Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!
carvalho: oi Carvalho!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE E QUE GOSTE MUITO!! Que bom saber que está entrando no mundo 3d da Computação Gráfica.
Tenho certeza plena e absoluta que você está em um dos maiores sites de Computação Gráfica da América Latina, a \"3d1\".
Com relação aos softwares 3d, você pode usar o que mais gosta e necessita. O 3ds Max é um ótimo e maravilhoso software 3d, muito usado em animação, VFX ( efeitos especiais ), vinhetas, comerciais, maquete eletrônica, motion graphics...etc.
O Blender 3d deve ser um ótimo software 3d, nunca o usei, pois já uso vários softwares 3d da linha \"Autodesk\" e me sinto muito confortável e bastante satisfeito usando os softwares da Autodesk.
Acho que a grande vantagem do Blender em relação aos robustos softwares da Autodesk, é porque o Blender é \"open source\" ( gratuito ) e é muito bom para quem quer trabalhar e entrar de vez no mundo da Computação Gráfica, sem gastar tanto dinheiro. ^^
** Uma outra coisa legal do Blender Cycles que vejo e pesquiso na internet, é a integração do Blender com o render V-Ray-->> https://www.vray.com/vray_for_blender/
A grande vantagem do 3ds Max é que há vários e maravilhosos scripts pra ele, que são muito robustos e bem poderosos.
Há vários renderizadores pro 3ds Max super poderosos, e o Mental Ray render que é o render nativo do 3ds Max, é muito poderoso, super completo e bem realista.
Se bem que dizem que o render nativo do Blender é muito bom também. =]
Você pode usar e aprender os dois softwares 3d,\"carvalho\".
Aprenda os dois softwares 3d e mais outros também, e use-os qual você achar melhor, dependendo do tipo de \"trabalho\" que você for fazer.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Boa sorte.
Abraços e sucesso.