Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Millow   São Paulo - AC
Rafaelm   Rio Claro - SP - AC
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
ti_roc   Mauá, SP - AC

Portfólios Ver Mais

mse   Novo Hamburgo
Menezes Neto   Campina Grande - PB
pamps   sbc - SP

Problema com o Pro Boolean.

Por: tK  

Em: 26/03/2014 20:46

Boa noite, estou com um problema relacionado ao Pro Boolean, ou talvez à forma com que eu esteja fazendo a peça. Estou modelando o meu computador, tanto para aprendizado ( sou iniciante com o Max ), tanto quanto para a cena que estou produzindo. Porém, o meu gabinete possui centenas de furos na parte frontal, e eu estou fazendo ela com o Pro Boolean, então as baias ficaram cada uma em torno de 650 furos, e a outra parte furada com 2600 furos, e selecionar tudo isso na mão para cortar é realmente cansativo. Porém, nessa última peça cheguei aos 1700~ furos, e o cálculo de cada furo agora demora muuuito, tanto que estou fazendo com a opção de update no manual. Assim, pergunto:

- Existe uma forma de selecionar mais de um objeto para a operação do Pro Boolean ? Ou tem que ser um por um ?

- Estou fazendo certo em utilizar o Pro Boolean ou existe outro modo mais fácil, rápido e \"correto\" ?

Aqui está uma imagem do meu gabinete para terem noção. Se necessário postarei a imagem do modelo em andamento.

Muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
Via de regra, eu não recomendo usar booleanos sem ser no Groboto hehe. Pra mim, \'o mais normal\' nesse caso seria usar um mapa de opacidade..

Se vc tá usando cilindros pra furar, talvez ao invés de furar um a um vc pode transformar todos os cilindros num só objeto antes de usar o proboolean..

Se o seu objeto é \'sólido\', vc pode também definir o lugar desses furos pelos vertices, conforme vc modela, e então usar chamfer nos vertices e bridge nos polys resultantes.. Caso não seja solido, dá pra fazer a mesma coisa e então deletar as faces resultantes...

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Eu pensei em transformar todos em apenas um objeto, porém acredito que na hora do cálculo meu computador iria dar problema. Pensei também em definir o lugar dos furos pelos vértices, com o chamfer e o bridge, mas seria um pouco complicado para alinhar os furos, acredito eu.

Daqui a pouco posto a imagem do Max para ver.

Muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
Quando tenho que usar o boolean eu sempre atacho quando é mais que um objeto a ser extraído. As vezes uso o boelean ou o probolean, um do dois dá certo...ou não.
se quiser só modelar, mas sem necessidade, depois, de tranformar em malha EDITABLE POLY, tu pode fazer utilizando SHAPES

exemplo:

insira na VIEWPORT um RETANGULO,
depois insira um CIRCULO dentro desse RETANGULO,
faça cópias do CIRCULO até cobrir todo o RETANGULO,
converte alguma dessas SHAPES para EDITABLE SPLINE e use o ATACH para manter todas as SHAPES como um só objeto.
agora aplique o modificador EXTRUDE e aumente o seu valor.

mais fácil do que ficar se matando com BOOLEAN & CIA
Verdade New, esqueci totalmente disso ! Tenho prestado bastante atenção em utilizar as Splines para diminuir o tempo de criação e aumentar a facilidade, mas confesso que não havia pensado nisso para este modelo - sendo que já fiz prática semelhante para outras coisas.

Muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
kkkkkkkkk, BOOLEAN e CIA rachei aqui new, ja usei de todo jeito, boolean, proboolean, vertices, com shapes vazados como disse o new, dependendo da malha e a suavizacao, hoje faço tudo com vertices como explicou o ScreamingFox, é um processo mais consistente mais seguro e voce pode fazer em qualquer momento da modelagem em qualquer malha, claro desde que esteja em lowpoly, o unico problema é que esse metodo sempre exige aplicar o turbo, mas ate ai td bem, sempre se sabe quando vai ser aplicado.

Acho que o ideal é voce testar todos os metodos e praticar, assim vai sempre saber qual metodo ficara melhor em determinada situacao. Mas estamos falando de furos, buracos salientes bem visiveis e tal, pra o caso desse pc o mais correto é usar um mapa, criar esse mapa de opcacidade no PS, vai ficar mais convincente, acho ate inviavel modelar.

Aí está: minhas habilidades com o Photoshop são, digamos, muito básicas hehe

Não tenho a menor idéia de como se faz pra criar um normal map, um displacement map, um de opacidade... Tenho que aprender isso ainda...

Vou tentar fazer em lines e retornarei assim que estiver pronto, o resultado.

Abraços,

// Tukith
Da uma olhada nessa imagem, ve ajuda pra criar seu mapa, fiz ele com dois planes.
Se interessar fazer um, posso criar um video explicando.
O pc tem as linhas cruzadas na diagonal, talvez pode conseguir isso com as linha, porem vai ficar bem mais pesado o arquivo, linhas pesam bastante.
tu pode criar normal map e as outras texturas com o crazy bump a partir da textura original.
na verdade qualquer outra textura tu pode criar no photoshop mesmo a partir da textura original (somente normal bump que não - a não ser que vc o faça por meio do plugin da nvidia). É só tirar a saturação da textura e indo regulando o seu contrast.

para bump é preciso contrast um pouco maior
para reflexo e glossyness já com contrast menor
displacement normalmente com contrast mediano e deixe a textura um pouco desfocada (borrada).

sobre o BOOLEAN acho melhor se vc já começar a fazer de uma forma, manualmente, e que irá dar certo do que tentar com BOOLEAN. MAs se vc usar BOOLEAN e der certo, boa! É isso aí!

eu prefiro não usar BOOLEAN, mas se tu usa e deu certo é isso o que importa.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710605.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 571, sendo 23 membro(s) e 548 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Carlos E. Nogueira, geotaltal, rafa.carvalho, JMDesign, Danielreis, Henrique Ribeiro, Eduardo Ramos, Felipe Duarte, Duda, th3one, Ale Marques, Vladis, Renatto, Esdras, David Rodney, nandao, Rodrigo, Baldo, Nuno, magster, Thiago, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.