Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
dami   João Pessoa pb - AC
leoaks   Brasil - MG

Portfólios Ver Mais

Mandinha   Lisboa - Portugal - AC
leonardo laipelt   Porto Alegre /BR - AC
Moraes   São Paulo
Magiste   São Paulo - SP

Abandonar Mental Ray?

Por: Luiz  

Em: 12/08/2015 10:43

Eu acho complicado dizer qual é o melhor:D
Tenho o curso do MR daqui também, e cheguei a compro-lo 2 vezes (o primiero, a minha secretaria do lar achou de jogar fora:D)
Sempre gostei dele, apesar de no trampo so usar vray.
Pra nao perder a pratica, costumava sempre q ia fazer trabalhos pessoais, usa-lo.
Mas admito que nao o uso mais.
Não sei ao certo prq. Talvez pelos fatos mencionados por vcs.
Hj prefiro estudar um corona da vida que nunca usei a voltar a usa-lo.
Não por que ele é ruim, jamais, mas talvez pela falta de \"suporte\"\"
O curso do andré é bem antigo, talvez um novo:D reascenda o interesse por esse fantástico render;)
Eu vou aprender a usar o Vray para ter mais um ás na manga, e até estou gostando dele, mas por um bom tempo ainda vou usar o mental ray.
Eu penso em fazer algo no Mr, mais como pedi tudo no meu HD, refazer os materias no MR levaria muito tempo, ja no Vray esta pronto... porem alguma coleções os materias sao muito toscos e precisa de uns ajustes... no meu caso essa praticidade do Vray esta me poupando tempo e trabalho, tambem estou usando a versão 3.20.03 e em relação a 2.4 e 3.0 o tempo de render é mesmo....
Já fiz uma residência (pequena) no Vray, até que não ficou tão ruim e quem contratou achou legal. Mas não vou bancar o prodígio para os colegas, até que os materiais eu compus, baseado no que sabia em scanline e mental ray, mas já peguei uma cena com render configurado e iluminado (usei até a vray cam do arquivo). Demorou bastante o render porque taquei brute force. Estou bem animado, hoje começo outra, mas esse cliente é mais exigente. Eu tinha comprado um curso meio básico de Vray, mas está ajudando.
Eu fiz o caminho inverso da maioria dos colegas aqui, comecei ha muito tempo estudando o vray e quando saiu o Max 2009 em que o Mental Ray deu uma bela melhorada, principalmente na parte de materiais, aí eu acabei migrando e estudando pra valer o MR.

De lá pra cá, só usei o MR em meus trabalhos. Mas confesso que venho testando vários renders ao longo desse tempo, como é o caso do Thea Render, Arion Render, Indigo Render e Maxwell, mas em nenhum desses eu me adaptei tão bem quanto o mais novo render do mercado, o Corona.

Andei estudando muito se eu migrava para o Corona logo de uma vez, mas ainda achei melhor esperar um pouco, pois durante muito tempo usando o MR, eu consigo chegar num resultado legal em cenas externas e internas.

Acredito que se comparar pela qualidade, acho muito complicado dizer esse ou aquele é melhor, até pq depende muito mais do conhecimento de cada um usando seu software de render do que mesmo qualidade em si só do próprio render. Mas o Corona tem um aprendizado muito fácil e rápido, \"qualquer um\" consegue chegar num resultado muito bom em pouco tempo de uso.

Qualidade x Qualidade todos tem, já vi imagens fantásticas e ruins de todos os renderers. O que vale a pena refletir é a curvatura de trabalho que se tem para conseguir seu objetivo. A \"troca\" de um render para outro requer muito estudo e tempo, mas em se tratando do MR > VRay ou vice-versa, essa migração é bem mais tranquila, já que eles trabalham de forma bem parecida, tanto em iluminação e materiais, só nas configurações de render que ambos tem suas particularidades, que fazendo um comparativo simples, o Vray tem bem mais configurações do que o MR.

