Composição de passes de Glare (Vray) no Photohop

Por: Dudamel  

Em: 23/10/2015 16:09

O screen não é.

E há perda de nitidez neste esquema.

www.zuinn.com.br/andresgsoares
O screen é só com o flare sem nada, ou seja o flare num fundo preto.. O normal é vc por o flare depois e realmente usar o modo screen..

Desse jeito aí com o vray, parece q c n tá usando os flares com o fundo preto, mas tá usando os flares do proprio vray..

No caso dá pra usar o modo de luminosidade, ou compor a imagem de uma maneira intuitiva.. De nenhuma das duas maneiras vai ser realístico pois flare não é coisa realística..

Passes com o que é escrito pra ficar mais fácil de comparar. (OBS: O Vray não faz um elemento limpo só com o glare).

@edit: Quanto ao blur, use as mascaras para o blur.. Olha uma imagem com e sem usar mascaras para o glare (a embaçada é sem a mascara, a sem estar embaçado é a com mascara por intensidade, mas se usar junto as mascaras com object e material ID fica ainda mais limpo. Mas uma coisa curiosa é q o efeito deu essa colorida na imagem.. e compondo não fica esse saturado aí na luminosidade..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Flare é fotorealístico, na medida em que \"reproduz\" artefatos naturais gerados por uma fotografia hipotética, proveniente de uma maquina fotográfica. Artefatos estes que são bem mais controlados em sensores de máquinas melhores e modernas, mas que não deixam de existir.

O que não é fotorrealista é o uso exagerado de glare e flare, pois são artefatos que variam conforme sensores usados, exposição, lente, etc.

uma imagem fotorrealista não é a imagem que você enxergaria no mundo real, mas é a imagem que a sua máquina fotografica geraria de uma cena real.

Até mesmo nossos olhos, com lentes e \"sensores\" quase perfeitos, geram artefatos visuais quando visualizamos num relance objetos com muita energia luminosa (olhar para o sol, olhar um ponto de luminosidade grande em um ambiente mais escuro, etc), artefatos estes muito parecidos com o flare gerado pelas maquinas.

Da mesma forma, câmeras de vídeo também geram artefatos, diferentes por sua natureza, quando se encontram na mesma situação. Observe um filme qualquer, quando, à noite, um carro com farol aceso dirige o foco próximo à câmera. É por isso mesmo que os editores de pós (After effects, PS, etc) em vídeo e still possuem recursos para reproduzir tais efeitos.

Se a imagem gerada pela câmera fotográfica real e pela câmera de vídeo real produzem este artefato, em menor ou maior quantidade, não tem o porquê de se dizer que o efeito não é real.

Estas imagens de exemplo que postou, possuem poucas edges e nenhuma textura, de forma que há muito mascaramento do blurring proveniente do pass de glare.
Pegue as imagens que postei anteriormente (geladeira) e faça esta composição novamente - sem ter de apagar areas de blurring do pass de glare, apenas compondo com uma mescla qualquer do PS. Esta é a questão.

O que consegui fazer aqui, que pode reproduzir um glare nativo do vray, com um pass que dê para ser usado sem gerar artefatos demais de blurring, é o uso do INTENSITY MASK do painel de opções do glare do vray.

Mais tarde, assim que der, postarei alguns resultados.

OBS: no exemplo que postei das imagens para composição (geladeira, pag.1), obviamente, exagerei um pouco no efeito do glare/flare, para fins de exemplificar a questão.

Tem distorções pq as imagens não estavam alinhadas..E parece um pouco sem saturação acho q devido a essa source (a primeira) estar meio escura demais, estranho q aqui esse primeiro elemento n fica escuro assim...

A terceira é a composição da primeira com a segunda por cima, sem nenhum retoque.. Foi coisa de 10 segundos realmente, imagino q com uma correção de cores já fique ok...(ou usar o Element Source como Color ou Saturation)..

@edit: Apesar de que, segundo o que eu tava vendo aqui nos sites e etc, esse efeito é mais pra produzir a imagem pronta mesmo, até pq n tem um elemento com o glare limpo..
Isso, Sreaminfox, era sobre isso que estava falando. Obrigado por testar também. Veja que a terceira imagem, que é a composição, o blurring do passe de glare fica todo visível, \"estragando\" todo o detalhamento da imagem, causando spread em toda a imagem, e não apenas nos pontos de alta energia do glare.

Sobre as imagens não estarem alinhadas, isso é impressão, pois o passe de glare (a imagem blurring) sofre esta dispersão de pixels passando esta impressão, é gerado assim pelo proprio vray.

Se o seu passe do source estiver saindo mais claro, pode ser alguma configuração de gamma do vray que pode estar precisando de ajuste - no meu, ou no seu. Aqui, acho que está ok, trabalho em LWF.

