Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!
rogeriodec: oi Rogério!! tudo bem?? Esta imagem em anexo não é de minha autoria. Esta imagem que anexei em meu post anterior, é de um tutorial de um artista gráfico que usa o FumeFX + V-Ray render. ^^
Interessante saber este problema do render V-Ray com o FumeFX na geração de sombras. Tente ativar GI do V-Ray render para ver se resolve o problema.
O G.I ( global illumination ) seria ideal para estes efeitos de qualquer maneira para iluminar uma cena, especialmente se você está lidando com luzes específicas do V-Ray render.
Tenta usar/ ativar o GI do seu render V-Ray. Se você já tiver ativado/ habilitado o GI ( global illumination ) do render V-Ray, desconsidere o que falei anteriormente.
Se o problema de sombras persistir usando o render V-Ray, vai ser o jeito você compor o efeito com outro renderizador que suporta sombras usando o FumeFX, como o renderizador padrão do 3ds Max: scanline default.
Um dos grandes problemas em fazer efeitos especiais em 3d, é a falta de compatibilidade de recursos e ferramentas 3d gráficas de um determinado software 3d, com um renderizador de terceiro, que não vem instalado por padrão no software 3d.
Mas graças a Deus que a Autodesk ainda não comprou o render V-Ray. No dia em que a Autodesk comprar o renderizador V-Ray, ela ( Autodesk ) vai acabar com este super renderizador, assim como acabou com o SoftImage. ( antigo SoftImage XSI )
Boa sorte, \"Rogério\".
Abraços e sucesso.
______________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...