Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Matandas   Mozambique
jimmy ribas   curitiba pr - PR
Carlos Emanoel   goiania - GO
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC

Portfólios Ver Mais

3DER   São Paulo - SP - SP
Thunders32   Joinville - SC

Efeito de lente

Por: stenionet  

Em: 21/10/2014 14:26

Alô. [:D]
Meus amigos, tenho que fazer um feito parecido com o da imagem, mas tem que ser em 3D porque o cliente quer que apareça a sombra da lente.

Reparem que a imagem parece ter sido criada com 3 tipos de lente.

Poderiam me ajudar?

Desde já, agradeço.
Acho que em 3D não vai ser possível. Alguém saber como fazer em 2D? Depois eu faço uma sombra fake.
Eu acharia mais facil de fazer em 3d... Mas, qual o formato q vc quer fazer com essa textura?

Isso aí é uma classica questão de efeitos (\'especiais\' (no sentido de não ser o mais usual)) de mapeamento..

É q, como é uma simples imagem distorcida... Eu mesmo imaginei uns 5 formatos diferentes disso em 3d.. etc.. (e a minha imaginação tá pobre esses dias XD..).. Como (eu pelo menos) comporia essa textura basica com um mapa procedural \'Checker\', eu vou ter q saber mais ou menos o formato das coisas, pra ficar perfeita a textura e tal...

Dá pra fazer isso aí de boa.. é uma pratica bastante comum em efeitos de game lowpoly o \'scroll\' da textura (é, basicamente, a textura andando pra frente (da esquerda pra direita)) pras coisas, principalmente efeitos de auto-iluminação... E, estando o mapeamento \'retorcido\', se pode obter muitos efeitos bastante interessantes, apenas com o mapeamento e materiais...

(Ex: Quando o \'espaço\' é linear (\"1==1\"), e o \'espaço-da-textura\' é tambem linear, a textura fica retinha... Mas quando o espaço é linear, e o UVW é não linear, a textura se distorce, etc, etc.. Apesar de q nessa aí usei a textura do tópico mesmo (a imagem do tópico)..)

Masss.. (pra já te facilitar/simplificar).. Perceba que o segundo quadrado é uma Simetria Esquerda-Direita da primeira, e, a terceira, é uma simetria Cima-Baixo da segunda... =D... Ou seja... Fazendo-se o mapeamento de 1/4 do model, já dá pra fazer isso tudo aí :)...

Mas, uma coisa q impede um pouco do pessoal de responder é \'isso\' (eu acho).. Como a imagem tá ortogonal (a gente vê a imagem \"bem de frente MESMO\") e o checker tá distorcido num ponto pra dentro, é (inclusive matematicamente) dificil de imaginar o formato do objeto... Se vc falar o formato do objeto, fica bastante facil de explicar essa questão aí...

(ehehe.. Inclusive, vc pode até fazer uma projeção, como máscara (e com canal diferente do resto), acho q, se fosse eu (se tivessem me pedido pra fazer coisa do tipo) seria a primeira coisa q eu tentaria =D.. XD..)

@edit: Ei... Olha q \'briza\' q pensei agora-a-mesmo... XD.. Será q se eu multiplicar uma orbita (uma função \'senoide\') por uma função Tangencial, a orbita (resultante) formaria um quadrado-perfeito???.. Vou testar isso depois com a malvada-matemática :0...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
oi, ScreamingFox

Não consegui entender tudo que você escreveu, pois sou péssimo em matemática[:(] e não sei muito bem sobre a parte mais técnica de mapeamento.
Gostei do resultado. Vc achou o caminho.
O render pode ser numa vista axonometric

Percebi o padrão que vc falou. Então fica bem mais fácil fazer.

O cliente viu essa imagem e teve a ideia de fazer um quadro com ela.
Acho que não precisa ser exatamente igual. Agora a noite, ele falou que vai querer bem colorido. Mas isso é possível com a variação de cores do checker ou tiles.
Achei uns tutoriais de photoshop com efeito parecido. Mas como é para ficar todo colorido, fazer no max vai ser mais prático e o controle deve ser maior.

\"@edit: Ei... Olha q \'briza\' q pensei agora-a-mesmo... XD.. Será q se eu multiplicar uma orbita (uma função \'senoide\') por uma função Tangencial, a orbita (resultante) formaria um quadrado-perfeito???.. Vou testar isso depois com a malvada-matemática :0...\"
Vixe. Não entendi, mas acho que vai funcionar. rs
Tá de \'comédia\' né? Ou c tá falando q o cara quis fazer um quadro com a imagem q vc postou né.. XD.. Só Mamãe enquadra (ou considera artisticamente (ela é acadêmica de \'Belas Artes\' e tal, etc...) as imagens q eu faço...

Sim.. Hipoteticamente, essa multiplicação q eu concebi nesse momento, realmente iria gerar um quadrilatero que tem a qualidade de ter 4 angulos de 90 graus ou bastante similares... A lógica q eu aplico na minha formula de \'orbita\' tridimensional tem similaridades logisticas bastante \'importantes\' com a logistica do Shader (o Mapa) Checker (\"O mapa de xadrezinho\")...

Nunca ouví falar dessa perspectiva \'axionométrica\' (talvez eu tenha escrito errado o nome, etc..).. Mas me parece algo bastante \'rigido\' pelo nome (pela particula \'axio\' q geralmente determina algo bastante \'imutável\' ou \'sectarista\', etc..).. Interessante isso...

Fala um pouco mais sobre essa visão aí q vc mencionou.. :)..(?)..
Ouça essa musica... Pense/substitua \"o cantor\" por \"textura\" , e a aquilo de que o cantor canta, pelo objeto à ser aplicado ante o material.. =D...

