Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!
Dido: oi Dido!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE E QUE GOSTE MUITO!! Para renderizar vendo os efeitos das luzes \"mr sky portal\" do 3ds Max 2014 ou inferior, é interessante que você desabilite a opção de \"MR photographic exposure control\" na aba de environment ( 8 ) do seu 3ds Max, tudo bem??
Pode até renderizar com o uso do \"MR photographic exposure control\" usando as luzes \"mr sky portal\", mas as ações lumínicas dela, pelo menos nas minhas cenas, tem mais efeito visualmente falando quando eu desabilito a opção de \"MR photographic exposure control\".
Faça dois testes com a sua luz \"mr sky portal\". Renderize uma cena com a sua luz \"mr sky portal\" com o \"MR photographic exposure control\", e outro render também com a luz \"mr sky portal\" SEM o \"MR photographic exposure control\", tudo bem??
** Olha este tutorial aqui da própria Autodesk -->>
http://docs.autodesk.com/3DSMAX/15/ENU/3ds-Max-Help/index.html?url=files/GUID-9254EEBB-0047-4EEF-A1E5-AFF5696C8994.htm,topicNumber=d30e348603
A própria Autodesk recomenda habilitar o \"MR photographic exposure control\", porém nas minhas cenas particulares 3d, eu prefiro renderizar cenas com \"mr sky portal\" desabilitando a opção de \"MR photographic exposure control.\"
Depois faço a composição do céu usando softwares de edição de imagem ou composição de vídeo.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Boa sorte.
Abraços e sucesso.