Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Vinicius Paciello   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

A R K A I K O   Maringá - PR - AC
guardianoo   Valentim Gentil/SP - SP
Paolo   São Paulo - SP
caio   fortaleza - CE

Composição de passes de Glare (Vray) no Photohop

Por: Dudamel  

Em: 23/10/2015 16:09

Olá, pessoal.

Nunca consegui um bom resultado editando os render elements gerados pelo Glare effect do Vray (A partir do Vray 2.0) no Photoshop.

Sempre usei nativamente o efeito pronto no Vray-frame buffer, ou usei alguns truques para edição no PS, porém perdia um pouco de qualidade do glare.

Talvez alguém possa ajudar, minha dúvida é a seguinte:

Ao renderizarmos uma cena no Vray frame buffer, com o efeito glare ativo, nos é gerado o passo de render element RGB normal (a renderização beauty pass propriamente dita), e também é gerado o element glare e o element LensEffectSource para uma possível posterior composição em pós-edição.

Se notarmos bem, o render element Glare, numa cena arquitetônica comum, apresenta o desejado efeito de glare nos pontos luminosos, mas dá um blurring geral na imagem, requerendo então algum tipo de mescla de layer no photoshop ou AE.

O LensEffectSource é um render element que mostra onde na imagem temos os pontos e áreas mais brilhantes, com mais atuação do spread do glare - não sei nem se este render element é útil ou utilizável numa edição em PS, por exemplo, ou serve apenas de guia.

Com a cena pronta, renderizada, e com os elementos em mãos, tenho sempre o inconveniente de, por exemplo, no Photoshop, não conseguir compor a layer de glare, nativa como veio do render element do vray.

Já tentei todo tipo de mesclagem da layer glare com a layer do render (beauty pass), mas nunca consegui resultado satisfatório (add, soft light, lighter color). O que acontece é que sempre a layer acaba alterando demais a imagem, ora deixando a imagem mais \"lavada\", ora deixando todo o blurring geral do layer glare sobre a cena.
Já tentei usar outras imagens de clipping mask, mas o resultado ainda não agrada.

Controlar, por exemplo, a transparência da layer glare (estando, em por exemplo, lighten ou lighter color) não resolve, pois sempre há mais blurring do que o desejado na imagem composta final, e as áreas brilhantes com bastante efeito desejavel do glare acabam ficando com efeito muito ralo.

Não sei se me fiz entender direito, mas, se alguém usa alguma técnica para esta composição específica, e quiser dar uma ajuda, agradeço.
________________________________________

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Já tentou usar a modalidade (de composição) \'Screen\'?
(o Screen é pra isso mesmo... ele vai ignorar as subtrações (de intensidade de claridade) e passar só as partes q são mais claras q o layer inferior... é o q é mais usado pra compor glares, flares e efeitos de luz em camera)...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi, ScreaminFox. O Screen é usado para mapas que contenham apenas informações de luz (intensidades de branco) ou mapas em branco-e-preto. Daí o seu sucesso em composições mais old school de mapas de flares, efeitos, glares, etc.

O problema é que o render element GLARE do Vray não é um mapa assim. Ele contem algo aproximado como: a imagem renderizada e com um certo blurring - algo como o efeito glow faz. E, além disso, contem as informações de pontos brilhantes e o spread destes pontos brilhantes característicos do efeito glare.

Deste modo, uma operação simples de mescla de layers como add, subtract, screen, lighter color, lighten, etc - não funciona.

Acredito que, se existir algo que funcione, seja como uma mesclagem mais complexa de 2 ou mais layers.
________________________________________

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Se vc for compor com esse tipo de camada eu recomendaria o \'blur\' natural sem correções então.. :)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
posta os passes pra ter uma noçao melhor
Olá, SaavedraCG. Tirei uma amostra para pequenos testes, e postei os 3 passes, em anexo, saídos crus do vray:
O canal RGB, e os 2 passes gerados pelo uso do Glare do Vray: O pass Glare, propriamente dito (Imagem com o blurring), e o pass LensEffectsSource - o qual acredito que venha apenas como um guia de informação de atuação do glare, e não como um mapa a ser usado na mesclagem em pós.
________________________________________

www.zuinn.com.br/andresgsoares
(inicialmente já te digo q com essas 3 vc já pode compor uma imagem muito boa mesmo...)

AH, vc quer usar o flare do render como composição e tal... No caso... esse tipo de flare foi realmente feito pra ser final mesmo... Esse tipo de efeito nunca é \'excelente\'... Se for pra usar esse flare mesmo, configura na propria camera do V-ray (vc vai por exemplo poder configurar quantos \'braços de luz\' tem no flare (isso vai ser definido pela camera, etc..)...


