Flare é fotorealístico, na medida em que \"reproduz\" artefatos naturais gerados por uma fotografia hipotética, proveniente de uma maquina fotográfica. Artefatos estes que são bem mais controlados em sensores de máquinas melhores e modernas, mas que não deixam de existir.
O que não é fotorrealista é o uso exagerado de glare e flare, pois são artefatos que variam conforme sensores usados, exposição, lente, etc.
uma imagem fotorrealista não é a imagem que você enxergaria no mundo real, mas é a imagem que a sua máquina fotografica geraria de uma cena real.
Até mesmo nossos olhos, com lentes e \"sensores\" quase perfeitos, geram artefatos visuais quando visualizamos num relance objetos com muita energia luminosa (olhar para o sol, olhar um ponto de luminosidade grande em um ambiente mais escuro, etc), artefatos estes muito parecidos com o flare gerado pelas maquinas.
Da mesma forma, câmeras de vídeo também geram artefatos, diferentes por sua natureza, quando se encontram na mesma situação. Observe um filme qualquer, quando, à noite, um carro com farol aceso dirige o foco próximo à câmera. É por isso mesmo que os editores de pós (After effects, PS, etc) em vídeo e still possuem recursos para reproduzir tais efeitos.
Se a imagem gerada pela câmera fotográfica real e pela câmera de vídeo real produzem este artefato, em menor ou maior quantidade, não tem o porquê de se dizer que o efeito não é real.
Estas imagens de exemplo que postou, possuem poucas edges e nenhuma textura, de forma que há muito mascaramento do blurring proveniente do pass de glare.
Pegue as imagens que postei anteriormente (geladeira) e faça esta composição novamente - sem ter de apagar areas de blurring do pass de glare, apenas compondo com uma mescla qualquer do PS. Esta é a questão.
O que consegui fazer aqui, que pode reproduzir um glare nativo do vray, com um pass que dê para ser usado sem gerar artefatos demais de blurring, é o uso do INTENSITY MASK do painel de opções do glare do vray.
Mais tarde, assim que der, postarei alguns resultados.
OBS: no exemplo que postei das imagens para composição (geladeira, pag.1), obviamente, exagerei um pouco no efeito do glare/flare, para fins de exemplificar a questão.
________________________________________
www.zuinn.com.br/andresgsoares