Mesmo eu conseguindo resultados bem satisfatórios usando o MR, também eu confesso que o que mais me incomoda no MR é o tempo de renderização. Para cenas externa, sem uso da iluminação em modo IBL, é até rápido, mas como já foi dito aqui, cenas que apresentam uma certa quantidade de vegetação e ainda se habilitar translucência nos materiais das folhas e ainda habilitando IBL, aí meu colega, demora mesmo. Mas estou estudando uma forma de se fazer translucência nos materiais das folhas de forma bem rápido, sem pesar no render e com qualidade muito superior do que usando o modo tradicional nos materiais Arch & Design, é usando o material SSS. Realmente ele dá outra qualidade sabendo configurar, e fica rápido no render, logo posto uns exemplos aqui.

Mas voltando ao MR, a curvatura do meu workflow trabalhando com o MR é bem tranquila, por enquanto o \"Calcanhar de Aquiles\" do MR realmente fica no tempo de render, que dependendo do caso é bem demorado, cenas internas com muitas luzes demora pra caramba. Ainda não cheguei a testar um novo recurso no Max 2016 que diz que acelera o render em cenas com muitas luzes.

Acredito que qualquer um que estudar bem os recursos do seu render preferido, vai conseguir chegar a resultados fantásticos, não importando se é MR, VRay, Corona ou qualquer outro.
Olá pessoal da 3d1... boa madrugada a todos!

Starter: oi Starter! tudo bem? Parabéns pelo seu comentário, realmente concordo em 100 % com tudo o que você disse.

Não importa se render A,B ou C que os artistas gráficos usam, o que realmente importa é se você estuda muito para aprender e tirar o máximo de proveito que o seu render favorito possa te oferecer.

Uso o Scanline ( comecei nele ), Mental Ray, V-Ray, Maxwell Render, Corona Render, Thea Render e Arion Render, fora outros softwares 3d que estou estudando muito a parte de renderização, como é o caso do \"Clarisse IFX\", que é um software high-end de renderização, composição e animação muito complexo, tudo junto dentro de uma mesma plataforma.

Mas na verdade, não me importo em usar um render X, Y ou Z. O que gosto é de estudar o máximo que posso de cada um deles, e quando for fazer qualquer trabalho 3d, escolho o tipo de render que vou usar para este trabalho.

Tem cenas que gosto muito de usar o Mental Ray, tem outras cenas que prefiro o V-Ray, tem outras cenas que uso o Maxwell Render, tem outras que prefiro usar o Corona render e por ai vai.

Para os que pensam que o Mental Ray está indo a caminhos tortuosos, arcaicos e longínquos, estão muito enganados. ^^

** Sou usuário assíduo do Maya, e neste software ( pelo menos na versão 2014 ), o Mental Ray é muito poderoso e recheado de recursos.

Ainda não testei as versões 2015 e nem a 2016, mas pelo que vi em previews da \"Area Autodesk\", ele está realmente com muitas melhorias para o Mental Ray no Maya 2015 e versão superior.

O que realmente ocorre há muito tempo, é que a Autodesk vem investindo em muito no Mental Ray para o Maya e na versão Standalone ( principalmente para os assinantes do Subscription que tem uma série de ótimas adições, como licença perpétua, desktop subscription e serviço de \"render cloud\" ) e infelizmente pro Mental Ray do 3ds Max, ela não está investindo e realmente ninguém consegue entender o porque que isso acontece.

Pelo que pude pesquisar pela net e olhando assuntos no \"Area Autodesk\", é uma questão mesmo de estratégia da empresa, em tornar o Mental Ray do Maya diferenciado do Mental Ray do 3ds Max, pois os dois softwares fazem praticamente a mesma coisa, em tudo.

Na Europa, o Maya é mais usado, principalmente em filmes, vinhetas e animações ( muito usado em sistemas Linux ), talvez seja por isso que o Mental Ray do Maya seja bem mais poderoso, entretanto em muitos outros países, o 3ds Max é muito usado também, principalmente na área de AEC ( Arquitetura, Engenharia e Construção ), inclusive ele é líder nessa área.

Então fica uma coisa pela outra, mas acho que deva ser uma questão de \"marketing\" estratégico da empresa e até mesmo de \"diferenciar\" as qualidades de ferramentas de um software e relação ao outro, para continuar vendendo bem as duas plataformas...

Belo tópico, e Parabéns a todos pelas ideias trocadas nesse ótimo post.

Abraços e sucesso a todos!

