Novo novato com dúvidas

Por: Px  

Em: 24/03/2005 21:08

Olá Pessoal do 3d1 Bom, sou novo aqui no fórum e tambem em CG... Sempre me interessei pela area mas faltava coragem pra meter a cara nos tutoriais e livros da Vida para estudar... (Estranho é eu começar na época em que menos tempo eu tenho, estudo 3dMax no trabalh). Primeira dúvida é em relação ao computador, trabalho em um P4 2.4 com 256 de ram... e considero a maior parte das renderizações rápidas! Em casa tenho um AMD 1.0 256 ram (embora seja DIM) e placa de Video GF 32mb e demoro cerca de 2x mais a renderizar doque no trabalho. Imagino que o principal motivo seja o "Clock", mas mesmo assim gostaria que de saber uma boa configuração para aprendizagem, e uma para trabalhar na area! Segunda dúvida é ja em Max, uso o 3dMax 6x... quase sempre uso o mentalray para os renders, mas tb tenho o Vray e aqui no trabalho ja peguei o POV-ray (deste não tenho informação alguma), a dúvida é : para uso domestico e aprendizagem qual o mais indicado, que seja rapido e não perca na qualidade!? Tercera dúvida (isso ja ta virando um FAQ AUHhua): Estou estudando o uso de BONES, estou encontrando dificuldades em entender lógica do Rotation Joints... apanho dele pois alguns bones intortam a posição original após alterada os campos From e To... Até imaginei que seria por causa da posição original estar fora da abrangencia definida mas ja chequei que não é! Por enquanto é só! Obrigado desde já! Também gostaria de saber sobre plugins gratuitos e renders gratuitos! abraços PX!
Ae Px, blz? Vou tentar responder as partes que eu sei ta? Bom eu tmb comecei a ler mais sobre as coisas no trabalho hehehe pq é um tempo integral q agente dedica ao computador e por mais ocupado q o cara seja sempre sobra uma folga, mas nao pra sair da frente dele. e é aí q eu uso pra aprender. Pra renderizar rápido, existem vários fatores. Memória Ram é primordial ter alta. Por que memória ram é uma memória mais rápida que a memória virtual (a do hd), apesar do funcionamento dela ser a mesma. Memória ram seria o lugar de armazenagem dos calculos momentâneos, é chamada de "Ram" por que pode ser gravado nela e não mantido. O drive de CD, se chama CD Rom, com "o" pq não pode ser gravado.. O que grava é CD Recorder :P hehehe mas não vamos pra essa parte. Atualmente o 3D Studio Max trabalha com no máximo 2 giga bytes de Ram. Você pode ter mais que isso, mas não fará diferença alguma no 3D Studio Max. Placa de vídeo é mais primordial pra trabalhar na modelagem na ViewPort mesmo, não vai te afetar muito no Render (nada que você não possa fazer verdadeiras fotos com placa de video ruim), mas têm muita gente com placa de video ruim, inclusive aqui nos forums q voce verá trabalhos fantásticos, eles vao modelando e preparando a cena por partes no final dão um merge scene. Se necessário essa etapa final fazem aparecendo como "boxes" os elementos. O Render melhor é aquele que você curte mais hehehehe... têm gente q faz maravilhas com qualquer render, só entrar no site dos Renders e ir na famosa "gallery" q vc vai ver maravilhas hehehehe... MAs dos q vc sitou acho q o MEntal Ray é mais mão na roda mesmo. Vray é mais pra arquitetos, principalmente arquitetos de interior. Não sei que nível tais no 3D mas até vc modelar seus próprios objetos com boa precisão, acho que é necessário usar só o ScanLine (opinião pessoal) pq é rapido, e não têm frescura. Bones eu ainda não precisei na vida, então eu ainda não estudei legal X) hehehe pula essa parte Bom, assuntos de cracks é ilegal nesse fórum. Você faz o que quer mas não posta sobre isso aqui ^^ Mas relacionado a cabelos, o 3D Studio max 7.5 meio q surgiu pra solucionar esse problema ehehhe...pq o Maya ja tem integrado o fur e outras soluções pra cabelo faz tempo o Max 7.5 tem o hair cut e o Shave junto. É isso aí.. espero que alguém mais ajude, principalmente na área dos bones. No mais boa sorte e bem-vindo a 3D1, a galera aqui é bem massa! Abraços
