Dúvida com skin

Por: Alberto Raposo  

Em: 13/03/2005 13:55

Pessoal, tô tentando aplicar skin na malha do personagem do contest, mas tô com problemas.Aliás, tô apanhando feio. Num consigo fazer a malha dobrar corretamente. Gostaria de saber, como faz para regular o pincel do skin, para que ele não pinte a área só de vermelho, mas com as nuances amarelo e laranja, que são os níveis de interação da malha com o bone. obrigado
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Oi Alberto, tudo bem? Não é difícil, mas ajustar os pesos dos vértices pintando, é meio ruim. Faz assim: A coisa mais importante é ter os Bones bem justos na malha do personagem. Os Bones do Max são volumétricos, quando mais próximo estiverem da malha, mais fácil vai ser o ajuste do Skin. Se necessário, habilite os Fins dos Bones para eles se aproximarem mais da malha. Depois que aplicar o Skin, não precisa pintar nada, apenas ajuste os envelopes de cada Bone. Ligando o sub-object Envelope do Skin, e selecionando um dos Bones do personagem, aparece o Gizmo de envelopamento. O mais claro, na parte interna, indica onde o Bone vai ter atuação total sobre o Mesh, o segundo, mais escuro e externo, indica a atenuação da atuação do Bone, é o espaço que tem para o Bone parar de atuar sobre a malha. Terminado este ajuste em todos os Bones, vai estar tudo certo, mas não vai dobrar legal nas juntas. Porque essas são partes críticas da malha, e precisam de ajustes especiais para ajustar corretamente. O Skin oferece diversos deformadores para usar em situações deste tipo, no caso de juntas o certo é usar o Joint Angle Deformer. Ele aparece no menu Gizmos do Skin, o último. Você precisa ligar a seleção de vértices no início do painel do Skin, para poder selecionar os vértices que estão na junta que vai ajustar. Depois aplica o Joint Angle Deformer. Vai aparecer um Wireframe amarelo nessa área do personagem. Esse Gizmo é animado de acordo com o ângulo da junta que aplicou. Então, ajuste o Wireframe com o braço esticado para indicar como deve ficar a malha nessa situação. Depois dobre o braço, e ajuste novamente o Wireframe para indicar como deve ficar a malha quando ele se dobra. Pronto. O Max vai animar a deformação do Wireframe de acordo com o ângulo da junta. Pode criar mais de duas deformações, se no meio do movimento não estiver correta a malha, pode ajustar o Gizmo também nessa posição, que ele vai interpolar perfeitamente com as outras posições, pode criar quantos estados quiser. Abraços
:00: Brigadão pela aula cara! :D
Desculpe me meter! Gostei de saber sobre esse ajuste nas juntas... Nada como freqüentar um forum especializado, né? :D
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Ae André! ótima explicação! creio q serviu como aula pra mta gente. inclusive pra mim! Abraços! Não se esqueça de faezr um tuto de physique, hein? hehehehe
www.rodolforoth.com
Posso parecer chato, mas seria bom ter um tutorial, em portugues, que mostrasse os principais recursos do Skin aplicados em um modelo humano, desde o pé até a cabeça. Acho que deve ter no proprio max, mas em ingles é fo...!
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Galera, eu tô seguindo as dicas do André, e esse lance de deixar os bones bem justo na malha é animal! Quase não dá imperfeição na malha! Agora, eu tô tentando aplicar aquele Joint angle deformer, mas não estou conseguindo. Aparece a seguinte mensagem: "The selected bone does not have a parent in the skin system" Alguém pode me dar uma lux?
Oi gente, tudo bem? Estrazulas> Fico feliz que curtiu. É legal fazer o primeiro teste num cilindro, para entender bem como funciona, ai fica fácil num objeto mais complexo. Isso era uma coisa que já tinha desde o início no Physique do Caracter Studio, a primeira versão do Skin, no Max 4, não tinha isso, depois adicionaram no Max 5, ai ficou Show. Você pode usar um outro Deformer para fazer deformaçãoes de músculos, tipo um Biceps quando flexiona o braço, é o Bulge, que também é derivado do Bulge do Physique. Mas no Physique é bem mais complexo, porque oferece mais recursos, por isso é importante aprender primeiro no Skin, ai fica fácil depois. Sobre o lance do tutorial, tem um da Aline na Três D1 mas é bem básico. Eu pretendo fazer um tutorial bem legal de Skin, com certeza, é que ultimamente está difícil para mim, estou trabalhando muito, fazendo o possível para continuar administrando o site da forma que fazia antes, escrevendo para a DD, e ainda tentando colocar em prática um projeto pessoal. Mas assim que der eu vou escrever sobre isso. Não precisa ser da pessoa inteira, sabendo fazer num braço, faz em qualquer coisa, um ser humano, uma aranha, um texto animado, qualquer coisa. Ziriguidum> Fico feliz que curtiu. Sobre o tut de Physique, um dia eu ainda vou fazer, mas não sei quando, no mínimo teria que fazer antes um do Skin, porque é a base do negócio. Alberto> Que bom que deu certo, fico feliz. Mesmo deixando os Bones bem justos na malha, ainda tem que configurar legal os Envelopes, as vezes precisa ajustar a posição deles também, poque podem estar "deitados" em vez de "em pé", ou vice versa, mas dá menos trabalho do que se os Bones forem fininhos, porque os Envelopes aparecem fininhos também. Sobre o seu problema com o Joint, é simples, você está usando num Bone que é inicial na estrutura, não pode, se é uma junta, tem que haver no mínimo dois bones entre elas, um de um lado, e o outro do outro lado da junta, saca? Um cotovelo por exemplo. Tem dois Bones, um de cada lado. Veja que você deve selecionar o Bone filho e aplicar o Joint, com os vértices da parte da junta selecionados. Para poder selecionar os vértices, tem que ligar essa opção lá em cima, no início, dentro do Menu Display se não me engano. Teste ai no cotovelo. Agora se está fazendo num ombro e deu essa mensagem, então o problema é mais profundo, a forma que fez a estrutura Bone não é boa para colocar um Deformer nessa posição. Se criou apenas o "osso" do braço e linkou com um Dummy sem criar o "osso" da clavícula, não vai ter como aplicar um Joint Deformer nessa posição. Abraços
Valeu André, Muito boa a explicação!!! valeu!! []'s
É isso aí! vlw!!! o tuto de skin, faz só a parte advanced, pois a principal jah tem um tuto de um leitor na tresd1. flw
www.rodolforoth.com

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 608

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.