Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rodrigo   Salvador, BA - BA
MCODesign   Ipiranga - SP - SP
Antonio   São Paulo - AC
Colli   Maringá - AC
ti_roc   Mauá, SP - AC

Portfólios Ver Mais

Railson   caxias/MA - AC
cauewoe   SP - SP
kbecker   Porto Alegre - RS

LIp sync

Por: Marilene  

Em: 18/09/2015 15:18

Oi gente, sobre sincronia labial, eu devo fazer todos esses fonemas da língua portuguesa, ou posso simplificá-los?
Qual a maneira ideal quanto se trata de lip sync?
Obrigada
Cara (no caso, Senhora =D), o que eu sempre fiz pra isso foi assim, embora n tenha feito realmente mais q 10 vezes...

Eu faço 16 poses de morph pra fonemas, e então eu ponho pra controlar num aparelho MIDI.. Aí pegando um pouquinho mesmo de pratica, com botões sensíveis a pressão e velocidade, dá pra vc fazer movimentos bem criveis de fala..

Realmente, uma parte desses fonemas aí tem como principal componente a lingua em sí.. aí vc pode criar outro set pra elas.. No caso da face o mais importante vai ser o movimento labial mesmo.. tem os 16 fonemas q o pessoal costuma usar pra morph.. Deve ser facil de achar se vc pesquisar.. Aí vc faz esses, e pode também fazer 16 movimentos linguisticos pra lingua =D.. aí imagino q venha a \'dar\' realmente...

Inclusive to vendendo um aparelho MIDI bacana aqui da AKAI, daria pra fazer esse tipo de animação apertando os botões dele =D.. qq coisa dá um toque..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Marilene,

Abaixo vou colar a resposta do André.

---------------------------

Oi, tudo bem?

Se for animar manualmente, tem que fazer uma cópia da cabeça e modificar para ficar similar ao fonema sem adicionar ou subtrair vértices, apenas movendo-os.
Depois poderá adicionar o modificador Morpher na cabeça original e as cópias com os fonemas nos canais do Morpher, então, poderá animar a transição de um fonema para o outro alterando a porcentagem entre os canais.
Portanto, até pode simplificar fonemas com expressões intermediárias entre outras duas, pois colocando 50% em duas expressões terá justamente a mistura das duas, mas isso pode dificultar a animação.

Estes dois tutoriais explicam o uso do Morpher na animação de expressões faciais, é o mesmo esquema.
https://www.youtube.com/watch?v=j0nJ-JotIqk
https://www.youtube.com/watch?v=MMHfDujrGwo

Agora, existem Plug-ins e programas que facilitam muito o processo de sincronismo labial, pois mesmo que você precise fazer as cabeças com os fonemas, o Plug-in pode animar a transição entre elas automaticamente a partir de um texto ou um áudio.
Nestas páginas estão os programas e Plug-ins que noticiamos na 3D1 nos últimos anos.

http://www.tresd1.com.br/noticias/busca/labial

Abraços e tudo de bom.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710590.

Total de membros registrados: 138060

Últimos membros registrados: Guerr4h, Fusport , anjosheriberto, REMOVIDR, vagnerthuram02, DianaRCCastro, @muiladas, IvanClaudio.

Usuário(s) on-line na última hora: 824, sendo 19 membro(s) e 805 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Esdras, billypaul, JesusEnzo , Ronaldo, Guerr4h, Felipe Duarte, Joao Barreto, Frederico Wagner N. R., Nuno, Luana Chen, anjosheriberto, Eber.Silva, Renatto, Fusport , marcelo de moraes, Pierrejr78, Lucas Reis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.