Bem-vindo Px! orra, eu tinha digitado um texto aqui, mas o amon-ra jah postou antes, então deixa, uhauehuahe :lol:
www.greenlamp3d.com
Bom quanto ao Bones eu num sei muito não, mais tem um tutorial muito bom no site www.redpixel.com.br. ;)
"malucow" disse: Bem-vindo Px! orra, eu tinha digitado um texto aqui, mas o amon-ra jah postou antes, então deixa, uhauehuahe :lol:
Durr.. escreve ai! vc manja bem mais ^^ hehehe.. não respondi a parte dos bones pq nao manjo nada
Ow mals ae nem sabia... ja editei akele a parte do post sobre akele assunto =P
bem vindo aew nem vo fala nada, uma porque naum sei muito e outra pq oamon-ra ja deu uma aula ali e de bones entra ali no redpixel e procura na seçao tutoriais em videos q vai te alguma coisa sobre bones bem explicaada
Oi gente, tudo bem? Gostei muito da explicação do Amon-Ra, mas queria esclarecer umas coisas. O render padrão do Max não vai usar mais do que 2 GB de RAM, qualquer outro renderizador profissional vai aceitar toda a quantidade de memória que tiver na máquina, eu trabalho com máquinas que tem mais de 4 GB de RAM, e o Mental Ray usa tudo quando precisa. Acontece que se tiver uma cena que não precisa de toda a memória, ele obviamente vai usar só o que precisa, e é difícil uma cena usar mais de 2GB de RAM, só cenas muito pesadas em RayTrace vai usar mais do que isso, quando exagera no Glossy de Ray Trace, e quando tem Motion Blur com objetos pesados em Ray Trace, como vidros e metais escovados. Sobre a placa de vídeo, não é que não tem muita influência no render, não tem nenhuma influência no render, o tempo de render com uma trident 8 MB vai ser o mesmo que uma GForce 6900 Ultra. Só a placa Pure 3D que faz diferença no tempo de renderização, mas ela tem 16 processadores dedicados a RayTrace e custa uma fortuna, e também a placa Gelato, que tem um desempenho especial com o Mental Ray, mas bem inferior ao da Pure 3D. E sobre o V-Ray, ele é adequado para qualquer tipo de trabalho que não envolva animação, os problemas do V-Ray estão na parte de animação com efeitos de GI e tudo mais, principalmente em objetos deformáveis, como um personagem por exemplo. Mas pode ser usado tanto para interiores quanto para exteriores, pode ser usado em arquitetura, publicidade, mecânica e muitas outras áreas, é um ótimo renderizador, tem que dar um desconto para estes probleminhas porque ele é muito novo ainda, e certamente vai evoluir a ponto de sanar todos estes problemas. Concordo em número, gênero e grau com o Amon-Ra em relação a aprender primeiro o render padrão do Max, estudar técnicas de iluminação em 3D, e aprender a criar e compor materiais realísticos, porque será muito mais fácil quando partir para um renderizador profissional, se for direto para um renderizador como esse, sem ter a devida base, vai apanhar dele por um bom tempo sem necessidade, e vai atrasar muito seu aprendizado no programa. Px> Não existe configuração boa para trabalhar, o soft evoluiu muito mais do que o hardware nos últimos 10 anos, é muito mais demorado hoje do que quanto tinha um Pentium 100 e rodava o Max 1. Os computadores não passam de 4 Ghz, por isso em CG se usa máquinas Duais ou Quad, com dois ou quatro processadores na mesma placa mãe, e toda a memória RAM que a placa suportar. Mesmo assim, com uma super máquina, ainda é pouco, por melhor que seja, uma só é pouco, já que a renderização com efeitos modernos de iluminação leva dias, dependendo