Composição de passes de Glare (Vray) no Photohop

Por: Dudamel  

Em: 23/10/2015 16:09

O screen não é.

E há perda de nitidez neste esquema.

www.zuinn.com.br/andresgsoares
O screen é só com o flare sem nada, ou seja o flare num fundo preto.. O normal é vc por o flare depois e realmente usar o modo screen..

Desse jeito aí com o vray, parece q c n tá usando os flares com o fundo preto, mas tá usando os flares do proprio vray..

No caso dá pra usar o modo de luminosidade, ou compor a imagem de uma maneira intuitiva.. De nenhuma das duas maneiras vai ser realístico pois flare não é coisa realística..

Passes com o que é escrito pra ficar mais fácil de comparar. (OBS: O Vray não faz um elemento limpo só com o glare).

@edit: Quanto ao blur, use as mascaras para o blur.. Olha uma imagem com e sem usar mascaras para o glare (a embaçada é sem a mascara, a sem estar embaçado é a com mascara por intensidade, mas se usar junto as mascaras com object e material ID fica ainda mais limpo. Mas uma coisa curiosa é q o efeito deu essa colorida na imagem.. e compondo não fica esse saturado aí na luminosidade..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Flare é fotorealístico, na medida em que \"reproduz\" artefatos naturais gerados por uma fotografia hipotética, proveniente de uma maquina fotográfica. Artefatos estes que são bem mais controlados em sensores de máquinas melhores e modernas, mas que não deixam de existir.

O que não é fotorrealista é o uso exagerado de glare e flare, pois são artefatos que variam conforme sensores usados, exposição, lente, etc.

uma imagem fotorrealista não é a imagem que você enxergaria no mundo real, mas é a imagem que a sua máquina fotografica geraria de uma cena real.

Até mesmo nossos olhos, com lentes e \"sensores\" quase perfeitos, geram artefatos visuais quando visualizamos num relance objetos com muita energia luminosa (olhar para o sol, olhar um ponto de luminosidade grande em um ambiente mais escuro, etc), artefatos estes muito parecidos com o flare gerado pelas maquinas.

Da mesma forma, câmeras de vídeo também geram artefatos, diferentes por sua natureza, quando se encontram na mesma situação. Observe um filme qualquer, quando, à noite, um carro com farol aceso dirige o foco próximo à câmera. É por isso mesmo que os editores de pós (After effects, PS, etc) em vídeo e still possuem recursos para reproduzir tais efeitos.

Se a imagem gerada pela câmera fotográfica real e pela câmera de vídeo real produzem este artefato, em menor ou maior quantidade, não tem o porquê de se dizer que o efeito não é real.

Estas imagens de exemplo que postou, possuem poucas edges e nenhuma textura, de forma que há muito mascaramento do blurring proveniente do pass de glare.
Pegue as imagens que postei anteriormente (geladeira) e faça esta composição novamente - sem ter de apagar areas de blurring do pass de glare, apenas compondo com uma mescla qualquer do PS. Esta é a questão.

O que consegui fazer aqui, que pode reproduzir um glare nativo do vray, com um pass que dê para ser usado sem gerar artefatos demais de blurring, é o uso do INTENSITY MASK do painel de opções do glare do vray.

Mais tarde, assim que der, postarei alguns resultados.

OBS: no exemplo que postei das imagens para composição (geladeira, pag.1), obviamente, exagerei um pouco no efeito do glare/flare, para fins de exemplificar a questão.

Tem distorções pq as imagens não estavam alinhadas..E parece um pouco sem saturação acho q devido a essa source (a primeira) estar meio escura demais, estranho q aqui esse primeiro elemento n fica escuro assim...

A terceira é a composição da primeira com a segunda por cima, sem nenhum retoque.. Foi coisa de 10 segundos realmente, imagino q com uma correção de cores já fique ok...(ou usar o Element Source como Color ou Saturation)..

@edit: Apesar de que, segundo o que eu tava vendo aqui nos sites e etc, esse efeito é mais pra produzir a imagem pronta mesmo, até pq n tem um elemento com o glare limpo..
Isso, Sreaminfox, era sobre isso que estava falando. Obrigado por testar também. Veja que a terceira imagem, que é a composição, o blurring do passe de glare fica todo visível, \"estragando\" todo o detalhamento da imagem, causando spread em toda a imagem, e não apenas nos pontos de alta energia do glare.

Sobre as imagens não estarem alinhadas, isso é impressão, pois o passe de glare (a imagem blurring) sofre esta dispersão de pixels passando esta impressão, é gerado assim pelo proprio vray.