Grande post Luiz Feitosa [:D] Foi extremamente proveitoso para mim, saber da experiencia, atitude e escolha dos senhores comentando sobre renders. Desde que encarei o desafio de aprender a mexer no software 3DsMax, sempre tive dúvidas em qual renderizador eu me aprofundaria. Hoje utilizo o MR, mas desde o inicio percebi o grande potencial do VRay e materiais disponíveis gratuitamente para o render. Como estava começando do zero decidi primeiramente ficar só com o MR, pois encontrei mais cursos básicos para iniciantes utilizando o Render. Talvez eu já esteja pronto para migrar de vez para o VRay. Ainda mais agora sabendo que também tem ou passaram pelo mesmo dilema. E tendo em vista o grande conhecimento e trabalho que carregam em suas galerias, sinto me forte para encarar este novo desafio.
Obrigado a todos.
\"Haa! Não vou abandonar o MR de vez, pois o pouco conhecimento que adquiri nele para mim ainda vale ouro.\"
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Fhack81: oi Fhack81! tudo bem? SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE E QUE GOSTE MUITO!

As atitudes à cerca de mudar de renderizador são particulares, e dependem única e exclusivamente de cada artista gráfico. Você tem que saber o que é melhor para você, mas observar também a tendência do mercado nessa área.

Vejo muitos artistas gráficos ( modo geral ) preocupados em mudar de renderizador, até tento entender tais atitudes que levaram à tais mudanças, mas essa não deveria ser uma preocupação \"substancial\" e importante, com todo o respeito.

** Uma das melhores coisas que aprendi em todos esses mais de 8 anos que estudo e me dedico sempre que tenho tempo livre, ao mundo da Computação Gráfica, a conclusão pode parecer \"óbvia\" para os demais leitores, mas vou colocá-la mesmo assim, foi entender que nenhum software 3d, nenhum renderizador faz \"milagre\" nenhum.

O que realmente faz a verdadeira diferença são nossos estudos intensos, é a nossa dedicação diária, cotidiana e corriqueira, nosso empenho e nosso foco aos nossos estudos de Computação Gráfica.

** Um aspecto que fez evoluir algumas de minhas imagens ( acredito eu ), não foi nem utilizar renderizador A, B, C ou D não, foi ter entendido, aceitado e parado para estudar um pouco \"teoria das cores\", introdução a \"fotografia\" para Computação Gráfica ( C.G ), estudo do comportamento da luz em C.G e para quem quer trabalhar com esta área em Arquitetura, estudar projetos, imagens, e referências de grandes artistas gráficos neste ramo, como o \"Alex Roman\" e muitos outros.

Mas é importante ter somente a base desses artistas gráficos como fonte de inspiração, porém o mais importante, creio eu, seria desenvolver o seu próprio estilo futuramente.

** Por incrível que pareça existem muitas sub áreas no mundo da Computação Gráfica que muitos artistas gráficos ( modo geral ) esquecem e acabam relegando de estudar, e por isso que fiz questão de reforçar isso nesta minha mensagem. ^^

==================================================================================================

Resumindo o que disse: Para deixar uma imagem realista, é um conjunto de conhecimentos que tem que ser aprendido e posto em prática, entretanto dominar \"BEM\" um renderizador x, y ou z, não quer dizer que você vá produzir imagem foto realista necessariamente.

Pois se a nossa intenção é fazer os nossos clientes, ou outras pessoas se confundirem se nosso trabalho realmente é 3d ou foto, requer conhecimento muito \"ALÉM\" de usar somente um renderizador A, B ou C, requer conhecimento de \"teoria das cores\", teoria harmônica para fotografia, teoria dos 7 contrastes, introdução a \"fotografia\" para Computação Gráfica ( C.G ), estudo do comportamento da luz em C.G, escultura, arte, pintura, história...etc.

\"Nem sempre o caminho mais curto é necessariamente o melhor\".

É bem isso o que penso, e minha intenção foi somar e acrescentar ideias a este ótimo post.

Parabéns a todos.

Abraços e sucesso para todo mundo.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710590.

Total de membros registrados: 138060

Últimos membros registrados: Guerr4h, Fusport , anjosheriberto, REMOVIDR, vagnerthuram02, DianaRCCastro, @muiladas, IvanClaudio.

Usuário(s) on-line na última hora: 648, sendo 8 membro(s) e 640 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Esdras, Rodrigo, Eduardo Ramos, Thiago Couto, Ronaldo, Eber.Silva, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.