Dúvida Particulas - Snow

Por: Lucas  

Em: 15/03/2005 09:50

Bom dia à todos! Então, estou precisando modelar tipo um globinho daqueles que tem uma cidade dentro e tal com uns floquinhos de neve. Mass tenho alguns problemas com o SNOW, o primeiro: - Coloco o emissor das particulas, até ai normal, seto as configurações normal tbm, porém queria que conforme as partiluas fossem caindo em um plane elas fosses "acumuladas" nele, tentei isso com um deflector, ele apenas rebateu as particulas, e qdo deixo o bounce em 0 as particulas que caem nele simplesmente somem, como faço para q elas se acumulem em cima de um plane ou qualquer outro objeto? - A segunda dúvida; O emissor do snow é quadrado, com isso várias particulas vazam para fora do globo que é redondo.... existe alguma espécie de gizmo que faça com q eu limite a área em q as particulas ficarão? Pq no caso eu colocaria um gizmo redondo no globo e as particulas estariam apenas dentro dele não vazando para fora do mesmo. Conto com a ajuda de vcs... Agradeco antecipadamente pela atenção Abraço;
bom pelo que entendi vc quer tipo as particulas acumulem no fundo formando tipo neve no chão? se for isso esqueçe no max isso num é possivel!!! pois as particulas num tem volume!!! tem um plugim chamado glu3d que vc consegue e o programa real flow que simula liquidoeste é o melhor!!! bom sobre a outra duvida é com um tipo de gizmo mesmo e tem o spheregzimo... mas no real flow vc já faz tudo e exporta a cena pro max só pra texturizar... e acho que tb da pra fazer com um script que tem no site ele cria um tipo de mesh sobre o objeto que parece neve... ai vc anima a neve formando hehehehe... bom num sei como mas deve dar!!!! e configura as particulas normalmente!!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Mas então roger, no objeto que quero realmente, são flocos de neve apenas, flocos esses q são plástico logo eles não tem que se unir um a outro e formar um só, q eles apenas se acumulem no fundo, li um tutorial na 3d1 um q o jato bate em uma bola e a água cai no chão e la se acumula, tudo isso dentro do próprio max entende? Acho q o tutorial resolve meu problema, porém não sei se no snow temos as mesmas possiblidades do superspray se não tiver farei com o supersrpay mesmo. Agora o lance do gizmo ai, ele faz com que as particulas estejam apenas dentro dele? Abraço Lucas
sim eles ficam... é um atmospheric aparatus
E como eu faço isso? Eu linko os dois? Pq qdo criei o gizmo e clico no botão add, o snow não aparece... como faço pra linkar os dois? Abraço
fala galera blz? hardcore então você pode usar o Particlow flow se vc estiver usando o max 6 ou 7..No PF as particulas tem volume..para conhecer melhor esse sistema de particula tem alguns videos na redpixel que são muito bons.. espero que ajude..
Certo Regis tenho quase todos os vídeos deles, vou dar uma olhada anoite Abs Lucas
"regisrock" disse: fala galera blz? hardcore então você pode usar o Particlow flow se vc estiver usando o max 6 ou 7..No PF as particulas tem volume..para conhecer melhor esse sistema de particula tem alguns videos na redpixel que são muito bons.. espero que ajude..
me desculpe mas no pf não tem volume não vc nunca ira conseguir por exemplo encher um copo no pf!!!!
fala roger blz.. realmente me enganei..troquei as bolas..o correto seria usar o real flow bara ter volume.. mas dá simular esse efeito com PF também...mas não com volume. T+
Oi gente, tudo bem? Realmente tem muita coisa equivocada neste tópico. Nenhum sistema de partícula no Max tem volume, nem o Pflow, ou seja, não adianta colocar 5000 partículas dentro de um copo, porque todas vão ficar no fundo, sem reconhecer o volume de cada uma para encher o copo. No tutorial que o Hardcore disse, onde eu mostrei o uso do Super Spray com Dynaflector para fazer água, as partículas se acomulam no piso, e não formam volume, mesmo que tivesse muitas partículas, elas ficariam todas sobre o piso no mesmo nível, não acomularia como um monte de areia. Neste tutorial eu usei Metaballs, elas são geradas ao redor das partículas, as partículas estão no nível do piso, então, uma parte das Metaballs está para baixo do piso, e a outra metade está aparecendo na parte de cima, criando a superfície do líquido, mas ele está "escorrido" no piso, não está gerando volume, se tivesse um copo ali, elas se acomulariam no fundo do copo sem encher o mesmo. Quanto ao Sphere Gizmo, não é para ser usado com partículas, não tem nada a ver, como o próprio nome já fala, é um Atmosphere Aparattus, é para gerar efeitos de atmosfera, como Fire e Volume Fog, mas nada, não tem a menor ação sobre partículas, por isso que o Hardcore não conseguiu linkar, não é aceito. Para trabalhar com partículas se usa Deflectors, que são Gizmos especiais para interagir com partículas. Num objeto simples, pode usar o Deflector, que é um Plane defletor. Num objeto complexo, pode usar o UDeflector (Universal Deflector), que aceita que você adicione um objeto Mesh para servir como defletor, quanto mais simples for este objeto, mais leve vai ser o cálculo das partículas, não use objetos com muitos polígonos, se necessário, aplique um Optimize numa cópia dele para usar como defletor. Os Deflectors estão no menu SpaceWarps, é a segunda opção da listinha. Quanto a forma da emissão dos sistemas, veja que cada um tem sua utilidade, o Snow foi feito para criar chuva, neve, e similares, emitidos do alto em cima da cena, por isso ele é quadrado. Cada um faz uma coisa especifica para facilitar, mas o PArray faz tudo, o PArray é o sistema mais completo entre os sistemas de partículas non-driven do 3ds max, melhor do que ele, só usando sistemas tipo Driven, como o Particle Flow, que é muito mais complexo e poderoso, mas também não tem volume. Com o PArray você pode selecionar qualquer objeto para emitir as partículas, e com o PArray pode fazer as partículas se comportarem como qualquer outro emissor de partículas non-driven, o PArray contem as funcionalidades de todos os outros sistemas non-driven do Max. Use ele no lugar do Snow. Assim pode criar um objeto na forma que quiser para emitir as partículas, e use o UDeflector para limitar o espaço onde as partículas podem atuar. O único programa do mundo que faz cálculo volumétrico decente com partículas é o Real Flow, o Glu3d é uma versão super simplificada do Real Flow, e tem muitos problemas ainda, o próprio Real Flow tem muitos problemas, mas só ele faz o que ele faz, então tem que dar um desconto. O próprio sistema de líquidos do Maya, não chega aos pés do Real Flow. Mas só é necessário um recurso assim se for fazer simulações realísticas de líquidos e gases em determinadas situações. Conhecendo bem o Max pode simular o efeito com boa qualidade em muitos casos. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 529

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.