IK e FK solvers

Por: Fabio M R  

Em: 11/03/2005 17:09

e ai galera firmeza ?? eu tava dando uma estudada em IK e FK pelo Help do Max, tava ensinando com esse arquivo... Turorials/Character_animation/character_animation ... tut_IK_FK_finish3.max o FK serve pra movimentar um lance com IK solver sem ser pelo IK chain e sim rodando a propria junta né ?? e como que o cara fez aquele lance de linkar as peças no "braço" e tem hora q nao está linkada, tem a ver com o FK ??? por exemplo, se vc pegar no IK chain antes do frame 10, o box01 é child dele, mas se vc pegar esse mesmo IK chain depois do frame 10, esse Box01 não está mais linkado nele, como se fosse um link que liga e desliga ... alguem sabe fazer isso pra me ajudar ??? fico agradecido desde já valeu galera abraços
Oi Fábio, tudo bem? Não é bem assim. FK é de cinemática direta, e IK é de cinemática inversa. A definição seria algo do tipo: Em FK o pai move os filhos, e em IK os filhos movem os pais. Tudo no Max está em FK, por exemplo, se linkar um Box numa Sphere, ao mover o Box a Esphere se move, porque é filha dele. Se tem 3 Bones formando uma hierarquia, quando mover o pai de todos em FK, os filhos se movem juntos, aplicando um IK Chain, vai trabalhar em IK, assim, quando mover os filhos, o pai se move junto. Entende? Agora sobre o tutorial que está falando, não vi ele então não posso falar com certeza. Mas é muito provável que tenha usado um Link Constraint. É um Constraint como todos os outros, funciona como um Link que pode ser ligado e desligado no Frame que desejar. Abraços
e ai andre firmeza ? cara agora entendi o lance do IK e FK... achei o link constraint mas nao to conseguindo usar .... como faz pra ligar e desligar o link ?? valeu abraços
OI Fábio, tudo bem? Fico feliz que tenha entendido melhor o que é FK e IK. Isso é muito importante em animações hierárquicas. Sobre o Link Constraint, é bem simples. Dá uma olhada no artigo sobre "Expressions, Wire e Reaction Manager" na seção Matérias da Três D1, no final dele tem um braço robô para você baixar, nele eu usei o Link Constraint para o braço pegar os objetos. Você aplica ele no objeto que será "pego", dá um ADD World para iniciar, assim o objeto fica linkado com o mundo, liga o AutoKey, move a barra de Frames até onde o objeto será "pego", e adiciona outro link, agora selecionando o objeto. Pronto, ele está linkado. O ideal é linkar primeiro com o World, colocar no Frame 1 e linkar com um objeto de base, uma mesa ou um piso por exemplo, e só depois linkar com o objeto que vai pegar. Abraços
fala andré firmao ? cara valeu mais uma vez pela dica, consegui fazer agora, putz isso vai agilizar um lado qdo for animar valeu mesmo abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 506

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.