De que serviria um model, sem textura nenhuma?.. De que serviria-se um mapa, sem haver um único objeto a ser-lhe aplicado?!... Ou que não seria possivel de aplicar em seu objeto!?... A textura é um ente bidimensional que, em conversação com as artes tridimensionais, levanta-se, assim como quando \"O cantor se planteia, com seu grito\"... Tornando o Model \"Uma Imortal Canção\", \"Ao Infinito\"!...

E que, depois de vc conseguir, que nunca mais se cale... Como uma tocha orbitando a escuridão dos oceanos da ignorancia...\"Iluminando\", sempre, aos de \"abaixo\"...Uma vez que.. O que há de se dizer se, aquele que \'canta\', não se levanta contra o opressor?.. Por nós, que sofremos, por nós, aos quais não há nenhuma razão a condenarmo-nos a andarmos em círculos!... E eles, pelo descaso dos congeneres, acabam por não levantarem-se... E se calarem, de frente ao \'crime\'... E.. Que se levantem todas as Bandeiras, quando o \'cantor\' se plantear, com seu grito, e, que mil violas sangrem ante a noite, à uma Imortal Canção, Ao Infinito!.. =D..

Que sabotemos esse \'nascimento às avessas\'!.

@edit:... Na questão do \'coloridinho\'.. Seria uma questão de vc mudar as cores do checker =D...

@edit: Subjulgue à calmaria que antecede à Tempestade, mesmo que se estando em meio à morosidade e a ao tédio.. A subjulgarmo-nos, às calmarias que antecedem às tempestades, quando, por algumas vezes, recorremo-nos às \'medidas-desesperadas\'..

E que, ponha, vc, em movimento, esses \'conceitos visuais\'.. E então que, juntos, sabotemos, esse \'nascimento-às-avessas\'!!!

Mas, tem uma coisa q, eu gostaria q vc fizesse, especialmente, pra mim.. E é uma coisa que \'todo mundo precisaria\'...

Então, assim como eu penso \"no 3d\".. Enquanto eu tiver longe de vc... Eu sei que, vai ser mesmo mais difícil pra vc.. Assim como que, de certa maneira, também é bastante difícil pra mim... E.. pra vc, o mais longe de conseguir isso aí q vc quer, vai ser compreendido justamente no momento antecedendente à obtenção disso q vc quer...

E então que \'essa cor\' vá se enredando, se engedrando.. Como o musguinho numa pedra... A cor perfeita... É como um diamante-fino, que acalanta à minha alma, serena...

(Mapa como máscara, usando cores apenas...)

Mas.. O q eu tava alegorizando na primeira frase \"é isso\"... Em se fazendo algo que nunca se fez antes, é como se \'voltasse-mos aos 17\'.. e, claro, tendo a gente feito tantas coisas antes.. é como voltarmo-nos, mas, sem sermos \"Sabios-Competentes\" a decifrarmo-nos...

É o meu passo, retrocedido, enquanto vosso, avança..
Ao Arco das Alianças,
À adentrar o meu âmago..

É o Arco das Alianças,
A encriptar à minha \'mera\' essencia..

E então, é isso que sinto, Eu, nesse \'instante-fecundo\'..
E se vai enredando, enredando,
Como no muro a trepadeira..
Se vai brotando, \"brotando\",
Como o musguinho, nas pedras...

Assim como o musguinho, nas pedras,
Oh, sim, sim sim... =D..

@edit: A musica (Violeta Parra):

@edit: Oh, ho, ho... E, caso a gente \'mate\' essa dúvida.. Uma dúvida ainda muito maior surgirá, dos designios da primeira!

E com ainda muito mais \'inferno\' a digerirmo-nos!

@edit: Vou por a musiquinha do James Taylor (\"Vc tem um Amigo\") quando vc conseguir :3

@edit: Eu estava fazendo as minhas meditações-noturnais.. e então me lembrei desse tópico novamente.. E, certamente que essa questão é pertencente ao render... E essa questão pertence parcialmente à modelagem... Essa questão não percente à animação, à iluminação, ou ao rigging.. Como Saraswati e Lakshmi, essa questão releva a aos materiais e ao rendering.. No caso, muito mais aos materiais e ao mapeamento, que faz parte da modelagem...

Invoquei em mim à essa Brilhante Lakshmi, ante ao caír da noite... Pra responder bondosa e rapidamente à sua questão.. Invoque em seu pensamento à Maiêutica, e à Riqueza, essa Brilhante Lakshmi, e, certamente vai ser você que responderá a proxima dúvida que eu mesmo tiver.

Hino à Lakshmi:

Bom dia, ScreamingFox

vista axonometric é a vista que não é em perspectiva. Tipo: top, bottom, front.
Peguei esse nome no help do max. Acho que é a mesma coisa que isometrica.

Você conseguiu fazer o design. Só vou precisar deixar mais colorido.
Poderia explicar de forma mais básica como conseguiu o efeito?

Valeu pelos clips. Estava com saudades do \"The Mamas and the Papas\", que escutei muito na minha infância.
Fiz um box naquelas proporções, apliquei a textura e levantei aqueles vertices..

No caso da ultima a imagem em xadrez está sendo usada como mapa de mascara num mapa Mix, e a cor que varia é um mapa do tipo \'gradient\'..
Estou tentando reproduzir o efeito usando edit poly e as uvw mapping.
Está longe de ficar parecido

Acho que uma vez consegui distorcer o mapeamento e ficou parecido com o que o cliente quer, mas não estou lembrando como foram os passos.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710603.

Total de membros registrados: 138066

Últimos membros registrados: ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h, Fusport .

Usuário(s) on-line na última hora: 642, sendo 5 membro(s) e 637 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: CNC, mandrade, ennecopro, Rodrigo, Deems.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.