Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RHD3sign   Rio de Janeiro
Juarez   Parauapebas - PA
Jean Carlos Flores   SC - Florianópolis - SC
ViniciusMarinho   Maringá - PR
dallest91   Porto Alegre - RS - RS

Portfólios Ver Mais

batboy   São Paulo - AC
Pedro Nobre   Rio Claro - São Paulo
atylla   RN - PA

Como calcular a rotação de uma roda sobre um piso?

Por: rogeriodec  

Em: 28/01/2014 18:52

Tenho usado o Wire Parameters para rotacionar uma roda sobre um piso. Ocorre que tenho que ajustar manualmente o cálculo do Y_Rotation dentro do Wire Parameters para que a roda gire de forma correta em relação ao chão: Ex: Y_Rotation / 125.
Gostaria de saber se existe alguma forma ou cálculo que permite que a roda gire de forma absolutamente correta em relação ao piso?
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

rogeriodec: oi Rogério!! tudo bem?? Para rotacionar objetos 3d com o uso do wire parameters, realmente é meio chato, porque requer o uso de expressões matemáticas, cálculos usando pi, graus e radianos também.

O mais chato é quando tem que converter expressões de \"graus\" pra \"radianos\" e vice-versa. ^^

Há alguns ótimos vídeos tutoriais sobre Wire parameters, custom attributes, wire com sistema de \"nodes\" que poderão te ajudar demais.

Separei alguns vídeos que irão te ajudar a usar um pouco melhor o \"Wire parameters\" do 3ds Max.

http://www.youtube.com/watch?v=LVbmcq0cwIw ( Wire Parameters Tutorial (Rig Gear Ratios) )

http://www.youtube.com/watch?v=ytW9dyEtxqc ( Using Custom Attributes & Wiring - Part 1 )

http://www.youtube.com/watch?v=fFNUl0XPkBs ( Using Custom Attributes & Wiring - Part 2 )

http://www.youtube.com/watch?v=aZmwGoG38t0 ( Using Custom Attributes & Wiring - Part 3 )

http://www.youtube.com/watch?v=JeoyENwy988 ( Tutorial - Rig of mechanical chain - Part 1 )

http://www.youtube.com/watch?v=UTWCt2yYwIc ( Tutorial - Rig of mechanical chain - Part 2 )

======================================================================================

Espero ter ajudado de alguma forma, Rogério.

Boa sorte.

Abraços e sucesso.

A fórmula de perímetro (2 * PI * Raio) não funcionou.
Sabem se há uma fórmula que possa resolver essa rotação de forma automática?
DESCOBRI!!
O cálculo correto para girar uma roda de forma perfeita de acordo com o deslocamento X (ou seja, uma roda sobre o piso):

X_POSITION / raio do círculo

onde x_position é a variável de um objeto que \"puxará\" a roda.

Num exemplo:
1) Na view FRONT, crie um Cilindro de radius 30 e height 10 (por exemplo, o que vale é o radius)
2) Crie um dummy (ou qualquer outro objeto) que puxará a roda, ao lado
3) Ligue o cilindro ao dummy
4) Selecione o cilindro, pressione Ctrl+5 (Animation -> Wire Parameters), escolha Transform -> Rotation -> Z_Rotation
5) Ligue ao dummy e selecione Transform -> Position -> x_position
6) Na tela do Wire Parameters, selecione a seta para esquerda, para que o Master seja o Dummy
7) Em Expression (parte esquerda), coloque a fórmula: -x_position / 30 (30 é o raio do cilindro)
8) Conecte e mova o dummy no eixo X

Pronto! O cilindro rodará de forma perfeita, respeitando o piso!
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

rogeriodec: oi Rogério!! tudo bem?? Parabéns pelo seu esforço, estudos e por ter descoberto a expressão matemática que calcula a rotação de uma \"roda\" no piso, respeitando o chão.

Você descobriu essa fórmula pela tentativa? Ou viu um outro tutorial, ou outro vídeo com essa expressão matemática?? Manda notícias.

Parabéns, \"Rogério\".

Abraços e sucesso.

