Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

minored   Rio de Janeiro - AC
Grasiano   Campo bom - RS - RS
alanmatos   Marília-SP - SP
ad_ribeiro   Sao Paulo
Diego Dneo   São Paulo - PR

Portfólios Ver Mais

Fernando   São Paulo
Douglas Apolinario   Porto Alegre - AC
Leandro Fernandes   Londrina/Curitiba - PR
Thunders32   Joinville - SC

Chamas com cores diferentes no FumeFx

Por: ScreamingFox  

Em: 28/10/2014 21:45

(@edit:Respondido no Tópico)

Oi pessoal..

Então.. Eu tava querendo fazer 3 passaros voando, uma ideia q eu tive depois de ver um tópico daqui sobre um cara q pedia sites pra baixar uns passaros.. Então.. Tem um helper com \'orbita\' (de um plugin q eu to fazendo) e outro helper com a mesma orbita, só que com um pouco de atraso... O passaro é linkado no segundo e tem Look-at-Constraint pro primeiro, então ele \'voa\' naquela orbita sempre \'olhando pra frente\', etc... xd..

Então eu pensei em fazer 3 passaros de fogo voando, sendo que cada um teria uma cor de fogo diferente... Então fiz 3 simulações e tal... Mas no render só aparece o fogo da ultima simulação feita :z.. E, na mesma simulação, não ví onde daria pra por uma cor diferente pro fogo pra cada objeto emissor..

Alguem sabe por cores diferentes pro fogo, pra cada objeto emissor, no FumeFx?

Jajá eu deixo a cena aqui pra caso alguem queira baixar e tentar, etc..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Cara fiz um teste rapidinho aqui, e so consegui adicionado cada \"pássaro\", em uma caixa do fumefx diferente.
Na mesma caixa nao consegui..da pra usar um gradiente ramp mas nao fica legal
Quando postar o arquivo vou baixar pra v
Descobri aqui :)

Na verdade, é assim... Usando-se versões antes do 3.0 do FumeFX, realmente não vai dar pra fazer esse efeito, e isso é bem interessante..

Isso ocorre pq simplesmente não havia o parametro em sí de coordenação de cor separadamente, nos fumefx antes do 3.0...

Imagina q \'no turbilhão\' das coisas, tem também a cor de cada \'voxel\', q vai se misturar com turbilhoes de outros \'voxels\' e então, por uma questão que seria ( levando-se as coisas até as ultimas considerações) matemática, antes do 3.0 não dá pra fazer isso..

(assim como um poly, no uvw, vai ter a cor de sua textura, o fogo, na chama, vai ter a cor de seu mapa, etc...No FumeFX 3+...)

(no caso, com o mais recente, as fumaças coloridas se misturam, na simulação, tipo q nem vc jogar 2 corantes diferentes na agua e depois mexer um pouco na água)

No fumefx 3.0+ tem, nos emissores (q vc adiciona no box lá da simulação) uma opção de cor..

O link pras minhas águias (são águias ,q eu \'riggei\' com link e lookat numas orbitas q eu tinha criado com o meu plugin.. eu tinha baixado umas águias low no archibase pra isso xd...)

(elas já estão animadas e com o box de simulação, etc.. talvez dê erro pra abrir se n tiver o fumefx..)

link:
http://www.mediafire.com/download/9pux2tur3dplgbi/theeagles.max

Mas.. Do jeito q eu fiz... Por alguma razão, depois do frame 50 as cores começam a se misturar... Jajá posto um videozinho.. Apesar de q \'tá quase\'.. Acho q foi questão de algum parametro errado q eu pus...

Põe um video do seu depois também pra ver, mesmo estando equivocado pode ser bastante propício pra outras coisas e tal :).. Valeu =D.

@edit: Uma coisa interesante a se ver aí nessa imagem postada é a questão da \'temperatura\' da cor afetando a opacidade do fogo... No caso, pra todos a opacidade é a mesma, mas o fogo que é vermelho tem muito mais presença que o fogo que é azul.. E o fogo verde tá brando e bacana... No caso, pro azul e pro vermelho, eu teria que clarear e escurecer, respectivamente, um pouco da cor, etc... :)..

@edit: Maaas!!!... Mesmo dando isso e tal, etc..

Daria pra renderizar mais do que uma simulação (ex: mais q um box (simulação) do fumefx) no mesmo render também? Eu fazendo aqui ele sempre renderiza só a ultima simulação.. a outra é como se n existisse :z... Apesar de não precisar realmente, por questões logisticas seria bom deu saber... Valeu :)..
Mas... Foi muito bacana essa primeira vez q tentaram responder uma duvida-bizarra minha :)...

...(\').. Essa Lua Azul que havia me visto pairando-zozinho ante aos parametros... Sem saber o que fazer pra concretizar alguns \'sonhos\'... Ah, essa \"lua-azul\".. tava lá.. pra pensar um pouquinho sobre a dúvida na qual eu pensava...

E, bem quando eu já imaginava não haver ninguem no momento a ter o altruismo de responder a uma pergunta um pouco \'desconexa\'.. O Savedra me responde... =D...

É como uma Lua-Azul.. No sentido que eu imaginei q ninguem iria tentar responder isso :).. então, parabenz =D...

Tentei mudar na cor de cada vortex e nao consegui:(
No teste q fiz, coloquei cada objeto em um \"fumex\" diferente.
Ai mudei a cor do fogo na aba render mesmo.
Quando eu siimulava um, os outros simulavam tambem.
Mas estou achando estranho.
Tipo se eu animo um objeto, os outros também ficam animados.
C vc tá falando dos passaros daquele meu max, é q eles tão seguindo os helpers lá.. Vc pode mudar os parametros daqueles helpers (no caso, pra parar eles seria zerar os parametros de \'Year\' e \'Convolution\')..

Mas aqui só renderiza a ultima simulação mesmo (talvez seja questão de versão do max, etc.) :z.. Mas bom q com essa versão dá pra fazer essa questão de cores já numa só.. A questão do fogo ali ter mudado de cor depois do frame 50 é um parametro errado no \'object emitter\' dos passaros verde e azul (dá até pra ver q o fogo vermelho não muda de cor)..

Mas, acho q n entendí direito isso aí de animar um e os outros ficarem animados.. xd..

@edit:Poultz.. ao rever o videozinho agora e vendo q é até legal q mude de cor.. tive essa ideia aqui.. vou testar de noite... Pondo ao invés da cor pura, um mapa legal de Particle Age, e deixando o \'burn rate\' (acho q é esse o nome) bem baixo (pro rastro de fogo durar mais) talvez dê pra fazer um espetáculo piromantico bem bacana.. Q nem aquele \'espirografo 3d\', só q de fogo.. xd.. vou testar hj a noite =D..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710602.

Total de membros registrados: 138066

Últimos membros registrados: ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h, Fusport .

Usuário(s) on-line na última hora: 760, sendo 2 membro(s) e 758 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: mandrade, Rodrigo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.