O q seria uma textura bem feita?

Por: Hylian  

Em: 12/03/2005 00:26

Bem....agora to com umas duvidas desgraçadas sobre texturas...eh q tipo, eu tenho umas texturas normais, qd eu coloco no meu objeto elas nao ficam tao legais qd eu queria q ficasse, ai um amigo meu catou a mesma textura q eu tenho q adicionou sobras na propria textura, e ficou ANIMAL!! Ai q vem minha pergunta.......fico animal o q ele fez, mas nao eh errado colocar sombras na propria textura? Tipo..eu acho estranho, nao sei se alguem ja teve uma duvida assim.... Bem, eh isso........se alguem entender o q quero dizer por favor me ajude!! T_T FLW!! ^^
^^
Oi Hylian, tudo bem? Realmente é muito importante a texturização, normalmente essa é a segunda parte que começa a estudar no 3ds max, geralmente começa com modelagem, que é a parte mais fácil. Texturização envolve muitas coisas,e uma delas é o conhecimento de um bom programa de pintura digital, como o PhotoShop, porque o Max não é para pintar texturas, ele é para 3D, não tem recursos para isso. Mas tem muitas coisas que ele oferece e precisa conhecer bem para conseguir criar materiais realísticos, como os diversos mapas procedurais, Shaders e Materials. A textura é apenas uma parte do Material, textura é uma imagem, o Material é algo bem mais complexo, tem todas as configurações que determinam a superfície deste material. Por exemplo, pode ter uma textura no Diffuse para "pintar" o objeto, e pode ter uma textura no Specular Level para controlar o nível de brilho do objeto, pode ter outra textura no Bump para cotrolar a rugosidade do material. Entende? E boas texturas em todos estes canais, permitem criar um material realístico. Imagine a sugeira acomulada em detalhes de um objeto, você precisa pintar isso na textura, bem nos locais onde ela se acomulou. Ai entra outra parte que é o mapeamento das texturas. Não adianta ter uma puta textura e mapear ela de qualquer jeito no objeto, vai ficar feio. O mapeamento indica para o Max como ele deve "embrulhar" o objeto com a textura. Porque na prática, o programa pega a imagem e embrulha o objeto como um papel de presente, você precisa falar para ele como deve fazer o embrulho. Para isso usa-se o UVW Map e o UnWrap UVW. Na Três D1 tem diversos tutoriais sobre os parâmetros dos materiais, e sobre mapeamento. Abraços
Ae TresD1...ow, valeu pela explicaçao cara, eu tava vendo no Max os mapas q da pra fazer...e, puts, cheguei na conclusao q precisa de muita pratica e mexer muito pra conseguir decorars, ganhar abilidade, tudo isso pra ficar craque e fazer a coisa funiconar como vc quer....Eu to pegando umas texturas q ja vem com o arquivo .MAT pra dar uma olhada e ver como as pessoas fazer os materiais delas, e tem uns bem locos...eu to pegando aki mesmo na TresD1 ^^. Um bom modelo vem da texturizaçao...eh isso q diferencia o bom do ruim (eh claro q o modelo precisa ser consideravel :P). Qt em mapear, bem........eh na questao do tempo q eu vo começar a fazer alguma coisa decente, heheheehe.. VLW viu!! ^^
^^

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 487

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.