Olá Marilene,
Como o Uel Winner disse, vai depender muito do estilo da animação. Se for cartoon (tipo filmes de animação Pixar/Dreamwork), o ideal é animar na mão. Sim, estou falando sério. Animadores profissionais estudam anos e anos para isso: animar tudo (ou quase tudo) na mão. Veja o exemplo da capa do Drácula do filme de animação Hotel Transylvania, onde cada esfera verde é um controle de rigging para a capa.
http://1.bp.blogspot.com/-_mKpyIODi3M/UGT8V90591I/AAAAAAAAAIw/Bmh9Ab46PlE/s1600/265687_420017708045298_2053693433_o.jpg
Já se a animação for estilizada (tipo abertura de games Blizzard/Blur), o mais recomendado é simular com cloth e depois fazer os ajustes finos na mão com modificadores do tipo FFD, Lattice, entre outros. Alguns estúdios de animação estilizada fazem dessa forma.
Já se a animação for realista (sequência para efeitos visuais de cinema), o mais indicado é simular tudo, deixando o computador fazer todos os cálculos nos mínimos detalhes. Esse é um processo que chega bem próximo do realismo, porém consome muitos recursos computacionais e demora muito para ser finalizado mesmo nos melhores computadores existentes.
Animar peças de roupas de forma convincente não é uma tarefa fácil. Para se ter uma ideia, algumas empresas (0como por exemplo a ILM) criam seus próprios softwares e ferramentas só para ajudar na simulação de roupas. Sem falar que existem vagas de emprego específicas para animação e simulação de roupas.