Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!
prgdesign: oi prgdesign!! tudo bem?? Para exportar a sua malha 3d do seu software 3d favorito pro Z-Brush, pode ser pelo uso do \"GoZ\" ou exportar o seu modelo 3d em formato .\"OBJ\".
Quando você vai exportar a sua malha 3d feita no seu software 3d favorito pro Z-Brush, você deve sempre deixar a sua malha \"low poly\". ( menor quantidade de polígonos possíveis )
Para exportar a sua malha 3d, por exemplo, do 3ds Max pro Z-Brush, se o seu modelo 3d tiver um modificador \"turbosmooth\" ou \"meshsmooth\" nele, antes de exportar o seu modelo 3d pro Z-Brush, você clica na lâmpada do modificador \"turbosmooth\" ou \"meshsmooth\" do 3ds Max, deixando a sua lâmpada desligada. ( modificador \"turbosmooth\" )
Clicando na lâmpada do \"turbosmooth\" do seu modelo 3d no 3ds Max, automaticamente você o deixa low polygon. ( menor quantidade de polígonos possíveis )
Porque quando sua malha 3d ( low poly ou low polygon ) tiver sido exportada pro Z-Brush, você vai adicionar as subdivisões ( ctrl+D ) na sua malha 3d direto pela viewport do Z-Brush.
Se você quiser, antes de você fazer os detalhes de escultura na sua malha 3d, você deve abrir a sua malha 3d, com o recurso de UV master do Z-Brush. Depois que você fizer todos os detalhes de escultura na sua malha 3d no Z-Brush, ai você deixa o seu modelo 3d \"low poly\" novamente no Z-Brush, clicando no \"subdivision levels=1,00\", ai você pode salver todos os mapas ( displacement, vector displacement, cavity, normal map, ambient occlusion ), acessando a aba superior do Z-Brush chamada \"Zplugin\" >> Multi map exporter >> Create all maps ( criar todos os mapas )
Você pode pintar o seu modelo 3d direto no Z-Brush, ou então abrir a sua malha 3d com a ferramenta de \"UV master\" do Z-Brush e exportar a sua malha 3d planificada pro Photoshop e/ou Gimp, para pintar a sua malha 3d.
Depois que sua malha 3d estiver feita os detalhes finos de escultura, ai você antes de exportar a sua malha 3d do Z-Brush para o 3ds Max, clica no \"subdivision level\" do ZBrush, e coloca 1,00, para deixar sua malha low poly.
Você deve exportar sua malha 3d do Z-Brush pro 3ds Max com o \"subdivision level= 1,00\" do ZBrush. Pronto.
Ai fica um pensamento e questão, sim, e os meus detalhes de escultura que foram feitos no Z-Brush não apareceram no 3ds Max? Ai é que você usa o recurso do \"Zplugin\" >> Multi map exporter >> Create all maps ( criar todos os mapas ) do ZBrush.
Veja estes vídeos aqui que mostram o processo entre o 3ds Max para ZBrush, gerando a \"Retopologia\" e \"normal map\".
1.0- http://www.youtube.com/watch?v=xiGzQp4sqvE ( 3Ds Max to ZBrush Retopology and normal map pipeline )
2.0- http://www.youtube.com/watch?v=X8yKb5MBKqc ( Exporting Textures out of Zbrush )
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Espero ter ajudado de alguma forma, prgdesign:
Boa sorte.
Abraços e sucesso.
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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...