Comecei a analisar quantos graus eram jogados como rotação no cilindro a cada unidade X que era avançada no dummy. Percebi que o resultado era exatamente o raio do cilindro. Daí o resultado x_position / raio...
Às vezes as coisas são mais simples do que imaginamos [:D]

P.S: Se acharem interessante que isto figure na seção de tutoriais, preparo algo mais elaborado.
Prezado Rogeriodec

Eu estava para escrever, dando uma dica , mas acabei aprendendo com você. A sua técnica é melhor que a minha.
Vivendo e aprendendo . Essa é a lição.
Obrigado
Roberlane
Roberlane
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

rogeriodec: oi Rogério!! tudo bem?? Parabéns pelos seus estudos e pelas suas tentativas. Com certeza iria ser um grande \"favor\" e \"gentileza\" que você iria fazer à 3d1, postando um pequeno \"making of\" de como usar os parâmetros de \"wire parameters\" com o uso de expressions. ( expressões matemáticas. )

Obrigado pela disponibilidade e principalmente pela sua ótima \"iniciativa\" em querer postar um pequeno \"making of\" de como usar os parâmetros de \"wire parameters\" no 3ds Max. ^^

Parabéns pelos seus estudos, \"Rogério\".

Abraços e sucesso.

A expressão matemática da relação entre uma roda e o quanto de espaço o centro dela se desloca no decurso de 1 completo diametro é das mais simples.. É tipo uma parada meio q diametro vezes Pi..

Sugiro fazer com Expression Controller quando for usar expressões matemáticas, q aí vc pode também vincular com outras coisas como por exemplo um parametro num Attribute Holder q vc criou e tal.. (vai poder controlar a intensidade e velocidade de coisas e tal..)

Pior q eu tinha 2 videos exatamente sobre isso aí.. Um inclusive era pra girar de acordo com splines de maneira a que dá pra fazer inumeras outras coisas como por exemplo o movimento ciclico de andar de bipedes e quadrúpedes.. Tudo isso alem de splines, baseado em formulas primariamente trigonométricas.. Tive que tirar esses videos pq o Youtube disse que a Capcom tinha o direito das trilhas sonoras que eu usei (o que não é nada verdade!!! usei inclusive musicas indianas e Noel Rosa!!).. XDD..

As vezes a gente vê atravez das coisas, aprendemos a fazer isso meio que sem querer e na maioria das vezes isso ajuda.. Mas o Pí é uma das coisas mais presentes na criação... Lembrei agora q inclusive eu tinha uma briza que o OM em sanscrito queria dizer 3.14 XDD (o primeiro caractere do OM é o numero 3, e um dos traços pode ser usado como virgula, outro dos traços pode ser usado como 1.. e o 4 indiano n lembro como é XDDD), tive essa briza pq tinha lido acho q nos Vedas que o OM estava em \'ressoava por toda a criação\'.. e as relações do Pí também são fortemente presentes em toda a criação... De maneira basica, tudo que é \'ciclico\' tem forte relação com o Pí...

Tem uma imagem muito show do Wikipedia que mostra de maneira bastante didática a relação do Pí:

Então.. Cria um objeto controlador com Attribute Holder, e usa o Expression Controller, e se lembra das formulas \'classicas\' do pi, q elas funcionam bem até.. :)..

Ah.. né.. um acho q não tem nem trilha sonora.. mas mexe com expressions também.. é esse aqui.. pior q é um rig sem muita profundidade.. mas é o que a Capcom poupou heuhueuheuhuehueu.... Mas aí.. como eu dava um som...conheço umas bandas XD.. quando eu tiver melhorzinho no 3d vou pedir versoes instrumentais pra eles pra por nos meus videos assim a Capcom não vai ter como reclamar XDD...

Enfim.. esse video aqui mostra o uso de algumas expressões \'senóides\' (baseado no conceito do Seno) pra gerar oscilações..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138070

Últimos membros registrados: mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026.

Usuário(s) on-line na última hora: 468, sendo 10 membro(s) e 458 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Max Idalgo, Rodrigo, Carla Franco, Eduardo Ramos, Frederico Wagner N. R., Ronaldo, Willmitnick, marcelo de moraes, Luis Antonio, Thiago Couto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.