Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

ti_roc   Mauá, SP - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
andersonflat   Bauru/SP - SP
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS

Portfólios Ver Mais

master_3d   Rio de Janeiro - RJ
alegrafiti   varginha - MG
tiagofaller   Passo Fundo-RS - RS
Alef Rodrigues   Marília - SP - SP

Abandonar Mental Ray?

Por: Luiz  

Em: 12/08/2015 10:43

Boa galera do 3d.
Tenho uma questão, que gostaria da opinião de vocês. A uns bons anos atrás, quando eu quis melhorar a qualidade de meu renders, fiquei na dúvida se partia para o Mental Ray o V-Ray. Depois de muito pesquisar e estimulado pela própria 3D1, escolhi o Mentay Ray, na época a própria 3D1 vendia um curso de Mental Ray. Porem os anos se passaram e teve um abandono do suporte de Mentay Ray por parte da 3D1, e hoje basta observar a página inicial que 90% das notícias é relacionada ao V-Ray. Já ouvi promessas que um novo curso sobre Mental Ray ia sair, mas hoje não acredito mais nisso, e tenho a impressão se eu não partir par o V-Ray vou ficar para trás nesse mundo.
Confesso que dá um pouco de desanimo partir para o V-Ray, foi muito estudo em cima do Mentay Ray, e começar tudo do zero não é fácil.

Trabalho com arquitetura, só com imagens, não faço animação.

Já agradeço antecipadamente a opinião de vocês.

Abraços.
3dsMax 2017 / VRay / Corel
Boas Luiz, eu estive precisamente na mesma situação à um ano e pouco atrás não sei precisar mas por ai, acho que não faz 2 anos.
Tinha precisamente as mesmas duvidas e inseguranças que você demonstra no seu post, hoje posso lhe dizer que mudar para o vray foi a melhor coisa que fiz, também comprei o curso da 3d1 e era defensor acérrimo do Mental ray, mas tem muito mais informação para o vray, tutos, cenas para estudar enfim toda uma quantidade de informação que não tem para o Mental Ray.
Você se adapta bem rápido ao Vray pois tem muito mais por onde estudar e não é o bicho de sete cabeças que pode parecer ao inicio.
Tudo o que você sabe do Mental é uma grande ajuda para o Vray ou qualquer outro render por ai, se souber a teoria de como se ilumina, cria material, composição, etc, vai poder aplicar em qualquer render, só precisa mesmo se adaptar ao funcionamento do novo render.
Para mim a grande vantagem em ter mudado, independentemente de ser para este ou aquele render foi a quantidade de material para estudar, fez-me perceber muita coisa que até então não conseguia entender, e deu-me liberdade, pois hoje sei que qualquer que seja o render eu não terei problema pois a teoria é que conta e não o render ou programa que utiliza para trabalhar.
Boa tarde Feitosa
Você deve ler pensamentos ou muitos que usam o mental ray estão pensando igual à nós. Me sinto nadando contra a corrente. Estou pensando em migrar para o vray, mas estou sem tempo para estudar. Em tempos de crise eu sinto prazer em dizer que ainda não sobra tempo. Como o Freenando disse, o vray e mental ray são muito parecidos, os rederes tem praticamente a mesma qualidade, mas material que existe disponível é 99% para vray. Tem cenas já iluminadas na net em vray que a gente pode estudar como foi feito isso e aquilo. Como o Juliano Kloos falou esses dias num post e que me marcou muito, eu não evoluí em nada nesses últimos anos, e tem principiante com cenas melhores que as minhas também. Sinceramente não quero mudar, mas acho que não terá alternativa. Tenho muito respeito e gradidão pela 3d1 mas me sinto meio órfão de mental ray, he, he.
Man,

eu nunca deixei o mental ray de lado. Mas a alguns anos atrás fui percebendo que o suporte ao vray estava sendo bem maior, e sem dizer que a maioria das empresas que ofereciam vagas exigiam conhecimento do render. Daí passei a estudar o Vray. No meu conhecimento do mental ray facilitou um pouco nos estudos com o vray. Hoje ainda tenho um maior conhecimento no mental ray. Mas como não tenho a pretensão de avançar muito nele, daqui a um tempo poderei ter um conhecimento maior em outro render. Talvez o Corona. hehe!

