freeze faces ou points

Por: mvorckel  

Em: 14/10/2014 23:04

eu estou trabalhando em uma face, e quero fazer o seguinte.

eu selecionei a face em areas:

-dentes
-interior da boca
-nariz
-labio superior e em volta/idem pro inferior
-olho superior e em volta/idem pro inferior
-resto da cabeça

eu fiz isso pra fazer o seguinte,
quando e altero a face, seleciono as areas que quero congelar
e so mecho na parte que desejo,
por exemplo, a parte superior da boca [com soft selection], e como a area do nariz esta congelada eu mexemdo não altera.

Mas não acho no max como congelar uma area de faces ou pontos selecionada. alguem sabe me explicar ou mostrar um tutorial sobre isso?
só achei como congelar um objeto inteiro, mas não como congelar apenas parte dele.

Eu tentei freeze selection e não funciona.
Isso aí q vc tá chamando de \'face\' é um \'objeto\' ou \'model\', na verdade.. \"Face\" é um poly..

Pra fazer isso aí q vc quer, vc tem q selecionar as faces q vc quer editar, e, sem saír da edição, aplicar um outro \'Edit Poly\' por cima, q só vai editar a região selecionada..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
ahhh, bem, usei o termo errado, emtão...sub objetos[ eles existem em poly ou mesh, eu uso poly]...e não consigo congelar eles nem usar hide aqui no max 2009.

por exemplo, seleciono uma area com varios polygons, e dou freeze selection, ou hide selection...nenhum dos comandos funciona...

http://postimg.org/image/4mzvghn8z/

unhh...entendi, por um edit poly na região...não existe outro jeito, isso é muito trabalho porque vou ter que fazer isso varias e varias vezes e reselecionar tudo varias vezes...vou explicar melhor abaixo...
Aqui, os printscreen do que eu preciso fazer[usei o programa metasequoia].
esta explicado os passos que eu preciso repetir muitas e muitas vezes nesse trabalho.
Obvio o metodo de seleção e as ferramentas tem outro nome, mas preciso saber como fazer as mesmas coisas no 3dmax 2009.

http://postimg.org/image/pu2vhyblz/

preciso saber como fazer isso com praticidade e rapidez, porque não posso ficar re-selecionando a area varias vezes. e esconder e congelar áreas especificas é essencial.

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ahh, usei o edit poly [selecionei metade da bola e apliquei edit poly,pra prevenir até congelei a area com edit poly], mas a outra metade da bola não selecionada continua não congelada e editavel.

http://postimg.org/image/8gcdg1cjt/

Seleciona os polys q vc vai editar e dá o hide unselected..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Boas, faça o que o ScreamingFox diz e só vai mexer nos poligonos que quer, você pode gravar selecções no max também, assim evita estar sempre a ter que repetir o mesmo processo.

eu fiz o que ele disse, aqui o print screen...não funcionou...vou refazer um printscreen com passos do que fiz


http://postimg.org/image/xxhn61pfd/

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erh...depois que vc da hide nonselected...como faz pra voltar a aparecer?
unhide all não funciona....

aqui, os dois selecionados em azul

http://postimg.org/image/4rfwirqc5/
achei hide[poly] e unhide all...e meio funciona porque a parte invisivel só é meio deformada pelo soft selection...

se alguem souber de um freeze ou fiz poly me avise
\'C tá querendo fazer o q\'?
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
eu estava fazendo em outro programa um modelo humano [dividido em partes] pra fazer historia em quadrinhos...por isso era low polye com muitos morphs proprios pra cartton...e eu fazia em metasequoia os morphs das expressões...

agora como estou querendo aprender max eu quis aprender como fazer o personagem com esqueleto e morphs aqui...

eu resolvi o problema do modo inconvencional que eu nao queria...
cada parte do rosto é um objeto diferente
ai eu lido antes com a parte debaixo da boca, ai depois com a de cima, sem um afetar o outro.
e quando preciso lidar com as duas juntas uso atach pra junta-las.

e uso um objeto dummy a parte pra guardar nele todos os selection sets...assim posso separar de novo as partes facil com detach...

pesquisei em varios forums em neles e tutorial...dizem não existir forma de vc congelar/fechar/manter no lugar vertex e polygons...

aqui o que eu fazia antes, era bem rapidinho a linha de trabalho.

http://postimg.org/image/pu2vhyblz/

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