do que for, leva meses. Portanto, só com diversas máquinas renderizando em rede vai ter uma performace viável economicamente para trabalhar. Para estudar e aprender, qualquer computador moderno com pelo menos 512 MB de RAM é suficiente, ainda mais se usa o Mental Ray, porque a Discreet pede pelo menos 512 MB para trabalhar com o Mental Ray. O mais importante no render é processamento e memória RAM. Todos os renderizadores que citou são bons, mas o PovRay é mais limitado e não tem uma boa integração com o Max. No 3ds max você pode escolher entre V-Ray, Brazil Render e Mental Ray, todos são muito bons, e manjando bem de um deles, pode fazer de tudo com qualidade, realismo e rapidez. Agora sobre Bones, como viu nas respostas, mesmo usuários experientes no 3ds max ainda não dominam Bones, porque animação de personagem é a última coisa que se aprende no 3ds max, é o mais difícil, é o top do programa. Se o Max leva em torno de 4 anos para dominar, então, só depois de uns 3 anos de muito estudo que vai partir para essa área. Eu já estou a 10 anos no 3D Studio, então tenho por obrigação conhecer bem Bones, mas simplesmente não entendi a sua pergunta. Sugiro que leia os tutoriais sobre Bones aqui na Três D1, vão te ajudar neste sentido, mas se quer mesmo seguir minha sugestão, esqueça Bones por enquanto, tem muita coisa para aprender antes em termos de animação, controlles, solvers, constraints, wires, antes de chegar em Bones, porque tudo isso é usado com eles. Abraços
Obrigado a todos que me responderam, agora algumas coisas foram esclarecidas... Eu estou a um mes aprendendo 3dmax por tutoriais... trabalho em uma faculdade com suporte ao lab de informatica... então boa parte do tempo é ociosa, agora estou usando este tempo pra estudar CG, escolhi o max pois me adaptei bem a sua interface... antes dele havia usado o Blender, não gostei muito... Fasso tambem faculdade de Analise de Sistemas, quem sabe seja um bonus pra mim entender scripts do max, pretendia iniciar um curso de CG em Maya, mais estou desistindo, primeiro por falta de tempo( apesar de ocioso meu trabalho eu não posso sair da faculdade) e agora pois percebo que a grande maioria do pessoal aqui andou aprendendo na garra... Já em relação aos bones, eu realmente não sabia ser uma parte tão complexa, pois ao estudar os tutoriais eu não percebi essa complexidade em relação as otras ferramentas do Max... Bom é só, valeu galera parece que agora to achando o rumo na caminhada ao CG perfeito!
Oi Px, tudo bem? É normal que você não tenha percebido a diferença, tem muita coisa envolvida por trás daqueles objetos azuis chamados Bones. A crição de uma estrutura Bone não é difícil, o difícil e preparar ela para animar da forma mais fácil e prática possível, essa é a parte difícil, o que chamam de Rigging. Porque mover aquela estrutura só aplicando os Solver ou no máximo Dummies, é o mesmo que ir a pé do Rio de Janeiro até São Paulo, enquanto os outros vão de ônibus, e alguns vão de avião. É mais ou menos isso. E para montar essa estrutura que move os Bones, precisa conhecer muito do programa, tem que manjar tudo de Constraints, Controllers, Wires, Reaction Manager, Expressions, entre outras, sem falar na parte básica de animação, simulações, edição de curvas e keys, porque as coisas que citei primeiro, já engloba uma parte mais avançada do programa. Por isso que não percebe de cara a dificuldade de montar uma estrutura quando só criam os Bones azuis, saca? Para você entender melhor do que eu estou falando, vou colocar uma imagem de um rig que eu fiz para estudo pessoal. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 464

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.