Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

ti_roc   Mauá, SP - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
FM Design - Arquiteto & Designer   Niterói / Rio de Janeiro - RJ
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

Wilson   brasilia
junifor   Concordia SC
moldes19   Salvador

Distribuir objetos

Por: WeRx  

Em: 28/08/2014 23:29

Boa noite galera, estou com um problema que ainda não achei uma solução prática.

Existe algum plugin ou script pra eu distribuir diferentes objetos mantendo o mesmo espaçamento?

Obrigado.
Não sei se tem, mas o script assim imagino ser relativamente facil de fazer, olha só:

-Primeiramente, vc iria pensar numa user interface pra, por exemplo, escolher os objetos ou conjunto de objetos a fazer isso, mais uns botões pra apertar pra fazer isso, e também algum campo de texto onde vc vai dizer quantas instancias vão ter.

-Com Position_XYZ==?, vc vai deixar o proximo objeto na mesma posição que o primeiro.

-Com Rotation vc vai girar o proximo objeto em determinado ângulo, de maneira a q vc possa fazer a sequencia ir pro lado q vc quiser, ou formando um circulo, etc..

-Com \"In Coordsys #Local Move..\" Vc vai mover o proximo objeto na distancia q vc mencionou..

-Pra complementar, vc pode expandir um pouquinho isso pra poder distribuir objetos num caminho (spline) e com o intervalo de porcentagem igual para todos, etc.. Aí vc vai criar um helper (pelo script, etc..) e aplicar o Path Constraint nesse helper e depois alinhar com Position e Rotation o proximo objeto nesse helper, e depois eliminar esse helper (pelo script)..


Dessa maneira aí vc vai conseguir exatamente isso aí.. Inclusive distribuindo objetos formando curvas, etc.. To com um monte de coisa pra fazer, senão tinha feito esse script agora mesmo.. Mas dá uma tentadinha aí que, imagino ser até q fácil esse script :)..


Não se intimide com o MAXScript.. Pra maioria das coisas ele é muito mais intimidador do que difícil realmente...






@edit: Exemplo de user interface pra isso aí (imagem) vc pode copiar aí e editar se quiser:
(é só a user interface.. Mas o resto imagino não ser muito dificil tbm não..)

------------------------------------------------------------------------





rollout Sobre \"Controles\" width:300 height:830
(
button btn1 \"Seleção\" pos:[4,4] width:120 height:16
dropdownList ddl1 \"\" pos:[144,1] width:80 height:21

edittext edt1 \"Quantidade\" pos:[4,24] width:120 height:16
checkbutton instancia \"Instâncias\" pos:[144,24] width:80 height:16

label lbl1 \"Angulo Primario:\" pos:[4,44] width:86 height:17
edittext edtX \"X\" pos:[85,44] width:40 height:16
edittext edtY \"Y\" pos:[135,44] width:40 height:16
edittext edtZ \"Z\" pos:[185,44] width:40 height:16

label lbl2 \"Angulo Espiral:\" pos:[4,64] width:86 height:17
edittext edtsX \"X\" pos:[85,64] width:40 height:16
edittext edtsY \"Y\" pos:[135,64] width:40 height:16
edittext edtsZ \"Z\" pos:[185,64] width:40 height:16
edittext edt2 \"Distância: Min\" pos:[4,84] width:120 height:16
edittext edt3 \"Max\" pos:[135,84] width:90 height:16

button btn2 \"Distribuir\" pos:[60,114] width:120 height:16
button btn3 \"Descartar\" pos:[60,134] width:120 height:16
button btn4 \"Selecionar\" pos:[60,154] width:120 height:16

dropdownList ddl2 \"Selecionar Clones de:\" pos:[4,184] width:105 height:40 enabled:false
checkbox chk1 \"Mostar como Box\" pos:[124,205] width:166 height:16 enabled:false


label lbl4 \"By ScreamingFox\" pos:[80,246] width:86 height:17


)

Programinha = newRolloutFloater \"Distribuidor de Objetos\" 250 320
addRollout Sobre Programinha




---------------------------------------------------------------------------









A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
É na verdade seria beeeem simples mesmo, por exemplo, tenho vários box de tamanhos diferentes, vou alinhá-los (não preciso criar mais somente alinhar), o script precisa considerar o tamanho do box e não o ponto pivot central...

Tipo corel, photoshop e ilustrator tem estas ferramentas que seriam úteis no max, no meu ponto de vista.

Mas de qualquer forma vou testar e continuar procurando
Obrigado ae brother.
WeRx, dá uma olhada nesse link, especialmente nesse parte abaixo.
http://www.sotutorial.com/index.php/tutoriais-3d-max/3d-max-020-alinhando-objetos/

As opções MINIMUM (Mínimo), CENTER (Centro) e MAXIMUM (Máximo) utilizam a caixa branca dos objetos como referência. Já a opção PIVOT POINT (Pivô) utiliza o pivô de cada objeto, que neste caso está representado pelas setas coloridas. No campo CURRENT OBJECT (Objeto corrente) vamos selecionar a opção MINIMUM, para que o alinhamento se dê com a parte inferior da caixa branca dos objetos. No campo TARGET OBJECT (Objeto alvo) vamos selecionar a opção MAXIMUM, para que o alinhamento se dê com a parte superior do plano.

Não fiz o teste pois estou num render pesado, ta na metade nao tenho como parar, mas acredito que seja uma solução.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710604.

Total de membros registrados: 138067

Últimos membros registrados: oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h.

Usuário(s) on-line na última hora: 894, sendo 26 membro(s) e 868 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: gilson antunes, Fabianomonte, emersonforentin, Geraldo Nunes, Acfabbri, tsmodelagem3d, mastermax, Sergio1987, GuiToma, Roberto Movanni, Frederico Wagner N. R., Duda, Leonardo, pedroluiz, Daniel Monteiro, Carlos E. Nogueira, Eng Damasceno, Le_Andro, Celso Borttoloto, TadeuB79, oxyscrema, billypaul, Gibran Farfud, Marco Rocha, Diego Dneo, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.