Sobre esta última questão, também já li sobre o glare ser usado mais para renderização direta na imagem. Sobre isso, temos de observar: Primeiro, gerar um efeito destes direto na imagem é algo temeroso pois não permite ajustes e dificulta a pós em várias questões. Segundo, se o próprio Vray gera os passes de glare e source, e a Chaos enfatiza isso, para alguma coisa eles devem servir.

Eu coloquei no post anterior, e acredito que tenha encontrado uma solução legal de uso integral do passe de glare: Se usarmos a opção de INTENSITY MASK com um valor adequado, o PASS de Glare gerado pelo vray, vai usar o glare apenas nos pontos com a energia especificada, sem gerar este blurring, este spread em toda a imagem. Aí sim, ficamos com um mapa de glare, praticamente idêntico ao RENDER rgb (beauty pass), porém com os pontos de glare/flare desejáveis. Deste modo, seria apenas mesclar este passo sobre o render com algo tipo Lighter Color no PS, e apagando eventuais pontos serrilhados que possam vir a aparecer no pass de Glare.

Talvez eu consigo postar uns testes mostrando isso mais à noite.

Então.. Aqui o elemento LensEffectSource é igual ao elemento Glare (n sei pq no seu caso sai mais escuro, o que realmente dificultaria pra simplesmente sobrepor).(só n tem o efeito, evidentemente)

No caso, pegue a imagem sem efeito nenhum, e esse passe com o efeito.. Ponha a imagem com efeito por cima da imagem sem efeito e use, na de cima, o blend do tipo Luminosity.. Isso vai funcionar 100% se vc usar a mesma imagem realmente (não uma mais escura), com a diferença q a de cima vai ter o efeito e vai estar com blend do tipo Luminosity (acho q o ultimo ou um dos ultimos da listinha la do ps..)..

No caso as imagens lá n tem blur nenhum (exceto a sem nenhum filtro evidentemente XD), até pelo contrario, tem é serrilhado hehehe..

Mas as vezes os controles lá do efeito parecem fazer o contrario do q deveriam, principalmente o de força e tamanho do efeito, mesmo sem o filtro dá pra fazer praticamente sem blur só mexendo neles e tal..

Mas francamente, eu acho q nesse tipo de caso um flare de composição pode ficar melhor e mais pratico tbm.. acho q se fosse por exemplo 1 objeto com um flare grande ou mais expressivo seria uma boa pedida pra esse flare do V-ray, q vários flares pequenos, e que são de um tipo bem fácil de achar (pra vc compor com screen) ou até fazer, acho q n compensa ficar mexendo aí até ficar bom (só compensa no sentido de aprendizado e tal)..

Ou seja talvez vc esteja fazendo um esforço as vezes desnecessário.. Tenta fazer com o do vray (sem efeito + com efeito por cima e em Luminosity) e tenta fazer compondo com flares q vc acha pra baixar na internet (aí no caso vc vai usar o screen), acho q n teria muita diferença não e muitas vezes realmente o feito em composição vai ficar melhor (até pq muitas vezes são flares de cameras realmente)..

demorei prá responder, mas faço um mask, com selection color, no PS e aplico a mesclagem com light color, para realçar o glow ou o glare... Fui!
Configuro um passe e na aba glare, bloom, marco a opção de renderizar somente como pass... Aí fica mais fácil trabalhar no PS... As opções de mesclagem são do tipo que não considera valor nenhum para a região mascarada e intensifica somente onde não está mascarado, acentuando luzes e efeitos... Este bluring exagerado, bpode ser melhor calibrado inicilmente no Vray mas depois tb no PS, diminuindo a percentagem do layer (algo em torno de 20 a 30 % já fica legal mas depende do efeito desejado).
O legal no Vray 3.2003 é que os efeitos podem ser editados diratamente sobre a imagem renderizada no Vray frame buffer, último ícone em baixo. Muito bom isso.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711037.

Total de membros registrados: 138504

Últimos membros registrados: optilosscream, nova10ordem, JointGlide, violecusk, ErexcelCAPrice, Crouchanthon, optiloss, Jingvu026.

Usuário(s) on-line na última hora: 498, sendo 26 membro(s) e 472 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: SamBelem, Eduardo Ramos, jjuniorgoncalves, Sergio1987, Henrique Ribeiro, gago, Junior, renaz, Celso Borttoloto, Rodrigosouza3D, Geraldo Nunes, Augusto Peixoto, Osvaldo Arquiteto, Roberto Movanni, holtenodro, Leonardo, Eng Damasceno, Duda, Daniel Monteiro, jessicatorres, Willmitnick, gilson antunes, emersonforentin, Fernando Cunha, Marco Rocha, Vlady.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.