Cria um material do tipo multi-sub (isso vai ser só pra organizar), pra cada submaterial vc vai aplicar um bump, q vai ser uma textura procedural do tipo \'Cellular\'.. essa textura procedural é excelente pra criar pedras com suas ranhuras e rachaduras...
Pra cada submaterial, vc muda um pouquinho os parametros do cellular no bump, pra não ficar como se fosse uma só pedra...
Aplique (obviamente) esse material pro objeto (um plane q vc vai usar pra criar a textura), mas isso no momento é só pra vc ver melhor realmente.. o q vc está criando..
Use o \'Generate Topology\' (do \'Graphite Modelling Tools\', no max 2011 ou acima) pra criar as divisões tipicas dos tijolinhos...Articule o \'undo\' (CTRL+V) pra ver legal a divisão q vc acha boa...
Após usar o Generate Topology, mantenha as faces selecionadas, e então use um pequeno \'inset\'.. Inverta a seleção, e delete as faces inuteis..
(use então um modifier \'shell\', pra dar a \'profundidade\' dos tijolos)
Use um plugin para dar randomicamente a cada elemento (um \'elemento\' é um conjunto de polys q não tá junto ou tocando vertices de um outro conjunto (por exemplo se vc tem 2 box e dá attach de um no outro, seriam 2 elementos, etc..) um submaterial... ou, se não forem muitos realmente, faça \'na unha\' (gostei desse termo.. aprendí aqui na 3d1 vendo antigos posts XDD), enfim, separe os polys engraçadinhos e, que agora, segundo o que eu espero de vc, deveriam ter o formato dos \'tijolinhos\' q vc busca...
Vc pode também usar um plugin pra fazer isso tudo de uma vez.. Acho q tem coisa q faz isso se eu me lembro bem... Busca no \'scriptspot\'.. :)..
(ex: o scriptezenho pra separar todos os elementos como objetos, é um script facil de fazer e bem facil de achar na scriptspot...(obs: é claro q tem scripts pra aplicar materiais randomicos, vc pode fazer uso disso tbm, etc, etc...)
Nesse passo as coisas mudam bastante de acordo com o q vc quiser fazer...
Dependendo do caso, vc vai subdividir o model original e aplicar o modifier Displace de acordo com cada textura de cada submaterial... (como instancia), ou em outros casos vai proceder de outras maneiras... Enfim.. tente não fazer com milhares de tijolos.. pra vc criar uma textura e tal.. Pq vai ser mais trabalhoso.. pense em algo que seja \'tileable\'...
Aplicando-se o displace, em todos os tijolos (vc pode usar um script pra fazer pra todos de 1 vez só..) com suas respectivas texturas diferenciadas de disp?ace, vc vai obter tijolos bastante interessantes..
Então, vc pode aplicar o modifier \"Projection\" nos objetos, e gerar mapas de Normal-Bump pros respectivos submateriais dos tijolos, ou é claro criar uma textura com possibilidades de repetição...
(vc vai criar esses mapas de normal pra usar num plane, como se esse plane fosse toda essa parede de tijolos...)
Dessa maneira eu acho bastante pratico de vc criar uma textura 100% original de rochas ou tijolos.. E sem muitos problemas...
Eu acho q é isso aí.. Aí a questão de reflexão vc vai testando pra ficar ok pro q vc quer...
@edit: (resumo:..) Desenlace aos nós que o não-conhecimento ou a timidez lhe impuseram, ou, melhor ainda, articule à sua propria nobreza, e crie pessoalmente (com as ferramentas criadas pelos nobres sabios matemáticos-programadores) aos seus proprios tijolinhos, um a um, e um a todos simultaneamente.. Pense sempre nas melhores maneiras de proceder nas logisticas da sua criação :).
Não se intimide com tão pouco, embora que pareça bastante (intimidatório) vendo-se de maneiras focadas no sentido das imagens... A lógica supera a matemática e a matemática sempre tenta acompanhar à Logica.. Articule artisticamente à sua propria Lógica e tenha aos seus pés toda a Matemática que os sabios programadores pensaram por tanto tempo...
Uma musica pra \'desenlaçar\' suas capacidades artisticas de subjetivação da Natureza :3...
Aim=Saraswati, Hrim=Lakshmi, Klim=Kali/Parvati.. Perceba em sí, e medite sobre estas nobres qualidades, a todos os seus passos...(obs: \"Vichche\" quer dizer basicamente \'desenlaçe\', ou \"desate aos meus nós\", ou até \"extermine às minhas dificuldades!\")
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..