Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

MCODesign   Ipiranga - SP - SP
An3dre   Araras / SP - SP
resident11   Piracicaba - SP
Sandro   Itararé-SP - AC
Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC

Portfólios Ver Mais

ss90Gamer   MG - Contagem / R.Jaguara - MG
Pedro Henrique   Pernambuco - PE
Jeannegreiros   Campinas-SP - SP
Julio   ribeirão preto - sp - SP

Rotação dp EIXO fica estranho quando vira o objeto

Por: Simbjji  

Em: 04/07/2014 13:57

Ola pessoal da 3D1, este problema SEMPRE me acontece.

Cor ROSA; direção da rotação
Cor AZUL: eixo
Figura 1: rotação CORRETA
Figura 2: rotação INCORRETA

Não importa como coloco o objeto ele sempre roda nesta direção
Se eu deixar o objeto de lado (foto 2)e fazer aanimação nos quadros ele gira todo errado e volta a estaca 0

O que devo fazer?
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Oi Simbjji,

Enviei para o André sua dúvida a resposta dele vou colar abaixo.

Att, Elis
---------------

Oi, tudo bem?

Eu não entendi bem o que você deseja fazer na animação, mas tenho certeza que o problema de rotação tem haver com a questão do Gimbal Rotation, pois é o inconveniente mais comum nas rotações.

Veja que descrevendo a rotação em Euler, que trabalha com apenas 3 eixos, X, Y e Z, dependendo da rotação um eixo vai se sobrepor a outro e quando girar em um destes dois eixos sobrepostos, vai girar no outro deixando um deles inativo, pois os dois estão na mesma direção.

Em programação, como em Games na Unity, usamos o Quatenion Rotation para trabalhar com 4 eixos em vez de 3, evitando este problema, mas é mais difícil usar o Quaternion porque depende de conversões matemáticas para entrar com valores em ângulos.
Então, no 3ds max o Quaternion só está disponível no Biped para animar personagens, mas implementaram a rotação TCB entre os Controllers comuns para usar em qualquer situação.
Com o TCB Rotation você pode definir os eixos em X, Y e Z e a rotação em ângulo, fazendo a conversão do Quaternion diretamente sem precisar trabalhar com fórmulas matemáticas.

Portanto, eu sugiro que use o TCB Rotation como controlador da rotação neste objeto, você altera o controlador da rotação acessando o menu Motion, selecionando o item Rotation no quadro Assign Controller e clicando no ícone que aparece logo acima do quadro, também chamado Assign Controller.
Assim abrirá uma janela onde poderá escolher o TCB Rotation, logo abaixo no mesmo menu vai aparecer o menu com os parâmetors do TCB Rotation para definir os eixos e o ângulo de rotação, lembrando que precisa criar um Key para poder alterar os parâmetros.

Agora, tem outras formas de fazer, a mais comum não é trocar o controlador, apesar de ser a mais correta, normalmente as pessoas preferem usar Dummies, que são objetos auxiliares e não aparecem no render, para servirem de âncora da rotação.
Por exemplo, se você criar um Dummy no centro da engrenagem e lincar a engrenagem no Dummy, poderá rotacionar a engrenagem num determinado eixo e quando precisar animar a rotação dela em outro eixo, como deitar a engrenagem igual na segunda imagem, você vai rotacionar o Dummy em vez da engrenagem que já está animada em um determinado eixo.
Desta forma a engrenagem continuará rotacionando no eixo que definiu enquanto gira ela em outros eixos através do Dummy.

Este método é mais intuitivo, pois é visual, se quiser ainda pode criar mais um Dummy, licando o primeiro Dummy neste novo para girar em mais um eixo sem interferir nos outros, então, terá um Dummy para X, por exemplo, outro para Y e a engrenagem em si vai girar apenas em Z.
Fazendo assim não terá o problema do Gimbal Lock, que é quando um eixo trava em cima de outro na rotação Euler.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira
Obrigado Ellis, irei testar
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710604.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 564, sendo 26 membro(s) e 538 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Victor Mendonça, Danielreis, Eduardo Ramos, Starter, Adalberto Rocha, Leonardo, cavalcantesuetam, Fabio Catelleno, Rodrigo, Frederico Wagner N. R., Pierrejr78, wdesign2006, Osvaldo Arquiteto, Le_Andro, Vladis, pjcbs_19, Christoni, Fabrício, David Rodney, billypaul, João Von Rondow, gago, Marco Rocha, Vlady, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.