies manchadas apenas com forma de poeira, chuva e fluxos de água, afetando a aparência dos edifícios reais.

4.1- https://imageshack.com/i/0hhc2uj ( Prédio com mapa de ambient occlusion. )

4.2- https://imageshack.com/i/fv1gvuj ( Prédio com mapa de dirty_sujeira. )


5.0- Como a idade afeta os materiais:

https://imageshack.com/i/0ad1zej

** dirty and grime -->> poeira e sujeira.
** patina -->> pátina
** dust -->> poeira
** moss/ algae -->> musgo / algas
** leaks -->> vazamentos
** splashes -->> salpicos
** fading -->> desbotamento
** smears/ smudges -->> esfregaços / manchas
** surface damage -->> danos na superfície
** scratches -->> arranhões
** chips -->> microplaquetas
** edge damage -->> danos nas bordas
** distortion -->> distorção


6.0- Tutorial de criação de sujeiras- mapas:

http://www.tutorialized.com/tutorial/3dsmax-Vray-Dirtmap-Tutorial/26046

** My workflow ( técnica que os americanos usam. )

https://imageshack.com/i/f2wslkj

7.0- Ambient occlusion:

https://imageshack.com/i/0vkbeij

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Espero ter ajudado de alguma forma, João.

Forte abraço e sucesso.

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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...







Nossa Danilo, beleza cara! Se eu nao aprender agora nao aprendo nunca mais rsrsr.

Valeu mesmo Danilo muito obrigado vou ver com calma esses videos.
Caramba Danilo, um belo material para estudos mesmo, vou aproveitar essa generosidade para aprender tambem!!

Valeu!!
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!!

JoaoFreitas: oi João!! tudo bem?? Peguei a cena teste ( página 4 ) do autor: Stig Atle Steffensen que está disponível para download, junto com os shaders \"dirtmap.dll\" + \"dirtmap.mi\" ( os shaders estão na página 1 ) e vou \"upar\" o arquivo pra vocês estudarem \"dirty\" map.

IMPORTANTE.: Aqui está o arquivo do 3ds Max ( autor: Stig Atle Steffensen ) comprimido em .rar -->>

https://mega.co.nz/#!B8M0CQpD!-xxPTAKO-IKo0lvjgA3ZWJT2zTw2rLl_AqJ5_lpgfio ( É só clicarem no link pra baixar o arquivo do 3ds Max com \"dirty map\". ) =]

** Algumas imagens da tela do 3ds Max para vocês verem as configurações da cena 3d:

1.0- https://imageshack.com/i/mw4qvuj

2.0- https://imageshack.com/i/171la7j

3.0- https://imageshack.com/i/0y55oqj

4.0- https://imageshack.com/i/mwaosxj

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** Imagem final:

https://imageshack.com/i/f7nmixj

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Espero ter ajudado de alguma forma, João.

Forte abraço e sucesso.

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Helio Lima: oi Hélio!! tudo bem?? Muito obrigado pelas palavras, fico feliz que os sites tenham o ajudado de alguma forma.

O que precisar e eu souber sobre Computação Gráfica, poderá sempre contar com minha ajuda e apoio, tudo bem?? ^^

Boa sorte e bons estudos.

Forte abraço e sucesso.

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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...




Perfeito Danilo!
Cara muitissimo obrigado, esses shaders vao ajudar em muita coisa nao so nesse modelo mas em muito mais coisas valeu mesmo brother!
To vendo aqui o resultado é uma beleza! Hoje nao digo nada to esgotado mas amanha eu pego pra ver.

Abraços!
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!!

JoaoFreitas: oi João!! tudo bem?? Obrigado pelas palavras, espero que os vídeos tutoriais sobre dirty map do 3ds Max + shader \"dirtymap\" do Mental Ray do 3ds Max, te ajudem a criar objetos mais bem \"desgastados\".

Como sempre falo nem sempre o nosso objetivo como artista gráfico, é criar objetos muito limpos, perfeitos. Às vezes, gostamos de criar objetos sujos, enferrujados, desgastados, quebrados, danificados, com lama, poeira, teias de aranha e muito mais.

** Aqui está o link pra você baixar o shader do \"dirtymap\" pro 3ds Max ( Mental Ray render. ) -->>

http://www.maxunderground.com/archives/mututorials/creating_procedural_dirt_in_3sd_max_with_mental_ray

** Aqui está o link pra você baixar a cena 3d pro 3ds Max com os materiais enferrujados. ( Mental Ray render. ) -->>

https://mega.co.nz/#!B8M0CQpD!-xxPTAKO-IKo0lvjgA3ZWJT2zTw2rLl_AqJ5_lpgfio ( É só clicar no link pra baixar o arquivo do 3ds Max. ) =]

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Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços e sucesso, João.

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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...


Instalei o shader e editei o arquivo mas acho que ele nao serve no 2013 Danilo.
Procurei alguma coisa no site mas nao achei.

Quando e se voce souber de alguma coisa da um alo. Achei muito interessante infelizmente nao roda no 2013.

De qualquer forma muito agradecido pela sua disposicao sempre!
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

JoaoFreitas: oi João!! tudo bem?? Este shader serve sim pro 3ds Max 2013, pois a imagem que eu renderizei lá em cima, foi direto do \"download\" do autor: \"Stig Atle Steffensen\" do site do max underground. =]

Você tem que baixar o shader \".mi\" e o \".dll\" e jogar cada um específico nestas pastas aqui do seu 3ds Max:

O shader do \"dirtmap.dll\" deve ser baixado do site, copiado e colado neste diretório do 3ds Max -->>

**C:ProgramFiles_Autodesk_3dsMax2012_mentalimages_shaders_3rdparty_mentalray_shaders_Dirtmap.dll

** O shader \"dirtmap.mi\" deve ser baixado do site, copiado e colado neste diretório do 3ds Max -->>

C:ProgramFiles_Autodesk_3dsMax2012_mentalimages_shaders_3rdparty_mentalray_include_Dirtmap.mi

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Se você quiser, pode colocar os shaders também nesta pasta aqui, pois os meus estão exatamente nesta pasta aqui:

** https://imageshack.com/i/0n74w7j ( dirtmap.mi. )

** https://imageshack.com/i/5bt67wj ( dirtmap.dll. )

Depois basta abrir o 3ds Max normalmente que o shader \"dirtmap\" estará instalado, tudo bem??

** Para os interessados que usam o Maya 2014/ 2013 ou versão inferior, há um ótimo tutorial no site da \"tutsplus\" que fala sobre como criar um realístico couro velho pra vestir um sofá. Bem legal e interessante este tutorial. ^^

http://cg.tutsplus.com/tutorials/autodesk-maya/how-to-create-a-realistic-looking-dirt-layer-using-maya-transfer-maps/

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Olha aqui João, o shader \"dirtmap\" instalado no 3ds Max 2013:

1.0- https://imageshack.com/i/nmlizpj

2.0- https://imageshack.com/i/m9rx3aj

IMPORTANTE.: O autor disse pra alterar o texto da \"GUI\" do shader \"dirtmap.mi\", mas quando eu alterei acabou dando erro na hora do Mental Ray abrir o shader no 3ds Max.

Ai eu baixei o shader \"dirtmap.mi\" novamente pelo site do \"maxunderground\" que eu postei lá em cima e NÃO alterei mais nada no shader.

Só joguei o mesmp ( shader \"dirtmap\" ) dentro das pastas do diretório do 3ds Max que coloquei lá em cima e deu certo. ^^

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Espero ter ajudado de alguma forma, João.

Boa sorte.

Forte abraço e sucesso.

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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...













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