Olá, pessoal.
Nunca consegui um bom resultado editando os render elements gerados pelo Glare effect do Vray (A partir do Vray 2.0) no Photoshop.
Sempre usei nativamente o efeito pronto no Vray-frame buffer, ou usei alguns truques para edição no PS, porém perdia um pouco de qualidade do glare.
Talvez alguém possa ajudar, minha dúvida é a seguinte:
Ao renderizarmos uma cena no Vray frame buffer, com o efeito glare ativo, nos é gerado o passo de render element RGB normal (a renderização beauty pass propriamente dita), e também é gerado o element glare e o element LensEffectSource para uma possível posterior composição em pós-edição.
Se notarmos bem, o render element Glare, numa cena arquitetônica comum, apresenta o desejado efeito de glare nos pontos luminosos, mas dá um blurring geral na imagem, requerendo então algum tipo de mescla de layer no photoshop ou AE.
O LensEffectSource é um render element que mostra onde na imagem temos os pontos e áreas mais brilhantes, com mais atuação do spread do glare - não sei nem se este render element é útil ou utilizável numa edição em PS, por exemplo, ou serve apenas de guia.
Com a cena pronta, renderizada, e com os elementos em mãos, tenho sempre o inconveniente de, por exemplo, no Photoshop, não conseguir compor a layer de glare, nativa como veio do render element do vray.
Já tentei todo tipo de mesclagem da layer glare com a layer do render (beauty pass), mas nunca consegui resultado satisfatório (add, soft light, lighter color). O que acontece é que sempre a layer acaba alterando demais a imagem, ora deixando a imagem mais \"lavada\", ora deixando todo o blurring geral do layer glare sobre a cena.
Já tentei usar outras imagens de clipping mask, mas o resultado ainda não agrada.
Controlar, por exemplo, a transparência da layer glare (estando, em por exemplo, lighten ou lighter color) não resolve, pois sempre há mais blurring do que o desejado na imagem composta final, e as áreas brilhantes com bastante efeito desejavel do glare acabam ficando com efeito muito ralo.
Não sei se me fiz entender direito, mas, se alguém usa alguma técnica para esta composição específica, e quiser dar uma ajuda, agradeço.