Esse \'flare\' vai ter a quantidade de \'pontas\' (q nem pontas de luz numa estrelinha, XD) Igual à quantidade de laminas na íris da câmera... Por exemplo se a minha camera tem 6 laminas na íris, vai dar um flare de 6 pontinhas, se minha camera tiver 4 laminas na íris, o flare vai ter 4 pontinhas..)..

Ou seja as naturezas do flare, vão ser real e puramente definidas pela articulação lente/íris.. No caso o V-ray vai tentar simular isso, mas realmente não vai ser nem perto o que é na realidade o efeito... Então.. ou seja.. vc pode simular esse efeito na camera do vray, mas o efeito fotografádo vai ser realmente bem melhor pra compor... Pelo menos por enquanto...

Ou seja, caso vc queira forçar um efeito de camera, vc pode articular essa composição aí... Ou caso contrario, vc pode articular flares os editando no PS pra compor.. Esses flares são relativamente faceis de achar e de fazer até.. Aí então vc compõe de uma maneira \'artistica\' no PS, tendo feito um breve estudo de flares e sua relação com distancia e exposição... Acho q dá pra compor com flares e tal...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi, Screamingfox, o que quero é justamente encontrar um método de edição que de pra usar o passo de galre do vray, que tem gradações de intensidades de glare e flare que não dá para reproduzir a contento na maneira \"manual\". Justamente para evitar ter de usar o flare \"manual\" feito no PS, que muitas vezes dá aparência fake demais à imagem.

Eu queria compor com este passo gerado em pós, pq este efeito direto na imagem renderizados, além de ser ruim pois não permite edição, ele gera muitos artefatos para quem está trabalhando com subpixel mapping ou Max Ray intensity, como eu. Os artefatos geram muitos serrilhados, pontos, aliasings com o glare direto na imagem, exigindo um sampleamento intenso para ficar bom, elevando absurdamente tempo de render.
________________________________________

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Sim, realmente, dá esse aspecto, e o uso dele (quando é de proposito e tal, hehe..) é justamente nesse sentido... Inclusive isso é coisa extremamente interessante de vc comentar.. :).. Meditei aqui um pouco no assunto :3...

Flare, glare, técnicas de \'field of view\', articulações de blur seletivo à luminosidade e etc... E, inclusive, qualquer técnica de composição-de-imagem... Todas essas técnicas são técnicas no sentido de serem técnicas de uma gama de conceitos do não-realista, ou seja, vc pode chamar elas de técnicas não-realísticas... O conceito de uma imagem realista é q vai ser, como vc imagina querer, uma imagem q é o mais próximo da realidade propriamente dita.. Mas veja bem que, na realidade, a gente não vai ver glares e tal, só se por acaso a gente estiver numa chuva e olhando luzes de noite... xd.. Ou seja, se vc vai usar glare, flares e etc, necessariamente haverá uma parcela de \'sonho\' ou de \'não-realismo\' na sua imagem...

Mas, no caso, se vc quiser articular um flare nessa cena em especifico, dá uma breve estudadinha (tem uns livros de fotografia q são quase \'magicos\' pra ver essas coisas da camera do vray XDD) em livros ou nuns sites q acho q vc vai conseguir simular isso aí da maneira mais ideal aí q vc quer... Mas imagino q, caso seja uma cena diurna, não haveria a ocorrência desses flares...


Mas é.. basicamente isso aí eu acho.. pelo menos na minha opinião, flare não é realístico.. É um enfeite mesmo.. coisa que inicialmente foi erro de lentes, mas que realmente se achou bonito.. é um \'quê\' de \'fantasia\', pura ou meramente estético, na foto.. Digamos que é a \'sedução\' da modelo q faz propaganda de creme dental (no caso o flare faz até barulho XDD), ou o brilho numa extremidade de uma jóia.. O flare sempre foi, realmente, um efeito dirigido à uma estesia \'do que se quer contar\' na imagem/filme etc..




@edit: Falei q \'vai dar esse aspecto\' evidentemente no sentido de q se um especialista em imagens ver ele vai saber, etc.. pra um publico geral a imagem estaria fotográfica.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Cara essa segunda imagem é o pass?
Pra mim ja é a imagem final..kkk
Não tinha que ter um pass so dos flares?
Muita gente não sabe, mais o proprio vray, tem um programinha pra personalizar esses flares.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711031.

Total de membros registrados: 138504

Últimos membros registrados: optilosscream, nova10ordem, JointGlide, violecusk, ErexcelCAPrice, Crouchanthon, optiloss, Jingvu026.

Usuário(s) on-line na última hora: 425, sendo 14 membro(s) e 411 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Henrique Ribeiro, JointGlide, optilosscream, holtenodro, Thiago Couto, Moura, nildoe, Renatto, klogg, Reinaldo Silva, Luis Antonio, Eduardo Ramos, CNC, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.