Eu sempre digo que o quão melhor é o rig, mais facil vai ser de fazer a animação. E realmente essa frase tem se provado verdadeira até o momento...
É questão de um pouco de prática realmente.. Daria pra fazer esses controladores aí também com objetos (helpers, ou desenhos 2d, etc..) sob path constraint, e, como o %, que é da natureza do path constraint, vai de Zero a 100, vc não precisaria nem se preocupar com limitadores e tal..outra coisa bacana de proceder desta maneira é que vc poderia criar controles com curvas e tal, dependendo do seu senso estético XD... =D... No caso a reação ou morph estaria vinculado ao % do path constraint...
Mas, hehe.. Li seu \'desabafo\'.. Aí me lembrou de umas musicas...
Primeiramente, essa aqui, q foi a primeira q eu pensei vendo seu \'desabafo\'..:
E aí pra te ajudar tem esses hinos védicos.. Primeiramente, esse do Rig-Veda.. Sempre me inspirou pra criar rigs (e eu realmente criei rigs meio (na verdade completamente XDD) \'alternativos\'), eu tava meio desesperado pra aprimorar um pouco no rigging, e então eu, saliento que realmente a partir de uma fé um tanto infantil (mas não menos bela devido a isso), pensei ser bom se eu visse o Rig-Veda (\'Veda\' significa \"Verdade\", \"Verdade Revelada\" ou \"A Verdade Sobre(algo)\"..) eu seria \'magicamente abençoado\' com o \"poder do Rigging\" XDD... Mas, de certa maneira, a inspiração me fez realmente aprender mais... Apesar de que fiz um ritual de aceleração de aprendizado também nessa época, posto o segredo desse ritual por ultimo e explico... Mas, primeiramente, prestigie este que se diz que é a raiz e hino mais importante do Rig Veda.. Perceba em sí mesmo a partícula deste que é o descrito neste video, aquele que é o Supremo Controlador, e que cria o Universo, e que destemidamente o controla, e então conceba à excelência em seus bípedes e quadrupedes, ou seres com infinitos membros..:
Esse é pra lembrar das sutís conexões entre as coisas.. Lembrar-se delas é bastante importante pra se fazer um rig.. Eu aprendí sobre alguns dos usos dos \'arrays\' em script, com esse som =D:
E, como eu havia dito, veja esse hino de Saraswati, que pode ser traduzida como \"Musa\" ou \"Inspiração\".. É tida como a Deusa do Aprendizado, do Conhecimento, Sabedoria, Musica e Artes... Se diz que (tá no hino, mas tá mal traduzido) que se vc recitar por 6 meses todos os dias pela manhã, vc vai \'obter conhecimentos/habilidades secretos\'.. Mas realmente, em alguns lugares do mundo, se tem esse hino como essencial pra quem quer aprender coisas, se recita inclusive em escolas da India parece.. Se vc recitar esse mantra pela manha e no fim da tarde, ou, pela manhã e quando vc tiver fazendo seu 3d, com certeza q vc vai aprender a questão q vc quiser de uma maneira magicamente facilitada.. E as \'magicas\' que o ScreamingFox fala são realmente verdadeiras =D...:
Esforce-se sempre pra dominar perfeitamente os movimentos e demais \'comportamentos\' daquilo q vc cria, e , esforce-se ainda mais, no sentido de aprimorar e compartilhar os conhecimentos, essa é a luz da humanidade.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..