Olá pessoal da 3d1... boa madrugada a todos!
Starter: oi Starter! tudo bem? Parabéns pelo seu comentário, realmente concordo em 100 % com tudo o que você disse.
Não importa se render A,B ou C que os artistas gráficos usam, o que realmente importa é se você estuda muito para aprender e tirar o máximo de proveito que o seu render favorito possa te oferecer.
Uso o Scanline ( comecei nele ), Mental Ray, V-Ray, Maxwell Render, Corona Render, Thea Render e Arion Render, fora outros softwares 3d que estou estudando muito a parte de renderização, como é o caso do \"Clarisse IFX\", que é um software high-end de renderização, composição e animação muito complexo, tudo junto dentro de uma mesma plataforma.
Mas na verdade, não me importo em usar um render X, Y ou Z. O que gosto é de estudar o máximo que posso de cada um deles, e quando for fazer qualquer trabalho 3d, escolho o tipo de render que vou usar para este trabalho.
Tem cenas que gosto muito de usar o Mental Ray, tem outras cenas que prefiro o V-Ray, tem outras cenas que uso o Maxwell Render, tem outras que prefiro usar o Corona render e por ai vai.
Para os que pensam que o Mental Ray está indo a caminhos tortuosos, arcaicos e longínquos, estão muito enganados. ^^
** Sou usuário assíduo do Maya, e neste software ( pelo menos na versão 2014 ), o Mental Ray é muito poderoso e recheado de recursos.
Ainda não testei as versões 2015 e nem a 2016, mas pelo que vi em previews da \"Area Autodesk\", ele está realmente com muitas melhorias para o Mental Ray no Maya 2015 e versão superior.
O que realmente ocorre há muito tempo, é que a Autodesk vem investindo em muito no Mental Ray para o Maya e na versão Standalone ( principalmente para os assinantes do Subscription que tem uma série de ótimas adições, como licença perpétua, desktop subscription e serviço de \"render cloud\" ) e infelizmente pro Mental Ray do 3ds Max, ela não está investindo e realmente ninguém consegue entender o porque que isso acontece.