Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alisson Braga   Maceió - AL - AC
mdpontes   Macapá - AP
decosouza   Rio de Janeiro - RJ
woshngton   Guarulhos - SP - SP
Marcio Erlim   Santo Antonio da Platina-PR

Portfólios Ver Mais

Xiko Gomes   Av. J 1332B - CE
malborges   Brasil - SP
eromario   Juazeiro/BA - PE
AndreMaia   Feira de Santana BA - BA

Correção e mapeamento de texturas amadeiradas

Por: Luiz Carlos  

Em: 28/08/2014 15:14

Olá pessoal, gostaria de uma ajuda, um tutorial, ou algo que me permita mapear uma area maior que a imagem da textura amadeirada. O que acontece, se eu tenho uma textura em baixa de 15 x 15 e tenho que mapear uma area maior, tenho que esticar muito a textura ou fica aquelas enmendas repetidas. Alguém sabe o que posso fazer???
Vc primeiramente, pode corrigir no photoshop (ou uns programas proprios até pra fazer tile.. esqueci o nome agora, etc..) de maneira a que o tiling fique menos evidente, e também, pode compor a textura misturando com outra ou com a mesma sob \'Color Correction\' com um mapa procedural.. Eu gosto do tipo \'wood\'..

Alternativamente, vc pode usar apenas mapas procedurais, como o Noise e Wood, pra compor uma madeira.. Mas aí tem q ver as cores direitinho.. Olha esse aqui (primeira imagem), a madeira é puramente procedural, são dois mapas do tipo Noise combinados com um mapa do tipo Wood. Com o mapa de gloss foi usado o mesmo mapa só com um color correction por cima pra deixar monocromático e com mais contraste. A vantagem do mapa procedural é que ele vai ser \'infinito\' e os mapas procedurais do tipo Noise e Wood (e alguns outros, mas não todos) são 3d, ou seja, vc cortando o model no meio o mapa Wood reagiria de uma maneira muito mais plausivel, etc.. Essa imagem aí dá pra vc sentir bem essas duas questões dos mapas procedurais (a taboa é absurdamente grande, e nas laterais os veios estão acompanhando..)

Vc pode também pegar uma textura de maior resolução e já dando tiling bem (vc acha varias texturas legais de madeira na internet..), por exemplo, vc vê unica e exclusivamente pensando nos veios e desenhos da madeira (e não na cor), e usa o \'Color Correction\' (o mapa) pra mudar a tonalidade da madeira, deixando-a na tonalidade que vc quer.. Olha esse exemplo aqui (segunda imagem), a textura inicial era uma madeira bastante clarinha, quase \'marfim\' e foi mudada com o Color Correction.. Todos os madeirados dessa cena são a mesma textura, com Color Corrections diferentes..

@edit: A primeira imagem é a sala de jantar do Palacio Taj Falaknuma, e a segunda é a cozinha da minha irmã XD..

@edit: \"Luft\" é um sobrenome que eu acho bonito, e engraçadinho de pronunciar XD.. :)... Quer dizer \"voador\" em alemão?? Q eu tinha uma musiquinha sobre 99 balões vermelhos aqui.. Aí imaginei que \'luft\' seria algo relacionado a \'voar\'.. (até pq tinha a \'LuftWaffe\' na Alemanha, na segunda guerra XDD, aí por essas coisas imaginei timidamente se tratar de algo relacionado ao \'vôo\'.. =D... XDDD)..

@Musicas com \"Luft\" XDD:

https://www.youtube.com/watch?v=p-qfzH0vnOs

Aos \'99\' sonhos que tive, E cada um era um \'luft-ballon\' (bexigas voadoras, imagino XDD), e ao fim \'disso tudo\' ca estou eu, na poeira do que era uma cidade... Se eu pudesse achar uma lembrancinha so pra provar a mim mesmo que estive aqui... Mas então eu pego um \'red LuftBallon\'.. Respondo essa dúvida, e então, esvaneço-me...

A musica original (eu acho..).. A do Goldfinger é uma adaptação \'skate-rock\', etc..
https://www.youtube.com/watch?v=yRFyKRlPfEg

Eu e vc, numa pequena loja de brinquedos,
Compramos um pacote de bexigas,
Com o dinheirinho que tínhamos..
\"Libertamo-os\", ante o alvorescer..
E um a um,
Eles se foram...

:)...

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710604.

Total de membros registrados: 138067

Últimos membros registrados: oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h.

Usuário(s) on-line na última hora: 975, sendo 28 membro(s) e 947 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: gilson antunes, Fabianomonte, emersonforentin, Geraldo Nunes, Acfabbri, tsmodelagem3d, mastermax, Sergio1987, GuiToma, Roberto Movanni, Eduardo Ramos, Frederico Wagner N. R., Duda, Leonardo, pedroluiz, Daniel Monteiro, Eng Damasceno, Le_Andro, Celso Borttoloto, Fabrício, TadeuB79, Lucas Batalhoti, oxyscrema, billypaul, Gibran Farfud, Marco Rocha, Diego Dneo, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.