Animação de Árvores

Por: Tassoniero  

Em: 05/06/2014 09:11

Olá Pessoal,

Gostaria de saber que ferramenta ou plugin uso para fazer arvores animadas, movendo galhos e folhas, além do xfrog ou VUE, existe alguma outra maneira?

Grato
E se vc juntar todas essas arvores num só objeto, e então selecionar com Poly/Vol.Select apenas a parte da copa pra cima, com soft selection, e então depois aplicar um noise fraco, com scale grande e sem componente em Z (ou com o componente em Z bastante enfraquecido)..?

Dessa maneira imagino que já mexa tudo e tal, o que não vai ocorrer seria as folhas \'girando\' com o vento.. Mas como o noise é 3d vai mover as folhas mesmo q estejam no meio do mesh \'arvore\'..

Conservando esses modifiers em stack, se vc selecionar, depois disso, só o Material ID das folhas, e fizer novamente o Poly Select, só q desa vez sem soft selection, e novamente aplicar o noise, então as folhas teriam incremento na animação com relação à animação do corpo da arvore...



Testa dessa maneira.. Parece simples.. Tem outros jeitos como por exemplo gerar uma hierarquia pra arvore, aí então daria pra proceder realmente de muitas maneiras, etc.. Daria também pra gerar uma spline por arvore e controlar a arvore com a spline, etc..






A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Testei aqui e deu certo =D bem legal XD..


Evidentemente que com muitas e muitas arvores, provavel que a ordem das operações mude um pouco e certamente que com muitas e muitas arvores o procesamento vai ser mais pesado...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Legal... Vou tentar executar. obrigado.
Exemplo (com uma só arvore e tal)..

http://www.mediafire.com/view/c89zycvxcdf9w9x/ventania.max


Referência:
https://www.youtube.com/watch?v=nLRkfretjuM

XDD



@edit: Evidentemente que devem haver outras maneiras de fazer isso.. Esse jeito foi o q eu pensei no momento aqui...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

(com parametros talvez um pouco exagerados, etc.. =D)


Só esquecí de por pra ficar os 300 frames hehehe ;z..

Legal q em cima dos parâmetros aí dá pra por umas \'dinamicas\' e tal.. Por exemplo, se o rig de um personagem chegar perto em x aumenta determinado noise em x, o mesmo em y, etc, etc.. Ou até então por um aparelho pra controlar o vento, como se fosse uma máquina de vento, q vc mexe um dimer (um dimer na vida real =D) e as arvores na sua cena recebem \'ventania\' com seus parametros e tal.. Seria uma coisa bastante legal e relativamente facil (a segunda ideia.. a primeira é um pouco mais elaborada.. xd) :)..


Vou mostrar essa ideia pro AlvaroMD lá, talvez dê até pra fazer essa parada aí com particulas e tal..




@edit: Na verdade tá meio esquizito por uma razão, os movimentos que são gerais devem estar num patamar de controle acima dos movimentos que são particulares.. No caso, no exemplo, fiz como tinha dito na primeira mensagem (o contrario do q tá em negrito) (apliquei na arvore inteira, depois nas folhas.. O correto seria o contrario (aplicar nas folhas, depois na arvore inteira..)).. Apesar de que assim do jeito q tá seria legal pra algas marinhas ou coisas do tipo =D..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
E aí galera, rola instanciar as arvores animadas pelo PFlow e distribui-las por aí bem de boa. Utilizando o shape instance padrão essa animação fica bem pesada e, com muitas árvores, fica invíável. Utilizando data operators, da pra criar seu próprio shape instance só com os parâmetros necessários, assim fica muito mais leve.

Criei um exemplo bem direto aqui:
https://www.dropbox.com/s/45rsrilygjcws8p/Scattering%20Animated%20Trees%20-%20PFlow.rar

A questão dos controladores, da pra continuar alterando diretamente no noise mesmo. Caso queira algo mais avançado como dar uma influência diferente para cada árvore baseado em, por exemplo, a altura em que ela está localizada, aí tem que ser dentro do data operator mesmo.

Abs

Alvaro
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
Ôw.. Aí desanimou pra criar o rig-de-fio-de-cabêlo..


XD.. Zuêra =D valeu :)



Bem considerado a questão do Max2011.. Vou te dar um presente por isso no futuro :).
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
heuheuhuehuehueehue

Sempre bom salvar numa versão mais antiga.

Abs
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
Ja testei esse esquema do noise, e nao achei legal!
Pra mim oq funcionou melhor foi usar o onyxtree..mas fica pesadona as arvores:(

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