Renderizando somente as sombras dos objetos

Por: modena3d  

Em: 23/03/2005 15:34

"È possivel...fazer isso...???" Eu gostária de saber ,se é possivel e,se sim,como???....renderizar somente sombras dos objetos separadas de tudo na cena....somente as sombras mesmo..,nem os obejetos que estão e que prorpocionam as sombras nas cenas...não aparecem ...enfim...só as sombras...por favor se alguem souber como me respondam...obrigado...
HAAAHAHAHA....eu mesmo me auto respondo...hehhe....aí moderadores do forum se quiserem deletar este tópico,tudo bem,pois assim que eu o escrevi eu fui fuçar no max para ver se eu solucionava essa minha questão..e acabei descobrindo que era simplesmente ir no Render Elements/e em ADD...adicionar oque eu gostária no caso as sombras(Shadow)...e tem vários outros efeitos...maravilha de software...incrível mesmo ... bom mais em todo o caso se resolverem não deletar este tópico,que ele fique para esclarecer a dúvida de quem prescisar desse mesmo help .... :00: :00: :-P :D :D :D
então, vamos manter o tópico, so vou alterar o titulo para ficar mais fácil a pesquisa. Falou :joiad:
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
'mode' vc poderia mostrar uma das imagens que gerou? tentei aqui fazer mas não deu certo. obrigado...
Emerson Joucoski.Ctba-PR-Brasil. "Sempre aprendendo..."
joucoski...é que ela aparece como sombra mesmo ou seja ela se mistura com o fundo preto aí dá a empressão de não ter gerado nada.... clicando lá ná bolinha na janela do render onde aparece os matte shadow...vc verá elas perfeita mente aí vc teria que salvar com a extenção que salva esses matte .... no meu caso eu usei o "Targa image file"... Mas não se preocupe pois eu farei uma mine explicações com imagens aí para você ok...logo logo você entra novamente para ver se já está no ar...só o tempo de eu aprontar as imagens aqui,blz...té mais cara. :D
Bom fiz uma cena simples de teste só para ilustrar oque seria,ok... Com a cena desejada...( no caso a minha um box e uma esfera e uma spot de luz,como mostra a imagem...). O resultado da cena renderizada é esse para sabermos onde terá a sombra...(imagem abaixo). Agora em Render-(F10)...vá na aba Render Elements-e abra render elements...(no meu caso o esquema das abas é só um pouco diferente,porque eu uso o final render,mais é só as ordens das abas mesmo que muda mais nada...mais em defult é mesma coisa)....Agora click no botão ADD...(imagem abaixo). Agora como podemos ver haverá uma série de opções...escolha aquele que você prescisar...(este sóft é muito bom,dá pra seperar tudo,incrível mesmo facilitando muito para a produção de videos,com efeitos desejados e específicos...)...bom babação a parte...esta é a imagem do efeito escollhido no caso Shadow... Agora renderizando ... veremos que ao renderizar a cena normal instantaneamente abrirá outra janela...que aparentemente ñão tem nada...tudo escuro como mostra a imagem abaixo. Caso você queira ver antes de salvar oque aparece de fato clique no botão a cima da janela...como mostra a imagem abaixo...possibilitando assim a visualização das sombras... Bom agora é só salvar a imagem...no meu caso eu uso a extenção Targa Image File... Ao clicar no botão de Salvar...aparecerá uma janela com algumas opções...talvéz esteja desabilitada uma importante para este caso...basta abilitar a opação Alpha Split...para permitir gerar a imagem de matte das sombras... Pronto é isso,agora é só jogar em um editor de sua preferência...e manipular estas imagens para usar como efeito ou não... Té mais espero que esteja tudo claro...se não ...qualquer coisa é só dá um toque aqui...blz?!...té +
Oi Mode, tudo bem? O Render Elements é muito importante em animação e composição, dá muito trabalho fazer sem os recursos dele, e em alguns casos é impossível sem ele. Se usa o Combustion, ele pode até abrir o programa e montar a composição para você. :) Agora, não basta só isso, o material Matte/Shadow é muito importante para composição, poderia fazer com ele também, e conhecer os recursos do programa é ainda mais importante. Em muitos casos esse tipo de procedimento não fica bom, um piso com reflexo por exemplo, então teria que renderizar em 3D só com a sombra e o resto dos efeitos, não só a máscara, como faz o Render Elements. Para isso, basta desabilitar o Visible to Camera nas propriedades do objeto, clicando com o botão direito e escolhendo Properties. Assim tudo é renderizado, inclusive sombra e reflexos, mas o objeto não aparece na cena. Por fim, quando salvar TGA, desmarque a opção Compress. Abraços
Puts tresd 1 ...muito boa :00: essa sua dica em...vlw mesmo...eu vou concerteza utilizala e abusala dela...obrigado :D :D
Oi Mode, tudo bem? Fico feliz que curtiu cara, é bem simples mas muita gente não sabe, e isso é uma puta mão na roda em composição. Até GI o objeto gera, mas não aparece no Render :) :) Abraços
:D :D :D

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710588.

Total de membros registrados: 138049

Últimos membros registrados: MossTrimGummiesRezension, Diatea, Ashuran026, wmlink2step, LeoGuedes3D, barwardbarber, brunluck, felippemarquessss.

Usuário(s) on-line na última hora: 731, sendo 4 membro(s) e 727 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: MossTrimGummiesRezension, Ashuran026, Diatea, wmlink2step.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.