O que está me deixando cada vez com o pé a trás em relação ao mental ray é o tempo de renderização quando há muita vegetação. Também ficar configurando mapa de photons para ambientes internos é um saco.

Luiz Feitosa tudo bem?

kara eu achei que seria o ultimo a migrar para o Vray, e hoje depois de mais ou menos um ano com o render cheguei a conclusao que em quase tudo é melhor, principalmente em modelos prontos e tempo de render com muita vegetação e materias mais pesados o tempo nao sobe muito.

E o mentalray como disse o New com vegetação demoraaaa demais, inviabiliza muito ja no Vray isso nao acontece, e as versoes mais atuais do MR estao mais lentas enquanto o Vray mais rapído (Tambem confesso que testei a versao 3.2 e nao vi diferença no tempo rsrs), aconselho sim a migra pro Vray.

Sobre curso de Mentalray acho ate obsoleto, pois hoje se destaca muito mais o Corona render do que o MR, e agora com a nova possilidade de maquete interrativa com o Unreal UE4 se torna mais atrativo para cursos e investimento em Hardware do que o proprio iRay ou VrayRT.

Mais sempre é bom guardar o conhecimento de MR [:p]

Abraço
Vale á pena dominar mais de um engine de render, te dá maior liberdade. Estudei e passei a usar tb o Vray de um ano pra cá e, de fato, parece que o Mental ray estacionou depois que foi adquirido pela Nvídea. O Vray está muito bom, mas ainda tem a questão das cenas simples, que não dá pra perder muito tempo e, pra quem usa Revit, é mais fácil e simples usar o MR.
Mas isso deve mudar pq está para sair o Vray para Revit!!!
Não abndone o MR, mas some o Vray no teu cardápio!
Já me convenceram...rs. No momento estou sendo praticamente obrigado a aprender Revit, e logo depois disso partirei para o V-Ray.
Um \"passarinho verde\" me contou que existe uma grande possibilidade de sair um curso de V-Ray aqui na 3D1. [:p]

Obrigado a todos.
O mental ray do max 2016 é horrível pq está absurdamente lento. Pelo menos na minha máquina.

Também está cada vez mais difícil encontrar tutoriais e materiais do Mental Ray.
Na verdade, para o tipo de trabalho que faço, nunca achei que as minhas imagens geradas do MR pudessem ser inferior ao V-Ray, e continuo achando isso. Sempre me virei em tutoriais, mesmo sendo para outros renderizadores, geralmente V-Ray, sempre consegui adaptar para o MR. A minhas incertezas começaram ao ouvir vários comentários que a renderização com vegetação no MR era muito mais demorada que no V-Ray. Nunca renderizei com V-Ray, mas realmente posso dizer que demora muito renderizar com vegetação no MR. Então resumindo a questão principal é o tempo de render, que diz a lenda que o V-Ray esta se saindo melhor. Ao mesmo tempo também tenho noção que talvez seja a falta de um ajuste mais preciso de configuração de render do MR para situações como essas, ai surge novamente a questão da falta de suporte que o MR tem na comunidade 3D, onde nunca achamos dicas e tutorias que pudessem otimizar nossos trabalhos com MR.
Só pra tu ter uma ideia, pega uma arvore e e abilita translucencia no Arch & Design e renderiza no MR.... pega a mesma arvore com translucencia no Vray e vai qye nao adianta configura o render sempre sera demoradissimo no MR, quando os buckets de render chegam nas folhas simplesmete param, ja no Vray nao acontece

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710590.

Total de membros registrados: 138060

Últimos membros registrados: Guerr4h, Fusport , anjosheriberto, REMOVIDR, vagnerthuram02, DianaRCCastro, @muiladas, IvanClaudio.

Usuário(s) on-line na última hora: 730, sendo 19 membro(s) e 711 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ricardo Paranhos, Duda, Esdras, Gabriel.C, JesusEnzo , Eduardo Ramos, Reinaldo Silva, Thiago Couto, Frederico Wagner N. R., renaz, Eber.Silva, Renatto, marcelo de moraes, Pierrejr78, Anderson Miguel, Henrique Ribeiro, Nuno, Lucas Reis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.