Boas Luiz, eu estive precisamente na mesma situação à um ano e pouco atrás não sei precisar mas por ai, acho que não faz 2 anos.
Tinha precisamente as mesmas duvidas e inseguranças que você demonstra no seu post, hoje posso lhe dizer que mudar para o vray foi a melhor coisa que fiz, também comprei o curso da 3d1 e era defensor acérrimo do Mental ray, mas tem muito mais informação para o vray, tutos, cenas para estudar enfim toda uma quantidade de informação que não tem para o Mental Ray.
Você se adapta bem rápido ao Vray pois tem muito mais por onde estudar e não é o bicho de sete cabeças que pode parecer ao inicio.
Tudo o que você sabe do Mental é uma grande ajuda para o Vray ou qualquer outro render por ai, se souber a teoria de como se ilumina, cria material, composição, etc, vai poder aplicar em qualquer render, só precisa mesmo se adaptar ao funcionamento do novo render.
Para mim a grande vantagem em ter mudado, independentemente de ser para este ou aquele render foi a quantidade de material para estudar, fez-me perceber muita coisa que até então não conseguia entender, e deu-me liberdade, pois hoje sei que qualquer que seja o render eu não terei problema pois a teoria é que conta e não o render ou programa que utiliza para trabalhar.