Oi Mode, tudo bem?
Eu não sou o cara mais indicado para te falar sobre isso, porque conheço muito pouco dessa parte técnica de Hardware, o que falo é por experiência própria, trabalhando a 10 anos com 3D e placas de vídeo nestes programas.
Eu acho que o Hijack e o Esponja são mais indicados para descrever tecnicamente o que é cada sistema destes.
Se procurar no Busca do fórum vai encontrar tópicos deles onde explicam diversas coisas sobre isso, inclusive tem um tópico do Esponja ensinando como testar o desempenho da viewport nos diferentes sistemas.
Agora, veja só, se tem uma placa mais ou menos, é melhor usar Open GL, dá menos problema só que é mais lento que Direct 3D.
E se tem uma puta placa, não vale a pena usar Direct 3D, porque vai preferir usar o drive da placa, que foi feito exclusivamente para o 3ds max e é muito mais rápido que o Direct 3D, por exemplo a Quadro da NVidia, não vai usar Direct 3D com uma placa dessa, vai usar o MaxTreme, que é o driver próprio da placa para o Max. Saca?
O Max usa Direct 3D porque tem parceria com a Microsoft, o Maya nem usa, trabalha em Open GL.
Abraços