Se o seu passe do source estiver saindo mais claro, pode ser alguma configuração de gamma do vray que pode estar precisando de ajuste - no meu, ou no seu. Aqui, acho que está ok, trabalho em LWF.

Sobre esta última questão, também já li sobre o glare ser usado mais para renderização direta na imagem. Sobre isso, temos de observar: Primeiro, gerar um efeito destes direto na imagem é algo temeroso pois não permite ajustes e dificulta a pós em várias questões. Segundo, se o próprio Vray gera os passes de glare e source, e a Chaos enfatiza isso, para alguma coisa eles devem servir.

Eu coloquei no post anterior, e acredito que tenha encontrado uma solução legal de uso integral do passe de glare: Se usarmos a opção de INTENSITY MASK com um valor adequado, o PASS de Glare gerado pelo vray, vai usar o glare apenas nos pontos com a energia especificada, sem gerar este blurring, este spread em toda a imagem. Aí sim, ficamos com um mapa de glare, praticamente idêntico ao RENDER rgb (beauty pass), porém com os pontos de glare/flare desejáveis. Deste modo, seria apenas mesclar este passo sobre o render com algo tipo Lighter Color no PS, e apagando eventuais pontos serrilhados que possam vir a aparecer no pass de Glare.

Talvez eu consigo postar uns testes mostrando isso mais à noite.

Então.. Aqui o elemento LensEffectSource é igual ao elemento Glare (n sei pq no seu caso sai mais escuro, o que realmente dificultaria pra simplesmente sobrepor).(só n tem o efeito, evidentemente)

No caso, pegue a imagem sem efeito nenhum, e esse passe com o efeito.. Ponha a imagem com efeito por cima da imagem sem efeito e use, na de cima, o blend do tipo Luminosity.. Isso vai funcionar 100% se vc usar a mesma imagem realmente (não uma mais escura), com a diferença q a de cima vai ter o efeito e vai estar com blend do tipo Luminosity (acho q o ultimo ou um dos ultimos da listinha la do ps..)..

No caso as imagens lá n tem blur nenhum (exceto a sem nenhum filtro evidentemente XD), até pelo contrario, tem é serrilhado hehehe..

Mas as vezes os controles lá do efeito parecem fazer o contrario do q deveriam, principalmente o de força e tamanho do efeito, mesmo sem o filtro dá pra fazer praticamente sem blur só mexendo neles e tal..

Mas francamente, eu acho q nesse tipo de caso um flare de composição pode ficar melhor e mais pratico tbm.. acho q se fosse por exemplo 1 objeto com um flare grande ou mais expressivo seria uma boa pedida pra esse flare do V-ray, q vários flares pequenos, e que são de um tipo bem fácil de achar (pra vc compor com screen) ou até fazer, acho q n compensa ficar mexendo aí até ficar bom (só compensa no sentido de aprendizado e tal)..

Ou seja talvez vc esteja fazendo um esforço as vezes desnecessário.. Tenta fazer com o do vray (sem efeito + com efeito por cima e em Luminosity) e tenta fazer compondo com flares q vc acha pra baixar na internet (aí no caso vc vai usar o screen), acho q n teria muita diferença não e muitas vezes realmente o feito em composição vai ficar melhor (até pq muitas vezes são flares de cameras realmente)..

demorei prá responder, mas faço um mask, com selection color, no PS e aplico a mesclagem com light color, para realçar o glow ou o glare... Fui!
Configuro um passe e na aba glare, bloom, marco a opção de renderizar somente como pass... Aí fica mais fácil trabalhar no PS... As opções de mesclagem são do tipo que não considera valor nenhum para a região mascarada e intensifica somente onde não está mascarado, acentuando luzes e efeitos... Este bluring exagerado, bpode ser melhor calibrado inicilmente no Vray mas depois tb no PS, diminuindo a percentagem do layer (algo em torno de 20 a 30 % já fica legal mas depende do efeito desejado).
O legal no Vray 3.2003 é que os efeitos podem ser editados diratamente sobre a imagem renderizada no Vray frame buffer, último ícone em baixo. Muito bom isso.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710590.

Total de membros registrados: 138060

Últimos membros registrados: Guerr4h, Fusport , anjosheriberto, REMOVIDR, vagnerthuram02, DianaRCCastro, @muiladas, IvanClaudio.

Usuário(s) on-line na última hora: 750, sendo 12 membro(s) e 738 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ricardo Paranhos, Duda, Esdras, Rodrigo, Gabriel.C, JesusEnzo , Eduardo Ramos, Thiago Couto, renaz, Ronaldo, Eber.Silva, Nuno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.