Acho que a maneira mais facil é usar uma unica variavel pra controlar tanto o movimento do veículo quanto o giro das rodas..(eu costumo chamar essa variavel de \'velocidade\').
Tem esse tutorial pra controlar um personagem de maneira interativa.. Vc pode usar o comando sem ser com motion capture, mas acho mais pratico ou divertido com o motion capture até pra vc controlar ele como se fosse num videogame etc..(e também vc pode refazer varias vezes como se vc tivesse gravando um filme e fosse o diretor, etc, etc..)
http://www.mediafire.com/download/35wx8724d5ex1fp/Articulando+Motion+Capture+e+MAXScript.avi
No caso da roda, vc vai linkar ela e zerar os transforms dela.. então, para o giro da roda, vai ser a mesma coisa que o caso do personagem (com o metodo mostrado nesse video), a unica diferença é q vc vai ter q obter, com a formula da circunferencia, o numero ideal pra multiplicar a velocidade...
@edit: oh voltei aqui pensei q ia entrar aqui e vc ia ter dito q conseguiu.. enfim.. tenta aí q n é dificil n.. é um pouco metódico realmente (pq é \'programação/scripting\'), mas dá pra entender bem facil realmente... Se vc tiver aqui em sp pode vir aqui em casa num fim de semana com pães-de-alho de corações de galinha e eu te explico.. Ou se estiver longe daqui se vc me pagar um microfone de pc eu faço um video sobre exatamente isso, de maneira que um adolescente consiga fazer num fim de tarde... :3..(é q eu to sem microfone aqui XDD)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..