O raio-da-morte lá (tá meio erradão e tal, já aprendi a fazer melhorzinho xd..) é o PFlow do 3ds mesmo..
(Mas imagino q dê sim pra fazer coisa similar e realmente realtime no Unity, até pq ele é meio q feito pra esse tipo d coisa mesmo...)
Mas, q eu saiba, em games, geralmente vc vai usar scripts pra particulas, uma linguagem de script q é bastante popular pra se escrever scripts de particulas em games é o LUA script.. Esse LUA foi desenvolvido na PUC-RJ e por ser livre bastante gente usa ele nos games.. Aí não sei como o Unity faz e tal, mas com certeza dá pra fazer bastante coisa interessante com particlas no Unity..
E também em games não vai dar pra usar umas coisas q se usa no 3ds, como blobmesh e evento atmosférico relacionado à particula, etc.. Geralmente em games vc vai fazer o q no PFlow seria um \'mesh facing\', um monte de planos q sempre estão virados pra camera, com a texura lá dá particula (q pode ser fumaça, fogo, etc..)..
Acho q se vc der uma pesquisadinha sobre a questão de particulas no Unity deve achar sim, não deve ser muito complicado não q ele foi feito pra ser mais simples mesmo..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..