C pode editar no ps pra obter efeito similar, mas seria mais dificil mesmo.. Uma vez que é a partir de uma imagem com certeza vc conseguiria com o ps sozinho, mas aí ia ter q articular as tecnicas (q o programinha faz automaticamente, no caso, mas nem sempre da melhor maneira possível..).. Aliás, acho q vc até faria vc mesmo melhor q o programinha, o q o programinha vai dar de vantagem é o tempo de produção mesmo...
Se fosse pra um model mesmo ao invés de uma foto, vc podia criar o normal map no 3ds mesmo q aí realmente seria um normal map perfeito (e os outros mapas tbm..).
E também, a gente tem q lembrar q polys são mais leves q texturas, então, se vc usar varias texturas grandes num plane pra dar normal, oclusão, etc, vai acabar pesando bem mais do que um detalhamento no model em sí... Então tem q achar um equilibrio entre as imagens e o model e a propria articulação do material no UDK (q vai fazer processar mais, etc..)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..