Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Daian   Belo Horizonte - MG
Bruno Medeiros   Porto Alegre RS
Alisson Braga   Maceió - AL - AC
Gustavo Rangel   São Paulo - SP
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

Kadaks   Mirassol-SP - SP
JT3D   Londrina - PR - PR
Victor MS   Rio de Janeiro

Ajuda com material de couro

Por: Le Bebop  

Em: 24/03/2015 18:47

Boa noite pessoal. Estou trabalhando numa cena com um calçado e preciso alcançar este resultado com a textura do couro. \"Couro cru\" ou camurça, não sei ao certo o nome, mas a flor do couro tem esse aspecto de \"raspado\" com as fibras expostas. Alguém conhece alguma ferramenta ou técnica que possa me dar um ponto de partida? Terá um render próximo do calçado e apareceriam os fiapos/fibras do couro. Estou no zbrush já para criar algumas irregularidades na superficie como um todo, mas meu principal objetivo são as fibras destacadas e interagindo com a luz (por exemplo uma luz de contra). Qualquer idéia é bem vinda. Valeu :)
cara vc poderia tentar o hair and fur do max
portfólio: http://www.behance.net/rene123
Olá Le BeBop,

Coincidência pois eu também estou trabalhando em um projeto para a faculdade que contém, entre outras coisas, um tênis. O que os meus professores me orientaram a fazer foi usar um mapa de bump/normal para dar o aspecto irregular à essa área de couro cru. Depois o ideal seria colocar uma quantidade razoável de pequenos pêlos espalhados na área. O resultado final ficaria então com o mapa de bump/normal por baixo (dando a base) e os pêlos por cima dando os detalhes finais. Isso faz sentido pois se fosse fazer só usando ferramentas de pelos (Hai&Fur, etc...) seria necessário uma quantidade colossal de pêlos para preencher tudo. Já com a base de bump/normal por baixo, preenchendo a área, fica bem mais fácil de fazer e bem mais leve para o renderizador.

obs: para o bump/normal, você pode usar até mesmo os mapas procedurais mais simples como, por exemplo o Noise, o Speckle ou o Stucco (no caso do 3ds Max).
Beleza pessoal, valeu pelas ideias. Já vou testando aqui e se ficarleval posto os resultados e como fiz :)
Eu faria com Displacement e um hairzinho bem pouco so pra dar uma enganada.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710595.

Total de membros registrados: 138062

Últimos membros registrados: wrinkless, waltereastmood, Guerr4h, Fusport , anjosheriberto, REMOVIDR, vagnerthuram02, DianaRCCastro.

Usuário(s) on-line na última hora: 754, sendo 6 membro(s) e 748 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Esdras, claro_lima, waltereastmood, wrinkless, Adam.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.