Belo Trabalho!!

Por: Px  

Em: 01/04/2005 19:59

BOm galera, saudações a todos... Durante alguns dias estive navegando aqui pelo forum tentando absorver o maximo de informação. Através de post cheguei a varios CG sites, e um desses foi o grande forum do CGtalk... bom, as coisas la são de enxer os olhos!! La encontrei esse topico: http://www.cgtalk.com/showthread.php?t=192003&page=1&pp=15 O cara ta modelando a "Hellgirl", versao feminina do hellboy. Eu acho q ta ficando muito boa a modelagem dele, mais ai duvidas surgiram! 1 Pareceme que ele estava modelando através de um plane (foi oq eu entendi dos post, meu ingles eh pessimo), será isso? 2. Qual essa tecnica que ele usa? 3. QUal o nivel desse cara? essa modelagem que ele esta fasendo é muito complexa? 4. Ai a duvida mais newbie: Eu estava a modelar um vaso aqui, Não quis usar Line e Lathe pois isso eu ja aprendi... fui por box modeling, em um certo momento me deparei com a necessidade de apagar alguns poligonos, os fiz e os corrigi com Creat... Ao rotacionar o viewport notei que aquele poligo q eu avai apagado tinha uma parte de traz, e que essa nao foi corrigida depois... Acho que tem algo a ver com Normais, pois li algo assim num tutorial... não sei Um exemplo doq eu fiz... pegue um cilinder e selecione um poligono e apague... vera q é como se nao tivesse nda na parte de dentro... Acho q consegui explica oque me mata (de curiosidade neh!) Valeu galera GentBoa!!
olá, vou resposnder algumas de suas dúvidas. a técnica de usar planes é muito utilizada, geralmente o cara usa uns dois ou mais planes com fotos ou sketches em posições estratégicas para modelagem, como fotos de frente, de lado de cima, etc. utilizando essas referencias a modelagem fica muito mais fácil, porque nao tem que ir no olhometro que muitas vezes causa desproporção nas coisas. pelas fotos que eu vi la na cgtalk eel ta modelando construindo a malha do nada, ou sei lá partindo de um plane. eu nunca me aventurei a fazer modelagens orgânicas, tenho até um certo medio delas :) sei lá, para mim é uma área um pouco complexa, mas vc vai encontrar por aí alguns tutoriais sobre essa área, se gostar se aprofunde nisso. esse problema com deletar as faces e nao ver nada como se fosse oco é justamente sobre as normais que vc estava falando. como em cmoputação temos que sempre otimizar tudo a fim de conseguir qualidade em tempo hábil, muitos programss em 3d usam o que chamas de sólidos, onde as faces tem somente um lado visível, economizando recursos de processamento. por isso seu objeto parece estar oco, paraq dar aparencia de espessura teria que usar uma modifier chamada shell, ou modelar no braço mesmo. a técnica é sempre criar todos os polígonos que forem aparecer, mostrando o lado que será visualizado para fora. se criar um poligono e ele ficar do lado errado pode usar a opção flip para corrigir o alinhamento da normal. Falou!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi Px, tudo bem? No Max você pega um Plane e vai puxando as Edges com o Shift para ir criando o que quiser, não é difícil, mas para fazer coisas legais depende de prática, ou seja, modelar muito, o primeiro não vai ficar bom, nem o segundo, e nem o terceiro, mas depois começa a melhorar, até chegar o dia que faz com facilidade e perfeição. É o mesmo que tentar modelar algo de argila sem nunca ter modelado nada, vai apanhar no começo mesmo, mas se praticar, vai ficar bom. Modelagem é a parte mais fácil do 3ds max, as outras áreas como criação de materiais, iluminação e animação, são muito mais técnicas e envolvem muito mais conhecimento, principalmente animação. E sobre a Normal, o aabb explicou muito bem, mas para simplificar, cria um Plane e olha ele por trás, parece invisível, porque as faces em 3D por padrão só são visíveis de um lado, se quer que os dois lados sejam visíveis, tem que aplicar um material com a opção 2-sided habilitada. Abraços
AHhh então agora eu entendi! ... Por isso em frascos de vidros é comum material 2-sided ja que sera transparente e tera de exibir o que tem internamente... Valew aabb e tresd1 acho q vou estudar modelagem e um poco de materiais primeiramente... depois parto pras outras areas! =D
Eu uso um pluguin chamado Solidify! Só num sei se é o mesmo de Shell que o aabb2003 mencionou!
Oi gente, tudo bem? PX, é isso mesmo, e faz muito bem de estudar modelagem primeiro, porque é a parte mais fácil do progama. Texturização e criação de materiais já é mais cheio de minúcias, modelagem é sempre do mesmo modo, nem precisa pensar depois que pegar o jeito. Na criação de materiais, sempre vai ter que pensar antes de fazer, depende da luz e de outros fatores, como posição de câmera e tal. Helton, o Solidify só serve se o objeto tiver espessura, se for uma esfera pura de vidro, não serve, tem que habilitar o 2-side. E mesmo numa esfera de vidro com espessura, sem o 2-Side, os lados opostos internos do vidro, não serão visíveis se o 2-Side não estiver habilitado. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 387

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.