Animação de de veiculos com o 3DS Max

Por: Luiz  

Em: 18/04/2015 09:07

Estou tentando fazer uma animação com veiculo em que os pneus girem juntamente com a direção do veiculo. Não logrei exito até agora. Quem poderia me ajudar indicando um plugin/script grátis que resolvesse meu problema.
Tem o plugin madcar, mas n sei se é de graça e tbm n sei se tem pra todas as versões..

Qq coisa faz um vc q n fica muita coisa n.. Vc só tem q fazer com que a roda gire de acordo com a velocidade do veículo.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
O Madcar resolve, mas não é gratuito. Tem um tutorial da própria autodesk no Help que pode resolver seu problema. Qual a versão do seu 3D Max?
"A pressa é inimiga da perfeição".
3DS Max 2014
ScreamingFox, o problema é que não consigo fazer com que a roda gire de acordo com a velocidade do veículo. Tem algum tutorial a respeito?
Acho que a maneira mais facil é usar uma unica variavel pra controlar tanto o movimento do veículo quanto o giro das rodas..(eu costumo chamar essa variavel de \'velocidade\').

Tem esse tutorial pra controlar um personagem de maneira interativa.. Vc pode usar o comando sem ser com motion capture, mas acho mais pratico ou divertido com o motion capture até pra vc controlar ele como se fosse num videogame etc..(e também vc pode refazer varias vezes como se vc tivesse gravando um filme e fosse o diretor, etc, etc..)

http://www.mediafire.com/download/35wx8724d5ex1fp/Articulando+Motion+Capture+e+MAXScript.avi

No caso da roda, vc vai linkar ela e zerar os transforms dela.. então, para o giro da roda, vai ser a mesma coisa que o caso do personagem (com o metodo mostrado nesse video), a unica diferença é q vc vai ter q obter, com a formula da circunferencia, o numero ideal pra multiplicar a velocidade...

@edit: oh voltei aqui pensei q ia entrar aqui e vc ia ter dito q conseguiu.. enfim.. tenta aí q n é dificil n.. é um pouco metódico realmente (pq é \'programação/scripting\'), mas dá pra entender bem facil realmente... Se vc tiver aqui em sp pode vir aqui em casa num fim de semana com pães-de-alho de corações de galinha e eu te explico.. Ou se estiver longe daqui se vc me pagar um microfone de pc eu faço um video sobre exatamente isso, de maneira que um adolescente consiga fazer num fim de tarde... :3..(é q eu to sem microfone aqui XDD)..
Olá ScreamingFox, muito obrigado por sua atenção pela ajuda que você está dando. Meus conhecimentos sobre o 3DS Max é muito limitado para tratar com animação de veiculos. É isto que estou observando. O tutorial que foi indicado tem script, materia que nunca trabalhei. Preciso de um tutorial leve de uma animação bem primaria com pneus e direção. Brevemente irei a São Paulo e vou tentar contactar com o amigo. A respeito do tutorial e microfone gostaria muito de conversar por telefone, whatsap ou facebook. Entretanto não sei como são as normas do forum para fornecer ou solicitar dados pessoais. Uma boa noite para o amigo e demais participantes do forum.
Eu n fiz facebook, e n tenho celular... qdo vc vier pra ca da um toque q eu vejo um dia bom pra vc vir aqui...

Mas a animação de rodas é coisa complexa mesmo... tirando o caso de vc usar um madcar da vida, imagino q n tenha tutoriais a nivel muito basico...

Mas ve com atenção o video... se n conseguir eu faço um similar pra vc dar uma olhada mais hands-on....

Script é meio árido mesmo mas vc pega rapidinho...
Seria Ótimo um vídeo aula elaborado por você, dentro da realidade de minha condição de aprendiz. Saúde amigo.
Cara, ja usei um tutorial parecido com esse, e ficou bom.

da uma olhada. é um rig para carros.

Blog: http://patrickhassan.blogspot.com.br

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710595.

Total de membros registrados: 138062

Últimos membros registrados: wrinkless, waltereastmood, Guerr4h, Fusport , anjosheriberto, REMOVIDR, vagnerthuram02, DianaRCCastro.

Usuário(s) on-line na última hora: 752, sendo 6 membro(s) e 746 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Esdras, claro_lima, waltereastmood, wrinkless, new, Adam.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.